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1404897 | DEFINIÇÃO DOS ELEMENTOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM VOLUME DE LÍQUIDO EXCESSIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA | Autores: Juliana Neves da Costa ; Paula Cristina Pereira da Costa ; Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Botelho ; Erika Christiane Marocco Duran |
Resumo: **Introduc****ã****o: **O Processo de Enfermagem (PE) é reconhecidamente o instrumento de trabalho do enfermeiro. Ao longo dos anos, legislações norteiam os rumos da prática profissional e ensejam, sobretudo, dar sustentação e embasamento às ações de enfermagem a fim de que o cuidado prestado, seja de qualidade e sobretudo que o resultados esperados sejam alcançados1. Os diversos Sistemas de Linguagem Padronizada existentes objetivam favorecer uma fase específica do PE e o uso conjunto destas terminologias possibilita o cuidado de enfermagem em uma linguagem única, confere visibilidade do trabalho e reconhecimento profissional, segurança no planejamento e qualidade para a gestão do cuidado2. Para a fase do Diagnóstico de Enfermagem (DE) a classificação dos DE da _Nanda Internacional_ (NANDA - I)3 é a mais conhecida e difundida nos diversos países do mundo e emergiu da necessidade de uma linguagem clara e consistente que refletisse a importância do trabalho do enfermeiro. Dentre os diagnósticos de enfermagem apresentados pela NANDA-I (2015-2017), destaca-se o diagnóstico Volume de Líquido Excessivo (00026) definido como “retenção aumentada de líquidos isotônicos” 3. Trata-se de um DE frequente em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC)4. **Objetivo:** Construir as definições dos elementos do DE da NANDA-I “Volume de Líquido Excessivo (00026)”. **Descrição Metodológica: **Para construção das definições optou-se pela revisão integrativa da literatura desenvolvida em seis etapas: a) identificação da questão norteadora; b) amostragem ou busca na literatura; c) categorização dos estudos e coleta de dados; d) avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; e) interpretação dos resultados; e f) síntese do conhecimento evidenciado ou apresentação da revisão integrativa5. Para guiar a presente revisão formulou-se a seguinte questão norteadora: Como os elementos que compõem o DE Volume de Líquido Excessivo (00026) são conceituados? As bases de dados para captação dos estudos foram PUBMED, Cumulattive Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web Of Science. Para estratégia de busca estabeleceu-se os descritores controlados (DeCS e MeSH) _Anxiety; Azotemia; Dyspnea; Edema; Hepatomegaly; Oliguria; Psychomotor agitation (Restlessness); Pleural effusion; Water eletrolyte imbalance (Electrolyte imbalance); Paroxysmal dyspnea (Paroxysmal nocturnal dyspnea); _dentre outros e os não controlados, _Adventitious breath sounds; Alteration in blood pressure; Alteration in mental status; Alteration in pulmonary artery pressure (PAP); Alteration in respiratory pattern _dentre outros. Todos os descritores foram cruzados com os termos _Nursing Diagnosis_ e _Renal Insufficiency_ utilizando o operador boleano “and”. Os critérios de inclusão dos estudos foram: estudos com seres humanos, publicados nos últimos cinco anos (2012-2016), da área de enfermagem, médica e saúde em geral, publicados em inglês, português e espanhol. Excluíram-se desta revisão integrativa os editorias, cartas, comentários, notas prévias, resumos publicados em eventos, teses, dissertações. **Resultados: **Encontrou-se um total de 2477 artigos. Após a leitura do título e resumo foram selecionados 123; destes foram removidos 51 devido duplicações nas bases de dados, bem como 50 por não apresentarem elementos que subsidiassem a construção das definições dos termos propostos. Após a leitura na íntegra selecionou-se 22 artigos. A amostra final foi composta dos artigos selecionados na revisão integrativa, de seis livros-textos, um manual de protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, uma diretriz da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), uma diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e um guideline da Sociedade Internacional de Nefrologia. Dentre os 22 artigos selecionados, quatro foram publicados em 2012, cinco em 2013, seis em 2014, três em 2015 e quatro em 2016. Dezessete estudos foram publicados em periódicos internacionais. Nove estudos foram desenvolvidos na Europa, seis na América do Sul, quatro na América do Norte, um na Oceania, um estudo foi desenvolvido na Ásia e um estudo multicêntrico teve o envolvimento de países de vários continentes Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Quanto ao nível de evidência, seis trabalhos se tratavam de revisões de literatura (NE V), seis estudos observacionais tipo caso controle e coorte (NE IV), cinco estudos observacionais transversais (NE VI), três estudos de validação (NE VI), um ensaio clínico controlado e randomizado (NE II), e um estudo qualitativo (NE VI). A exemplo tem-se a seguinte definição: dispneia noturna paroxística - dificuldade para respirar que ocorre no período noturno depois que o paciente já dormiu algumas horas causada pelo aumento do retorno venoso. O sono é interrompido devido ao desconforto respiratório importante levando o paciente a sentar-se no leito ou levantar-se com sensação de sufocação, tosse seca, opressão torácica. **Conclusões: **As definições construídas auxiliarão no reconhecimento dos indicadores que compõe o diagnóstico estudado e no planejamento do cuidado individualizado, pois sabe-se que, a retenção de líquido se constitui uma resposta humana de interesse e responsabilidade da equipe de enfermagem. A utilização de linguagens padronizadas favorece o cuidado de enfermagem, uma vez que, as definições construídas neste estudo direcionam o reconhecimento de cada um dos indicadores que compõe o conceito diagnostico Volume de Líquido Excessivo (00026), além do que, auxilia o enfermeiro a traçar um planejamento de suas ações condizente com as necessidades dos pacientes. **Implicações para a prática de enfermagem:** A construção de definições é uma estratégia na busca de padronização da linguagem utilizada pelos enfermeiros, que tem por objetivo facilitar a comunicação entre os membros da equipe, melhorar a acurácia diagnostica e o planejamento do cuidado, além de contribuir para as pesquisas na área e favorece o ensino da disciplina enfermagem.
Referências: Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde - Ministério da Educação Secretaria de Políticas de Saúde - Secretaria de Ensino Superior. Projeto de incentivo a mudanças curriculares em cursos de medicina, Brasília, [online]. Maio de 2001, p. 12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/inc.pdf Acesso em: 17 de maio de 2018.
2. GONÇALVES M D, SOUZA S M, BARROS F L F, BITTENCOURT R A. Percepções Sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem de Programação no Ensino Profissionalizante. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) - Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017). Brasil, [online]. p. 1132-1141, 2017. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7502/5297 Acesso em: 18 de maio de 2018.
3. SANTOS D M B, PINTO G R P R, SENA C P P, BERTONI F C, BITTENCOURT, R A. Aplicação do Método de Aprendizagem Baseada em Problemas no Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. In COBENGE 2007 – XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Curitiba - Brasil, p. 2A07.1–2A07.14, 2017.
4. MITRE S M, SIQUEIRA-BATISTA R, GIRARDI-DE-MENDONÇA J M, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf Acesso em: 15 de maio de 2018. |