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1382662 | INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO UMA PARCERIA ENTRE PUC-CAMPINAS E SECRETÁRIA DE SAÚDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS: FORTALECE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E FAVORECE O APRENDIZADO. | Autores: Alóide Ladeia Guimarães ; Geowanna Aparecida Higino Silva Santos ; Yara Maria Randi ; Anna Lavínia Barreiro Gullo ; Fernanda Thalia Cardoso |
Resumo: **Introdução: **A parceria de muitos anos entre a PUC-Campinas e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas envolve diversos atores sociais, com objetivo de qualificar a formação de profissionais de saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 1982, por iniciativa do município, implantou-se um projeto de integração de seus serviços (20 unidades intituladas Postos Comunitários de Saúde) com os Hospitais Universitários da PUC-Campinas e da UNICAMP1. A partir da década de 90, com a Constituição Federal (CF) de 1988, e a publicação da lei 8080/90, que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS), as discussões sobre a formação dos profissionais de saúde foram intensificadas. Desde que foi criado, o SUS provocou profundas mudanças nas práticas de saúde, impondo alterações significativas no processo de formação e desenvolvimento dos profissionais da área. O art. 27 da lei 8080/90, reconhece que os serviços públicos que integram o SUS constituem campo de prática para o ensino e a pesquisa, de modo a articular os interesses das Instituições de Educação Superior (IES) e do SUS, com vistas à melhoria da qualidade do atendimento à população 2. Em 2015 a PUC-Campinas e a SMS, por meio do CETS, submeteram projeto, e foram aprovados a partir do edital do PET-Saúde Gradua-SUS, cujas atividades foram iniciadas em maio do corrente ano. O presente projeto contempla estudantes e docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina e Psicologia (tutores) e profissionais das Unidades Básicas Saúde e do Hospital PUC-Campinas, para atuarem no papel de preceptores. Com isso, a relação ensino-serviço e comunidade têm avançado embora, na visão dos alunos ainda, requer um olhar crítico-reflexivo tendo em vista a desarticulação entre as necessidades apontadas pelos currículos e a realidade da comunidade assistida. **Objetivo: **Refletir e analisar a atuação das acadêmicas de enfermagem nas unidades básicas de saúde do Distrito Noroeste de Campinas com base na Integração ensino-serviço-comunidade, a partir da experiencia de estudantes do curso de graduação em Enfermagem da PUC-Campinas, Inseridas no Programa de Educação pelo Trabalho (PET- Saúde/GraduaSUS). **Metodologia: **Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no cumprimento de um programa de desenvolvimento do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o PET-Saúde/GraduaSUS - 2016/2018. A referência bibliográfica que são estudadas fazem parte da necessidade do aprofundamento do programa na construção e consolidação de Redes de Atenção, guiada pela questão norteadora: como ocorre a participação do aluno de enfermagem na integração ensino, serviço e comunidade? Foram selecionados artigos a partir de buscas avançadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), encontrados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a busca de amostragem os descritores de assuntos utilizados estão indexados na base de dados Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), na primeira pesquisa: integração docente assistencial; assistência de enfermagem. Os critérios de inclusão utilizados foram: apenas artigos na íntegra, com assunto referente. Os critérios de exclusão foram: outros tipos de trabalho se não artigo e que continham apenas o resumo disponível. **Resultados**: Essa parceria em especial o programa PET GraduaSUS, nos Centros de Saúde: proporciona ao estudante a Participação em grupos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que acontece semanalmente, participação de grupo de Saúde Mental e, uma possível intervenção para a junção desse momento com a realização do cuidado de enfermagem frente às Doenças Crônicas Não transmissível (DCNT), realização da coleta de dados nos prontuários dos pacientes, referentes às DNCT e outras informações pertinentes ao programa e visão da linha de cuidado. No hospital: conhecer o perfil dos pacientes que são atendidos no Pronto Socorro Adulto (PSA), sendo que, cerca de 50% dos mesmos decorrem da agudização de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), conhecer o sistema de referência e contra-referência, indicadores que são utilizados no PSA, e em todo o Hospital da PUC-Campinas, o modelo de assistência prestado pela equipe de enfermagem. **Conclusão:** Para o acadêmico é muito importante essa experiencia, pois, faz diferença ter a oportunidade de vivenciar as atividades desenvolvidas no centro de saúde, hospital e na comunidade. Acreditamos que podendo assim, ainda, na graduação formar um profissional com pensamento crítico reflexivo sobre o fluxo dos pacientes, o funcionamento e o papel dos discente frente ao que é apresentando de cuidados propostos. Assim, quando formado, este processo que já foi vivenciado e que proporcionou habilidades de conhecimento, técnicas e de convivência pode ser enfrentado de maneira competente. A comunicação entre todos os envolvidos é de extrema importância, para assim estabelecer uma relação que possa levar de maneira mais eficiente o ensino aos acadêmicos e o cuidado prestado à população. Desenvolvendo um processo de empatia para com ambas as partes, podendo assim gerar um vínculo e melhoras nas intervenções, envolvendo o usuário e expandindo para a comunidade trabalhos de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para a atuação na unidade básica de saúde é necessário compreender o fluxo das especialidades, desenvolver entre os profissionais atuantes na unidade um cuidado integral, multiprofissional, que busque a melhora do indivíduo, seja ele atendido apenas na unidade ou em outros níveis de atenção, sendo necessário a comunicação efetiva entre estes para a continuidade do tratamento. Contudo, existe a luta para que os princípios e diretrizes do SUS sejam cumpridos. **Contribuições/Implicações para a enfermagem: **Deste modo acreditamos que o processo formativo contribua para o desenvolvimento das competências necessárias aos futuros profissionais enfermeiros, em perceber o indivíduo de maneira holística, contemplando os princípios do SUS, e como também o desenvolvimento da comunicação com outros profissionais do campo de trabalho, para que possa haver maior compreensão na tomada de decisão. Assim, acreditamos que teremos profissionais de enfermagem capacitados a prestar uma assistência integral e de qualidade para os usuários do SUS.
Referências: 1. Ustá V. Coaching na gestão de enfermagem. Tese de Doutorado. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2012.
2. Cardoso MLAP, Ramos LH, D’Innocenzo D. Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(3)730-7.
3. Nosso Bem Estar. Entenda melhor a polêmica nas redes sociais e mídia sobre o coaching. [online]. Disponível em: http://litoralrs.nossobemestar.com/posts/1293-http-www-iod-solutions Acesso em: 14 02 2018. |