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1347869 | A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS | Autores: Deisi C. Forlin Benedet ; Marilene Loewen Wall ; Karla Crozeta Figueiredo ; Sonia Maria Kalckmann de Macedo ; Samea Marine Pimentel Verga |
Resumo: **Introdução: **A prática pedagógica do enfermeiro vem sendo repensada, tendo em vista a necessidade de mudança da formação profissional técnica e acadêmica de enfermagem e suas competências1. Além disso, a globalização, os avanços na comunicação e na tecnologia, e a expansão quantitativa e pouco criteriosa dos cursos de ensino superior em enfermagem no Brasil no início do século XXI, suscitaram a necessidade de docentes com formação adequada para atender às novas demandas da profissão2.As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), reformuladas no ano de 2001, direcionaram para um processo de ensino e aprendizagem, no qual o enfermeiro deve ser capaz de enfrentar aos desafios da prática profissional de forma crítica e reflexiva. Neste contexto, iniciou-se a observação da qualidade da prática pedagógica dos docentes, uma vez que, o professor é o agente de transformação para estimular os estudantes ao aprendizado, correlacionando a teoria com a prática e formando um profissional capaz de desenvolver o cuidado com ações críticas e reflexivas. Com isso, faz-se necessário que o docente, além do conhecimento para ensinar, apresente habilidade didático-pedagógica, superando o ato de transmitir informações2. Entende-se que é necessário maior investimento na formação do enfermeiro professor para uma maior efetividade do ensino-aprendizagem, no entanto, esse processo é complexo, pois envolve questões políticas, econômicas e sociais. Diante do exposto, suscitou-se a seguinte questão motivadora desta reflexão: como deve ser a formação didático-pedagógica do docente de enfermagem a partir das DCN e quais os possíveis desafios desse processo? **Objetivo: **Refletir quanto à formação didático-pedagógica do docente de enfermagem a partir das DCN. **Descrição metodológica: **Estudo de reflexão, desenvolvido no primeiro semestre de 2017 em disciplina da pós-graduação _stricto sensu_ de uma universidade pública do sul do país, com a finalidade de discutir o processo de formação didático-pedagógico do docente em enfermagem no Brasil diante das DCN e das práticas assistenciais de saúde atuais. A reflexão fundamentou-se em documentos governamentais brasileiros, como as DCN e na base teórica acerca da temática, consultada na literatura nacional. **Resultados: **Perante as DCN, que preveem um enfermeiro egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, considera-se o ensino uma ação complexa que exige do docente formação pedagógica específica e contínua. E para que a formação proposta pelas DCN se efetive, aponta-se, como desafio o rompimento com o modelo tradicional de ensino, de maneira que corresponda às novas necessidades de saúde, indo além do cuidado tecnicista e propiciando uma reflexão sobre o contexto que está inserido2. Neste aspecto, o docentedeve atuar como um facilitador e mediador do processo de ensino, juntamente com o discente e o conteúdo a ser trabalhado. E para ser efetivo nesse papel, a formação docente em enfermagem precisa permear aspectos da formação acadêmica e pedagógica, perpassando o contexto institucional e a experiência individual pregressa2. Para alcançar a formação proposta pelas atuais discussões propostas para as DCN’s e as mudanças que estimulam a aproximação entre teoria e prática, a formação interdisciplinar, as metodologias centradas nos estudantes enquanto sujeitos do processo ensino aprendizagem, a participação dos enfermeiros dos serviços na formação em campos de prática e estágio, bem como o estabelecimento das áreas prioritárias de formação segundo os índices epidemiológicos e as necessidades em saúde da população e princípios do Sistema Único de Saúde3, torna-se essencial que os docentes sejam estimulados para um conhecimento técnico-científico específico e desenvolvam habilidades pedagógicas para o uso das metodologias ativas, como problematização, sala de aula invertida, simulação, ensino baseado em jogos, entre outros. Estas são fortes estratégias a serem incorporadas ao processo de ensino para romper a dicotomia teoria _versus_ prática, uma vez que, estas metodologias estimulam a reflexão e o pensamento crítico favorecendo a interdisciplinaridade e transversalidade do conhecimento, transformando o aprendizado em uma importante ferramenta de mudanças para a formação de um profissional competente a ser inserido satisfatoriamente no mercado de trabalho4. Na formação didático-pedagógica do docente de enfermagem, ainda é predominante o ensino e avaliação tradicional, e diante da proposta de formação de profissionais críticos-criativos e reflexivos, aponta-se o processo avaliativo discente como outro desafio para os docentes, tornando-se necessário também ressignificar a avaliação, que deve ser orientada por princípios críticos5. Neste aspecto, provas teóricas, portfólio,estudo de caso, auto avaliação, situação-problema, planejamento estratégico situacional e instrumento para atividades práticas são alguns tipos de avaliação que podem ser aplicados neste processo, sempre orientados por referenciais participativos, mediadores e emancipatórios5. Além do exposto, para garantir a formação de profissionais que proporcionem assistência de qualidade devem ser enfatizadas no meio acadêmico pelos docentes de enfermagem ações e condutas de saúde baseadas nas melhores evidências, e assim contribuir para a aproximação entre a pesquisa e a transformação da prática clínica necessária. **Conclusão:** A formação didático-pedagógica para a docência no ensino superior depende primordialmente do interesse do próprio indivíduo em aprimorar-se para esta prática profissional, mediante a busca por cursos de pós-graduação. Nesse sentido, os centros de formação docente necessitam adequar-se para atender a demanda do mercado tanto quanto as necessidades de ações de saúde baseadas em evidências, bem como as habilidades necessárias ao docente, para um processo ensino-aprendizagem efetivo, integrando ensino, pesquisa e extensão. Tendo em vista que a formação didático-pedagógica do docente de enfermagem ocorre mediante disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, ressalta-se a importância desses cursos em fomentar novas metodologias de ensino e de avaliação, com metodologias ativas, que favoreçam a integração entre teoria e prática, para que o docente tenha habilidade para motivar os estudantes para além da prática assistencial, utilizando contextos de ensino-aprendizagem epráticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas suficientes para atuar de modo efetivo nas diversas situações de saúde-doença e prática clínica.
**Contribuições/implicações para a Enfermagem: **Conhecer a realidade acerca da formação didático-pedagógica dos docentes de graduação em enfermagem é primordial para refletir a maneira que o processo de trabalho está estruturado, e identificar os desafios existentes para alcançar um perfil de egresso crítico e reflexivo acerca de sua prática profissional, e também apto para atuar nas diversas atividades laborais com eficiência. Neste sentido, apontam-se como desafios o rompimento com o modelo tradicional de ensino e atuação do docente como mediador do processo ensino-aprendizagem.
Referências: 1 Lopes, CMM, Hass, VJ, Dantas, RAS, Oliveira, CG, Galvão, CM. Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2016; 24:e2704.
2 Azzolin, K, Mussi, CM, Ruschel, KB, Souza, EM, Lucena, AF, Rabelo, ERS. Effectiveness of nursing interventions in heart failure patients in home care using NANDA-I, NIC and NOC. Applied Nurse Research. 2013; 26, 239-244.
3 Urbanetto, JS, Santos, MACN, Poltozi, AF, Pechansky, ALC, Hax, G, Custódio, A. A relação entre a dependência de cuidados, risco e úlcera por pressão. Enfermagem em Foco. 2012; 3(4):198-201.
4 Carneiro, GA, Leite, RCBO. Lesões de pele no intra-operatório de cirurgia cardíaca: incidência e caracterização. Rev Esc. Enfermagem USP. 2011; 45(3):611-616.
5 Fred, C, Ford, S, Wagner, D, Vanbrackle, L. Intraoperatively acquired pressure ulcer and perioperative normothermia: a look at relationships. AORN J. 2012; 96(3):251-260. |