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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1278781

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1278781

AÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO AOS DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Daniela Machado ; Maria Denise Mesadri Giorgi ; Odisseía Fátima Perão ; Telmo José Mezadri

Resumo:
AÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO AOS DISCENTES DE ENFERMAGEM _Maria Denise Mesadri Giorgi_ [1] Daniela Machado [2] Odisseía Fátima Perão[3] Telmo José Mezadri4 **Introdução:** A graduação no seu processo de ensino-aprendizagem tem grande influência direta no perfil profissional dos acadêmicos, onde o professor como educador deve ter ações inovadoras, que garantam uma formação de qualidade, principalmente em uma área tão importante como a enfermagem. A importância da figura do professor na vivência teórico/prática do aluno de enfermagem, podem assumir ações que facilitam ou dificultam a aprendizagem do acadêmico. Quando o professor permanece próximo ao aluno e não adota ações intimidatórias,  abre espaço para que o aluno se coloque e exprima seus sentimentos e emoções. Por outro lado, dificulta o aprendizado quando assume ações autoritárias e de distanciamento na condução do ensino tanto em sala de aula quanto no campo de estágio¹. **Objetivo**: Identificar de que forma a ação docente influencia no processo de ensino aprendizagem em relação aos discentes de enfermagem através da revisão bibliográfica. **Descrição metodológica:** Pesquisa descritiva a partir de revisão bibliográfica. Selecionados artigos disponíveis nos bancos de dados da _Scientific Electronic Library Online_ (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), indexadas à BIREME, através dos resumos que continham como critério de identificação, três  palavras chave: enfermagem, ensino e aprendizagem,  encontrados 5.358 artigos.  Após uso dos critérios de exclusão sendo o ano de publicação de 2005 à 2015, idioma em português, somente artigos completos e o limite em humanos, resultou-se em 423 artigos. Após  leitura exploratória observando os objetivos da pesquisa e  descartando os duplicados restaram 58 artigos. **Resultados:** Os dados encontrados nos artigos foram categorizados por áreas temáticas para facilitar a análise.  Categoria 1: O papel das instituições no processo de ensino-aprendizagem nas ações/relações entre docentes e discentes de enfermagem.  O papel da universidade como instituição de ensino superior tem extrema importância e responsabilidade direta na formação de profissionais com qualidade e capacitados para exercerem a profissão com destreza e segurança. A instituição deve formar discentes críticos e reflexivos, que tenham a capacidade de compreender as diversidades sociais que envolvem o usuário, familiares e a comunidade, identificando fatores que interferem na qualidade de vida da população, para que o mesmo seja resolvido nos diversos cenários do sistema único de saúde².  Os autores dos artigos selecionados deixam bem claro que o papel da instituição não é apenas ser mera formadora de novos profissionais da enfermagem. É necessário que se tenha condições para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com qualidade, garantindo todo suporte para que os discentes e docentes  tenham um bom relacionamento. A formação não é apenas para o discente, o docente também necessita de uma formação continuada para que seu ensino possa ser dividido com excelência.  Categoria 2:  O uso de metodologias de ensino aprendizagem nas ações/relações entre docentes e discentes de enfermagem.  Durante a análise referente ao uso das metodologias, surgiram os seguintes métodos utilizados pelos docentes: metodologia ativa; trabalho em grupo; uso de portfólio; metodologia da problematização; uso de tecnologias e estágio supervisionado. O uso de metodologias de ensino aprendizagem, além de desafiantes para os docentes, exige deles um conhecimento ampliado de várias estratégias pedagógicas que possibilitem uma participação ativa do discente. O mais importante é ter a visão e o saber combinar várias metodologias para atrair o interesse dos discentes, aumentando as possibilidades de aprendizagem, atingindo o objetivo principal que é o aprender de acordo com as propostas de ensino³.   Categoria 3:  O papel do docente como facilitador no processo de ensino aprendizagem nas ações/relações entre docentes e discentes de enfermagem. Os artigos analisados  apontam que o papel principal do  docente é de facilitador, mediador e protetor. Caso contrário, esse processo se transforma em frustrações e decepções, inibindo todo o aprendizado. Portanto, a postura do docente pode influenciar positiva ou negativamente no processo de ensino aprendizagem. É necessário que haja respeito, tanto do discente quanto do docente. Do discente com a obrigação de realizar as atividades propostas, e do docente compreendendo seu momento de aprendizado, elaborando métodos que incentivem esse aprender, respeitando-o como indivíduo em formação.  Categoria 4: O papel do discente como protagonista ativo no processo de ensino aprendizagem nas ações/relações entre docentes e discentes de enfermagem. Quando o discente expande sua consciência sendo capaz de reconhecer a singularidade do outro, com certeza, estará tornando-se mais preparado a compreender a dimensão humana do cuidado de enfermagem 4 . Os discentes são instigados a assumir crescente responsabilidade perante a própria formação, e com a mediação do docente, passam a autogerenciar seu processo de aprendizagem e construção do conhecimento, de forma contínua, autônoma e crítica5. **Conclusão: ** Os 58 artigos analisados apresentaram quatro grandes categorias relacionadas com a instituição, a metodologia, o docente e o discente, cada qual com suas caracterizações próprias de atuação sobre o processo de ensino aprendizagem dos discentes de enfermagem. A pesquisa mostrou a ligação que existe entre as categorias, onde uma depende da outra para que o principal objetivo desse processo se concretize que é o aprender, conforme esperado e exigido pelo curso, um discente crítico e reflexivo, com competência para atuar num mercado de trabalho vasto e exigente como enfermeiros generalistas.  **Contribuições/implicações para a enfermagem: **Espera-se que os resultados dessa pesquisa auxiliem e direcionem os docentes de enfermagem, bem como seus discentes e a própria instituição no planejamento de uma educação/formação com qualidade exigida pelo mercado de trabalho, para isso é preciso harmonia entre docente, discente e instituição. [1] Enfermeira. Mestre em enfermagem. Docente do curso de enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) E-mail: denisemesadri@univali.br [2] Enfermeira. Coordenadora de unidade de saúde. Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí-SC. [3] Enfermeira.  Mestre em enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 4Cirurgião Dentista. Doutor em Odontologia. Docente do curso de enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí


Referências:
Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 159, de 1993. Dispõe sobre a Consulta de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, abril. 1993. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-1591993_4241.html. Acesso em: 28 fev. 2018. Bulechek, G. (Ed.). Nursing Interventions Classification. 6. ed. St. Louis: Elsevier, 2013. Moorhead, Sue (Ed). Nursing Outcomes Classification (NOC). 5. ed. St. Louis: Elsevier, 2013. 760 p. Herdman TH, Kamitsuru S (Org.). Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificações 2015-2017. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 468 p. Voltarelli JC, Pasquini R, Ortega ETT. Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.