Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1270318

E-Pôster


1270318

“QUIZ HIPERDIA” – EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS: HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS

Autores:
Izabela Cristina Valdevino da Silveira ; Alana Celeste Campos Dias ; Andréia Pessoa da Cruz ; Wagner Felipe dos Santos Neves

Resumo:
**Introdução:** A educação em saúde tem como ferramenta principal a análise crítica do indivíduo ou do grupo em relação a sua realidade. Após analise é decidido ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações¹. O projeto de extensão e pesquisa intitulado “Rio acima, rio abaixo: a enfermagem cuidando da pressão arterial dos ribeirinhos da Amazônia”, o qual é desenvolvido pelo Programa “Luz na Amazônia”, este em parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), promove educação e saúde voltada a prevenção, diagnóstico precoce e controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes _mellitus_ (DM) sob o auxílio da dinâmica intitulada “Quiz Hiperdia”, junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia, região marcada por extrema carência da população remanescente. As populações ribeirinhas são povos instalados nas beiras dos rios da região Amazônica. Os ribeirinhos contam com poucos serviços públicos, são desassistidos de saúde e, quando moram distantes dos grandes centros, sofrem com a falta de meios de transporte e de comunicação². A HAS é uma doença de natureza multifatorial, frequentemente associada a alterações metabólicas, hormonais e fenômenos tróficos. É caracterizada pela elevação da pressão arterial, considerada como um dos principais fatores de risco cardíaco e cerebrovasculares, bem como complicações renais, além de causar redução da expectativa e da perda de qualidade de vida dos individuos³. A DM é um transtorno metabólico de etiologia múltipla, caracterizado por níveis elevados de glicose no sangue, devido às alterações no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. O tipo 2 especificamente apresenta deficiência na ação ou secreção da insulina4. Essas doenças representam um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, assim, a educação e saúde associadas à consulta de enfermagem tem sido um instrumento fundamental para a assistência de qualidade, pois o enfermeiro além de ser um cuidador é também um educador, tanto para o paciente como para a família. E por atuar diretamente e constante com o paciente, são os mais indicados para identificar os questionamentos e solucionar as principais dúvidas. Assim, contribuem para o diagnóstico precoce, a prevenção e/ou agravos destas doenças, principalmente nas comunidades ribeirinhas mais afastadas do centro urbano que são desassistidas de saúde, além de serem carentes de informações5. **Objetivo**: Relatar a importância da educação e saúde realizada por acadêmicos de enfermagem sobre as principais doenças crônicas: HAS e DM nas comunidades ribeirinhas do Estado do Pará. **Descrição metodológica: **As ações de educação e saúde foram realizadas em uma comunidade ribeirinha localizada aproximadamente 40 minutos da capital paraense, por meio de viagens mensais com o navio “Luz na Amazônia III”, no decorrer do segundo semestre do ano de 2017. Os monitores acadêmicos de enfermagem conduziram a dinâmica intitulada “Quiz Hiperdia”, a qual dialoga principais doenças crônicas do nosso país: HAS e DM, esta foi iniciada com uma breve explanação do que seria realizado, mostrando o material educativo que seria utilizado: uma roleta numerada com perguntas pré-definidas sobre tais doenças crõnicas. A seguir pediu-se a um ribeirinho girar a roleta para responder o que se pedia, no entanto, a resposta de cada ribeirinho sendo adequada ou não era levada em consideração, pois o importante era identificar o seu conhecimento prévio sobre as doenças. Em seguida, a mesma era enriquecida com novas informações, promovendo um relevante diálogo e a troca de saberes, assim como, o esclarecimento das dúvidas. Por meio da dinâmica “Quiz Hiperdia”, foram abordados conceitos, sinais e sintomas e a prevenção da HAS e DM. Ao final os ribeirinhos foram orientados como identificar os primeiros sinais e sintomas das referidas doenças para que um atendimento rápido e especializado fosse procurado. Quanto à prevenção, foi ressaltada principalmente sobre a mudança de hábitos, tais como: evitar o excesso de álcool, tabagismo, diminuir o consumo excessivo de frituras/gorduras, açúcar e carboidratos, praticar diariamente atividade física, ter cuidado especialmente com os membros inferiores, devido o aparecimento de feridas e enfatizada a importância do tratamento medicamentoso. Além disso, foi ressaltada a importância de prevenção dessas doenças. Foi uma conversa de fácil entendimento e importância para comunidade. Utilizou-se a metodologia participativa, a qual possui como característica primordial a atuação do participante no processo educativo, considerando suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto abordado. **Resultados: **Foi de grande relevância o interesse dos ribeirinhos em participar da dinâmica de grupo para o desenvolvimento do trabalho. Foi possível orientar sobre a melhor forma de previr e tratar a HAS e DM. Por meio do “Quiz” os ribeirinhos tiveram um momento para expressar suas dúvidas e preocupações a respeito de sua saúde, conseguimos orientá-los quanto à ingestão de sal, gorduras saturadas, açúcar em excesso, ingesta hídrica diária, tratamento, sintomas e prevenção das doenças e à importância da prática de atividades físicas diárias. Após o término da ação se comprometeram em repassar a vivencia da ação para familiares e amigos, contribuindo assim com o controle das doenças acima citadas. **Conclusão:** Vivenciar essa realidade reafirma a relevância da educação e saúde não somente para o autocuidado da pessoa com HAS e DM, mas também para aquelas que possuem os fatores de risco e precisam de orientações de saúde adequadas ao seu estado, a fim de prevenir o aparecimento da doença. **Contribuições/Implicações para Enfermagem:** Podemos considerar que o uso de atividades lúdicas no cuidado de enfermagem com os ribeirinhos, interferiu de modo positivo, pois facilitou o aprimoramento do conhecimento sobre a doença e suas complicações de forma simples e descontraída. Assim, o projeto é uma oportunidade que propícia ao monitor acadêmico ampliar e expandir seus conhecimentos, continuamente, favorecendo sua formação junto às diversidades culturais e individuais de cada ser humano.


Referências:
Prado C, Freitas GF, Pereira IM, Mirai VL, Leite MMJ. Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética. Rev Bras Enferm. Silva RHA, Miguel SS, Teixeira LS. Problematização como método ativo de ensinoaprendizagem: estudantes de farmácia em cenários de prática. Trab. educ. saúde (Online). 2011; vol.9, nº1, pp. 77-93. Aprendizagem prática de graduandos em enfermagem com crianças Hospitalizadas. . Rev Enferm UFPE on line, Recife, 2013 Jun; 7(5):45-72.