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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1171451

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1171451

RECONSTRUINDO NOVOS RUMOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NA DISCIPLINA DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores:
Joanara Rozane da Fontoura Winters ; Silvana Silveira Kempfer ; Marta Lenise do Prado

Resumo:
**Introdução: **As Unidades de Terapia intensiva (UTI) são locais que prestam uma assistência especializada, dispondo de alta tecnologia e técnicas complexas para salvar a vida de muitas pessoas (1). Esses locais também se apresentam frequentemente como espaço de ensino-aprendizagem fecundo para aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas.  Assim, as escolas de enfermagem vêm se preocupando com a humanização na formação dos profissionais. Essa mudança nos paradigmas na forma de como apresentar os conteúdos e as disciplinas é um grande momento em que os professores e as escolas de enfermagem vem passando, é uma quebra de paradigmas e de conceitos, mesmo que dentro de um ambiente permeado de técnicas e aparelhos, que é a UTI. **Objetivo:** Buscar formas metodológicas críticas e reflexivas de ensinar os estudantes do Curso Técnico de enfermagem na disciplina de UTI. **Metodologia:** As ideias pedagógicas e metodológicas de Paulo Freire embasam o processo ensino/aprendizagem e fornecem elementos teóricos/práticos que fundamentam essa reflexão, o Método Paulo Freire compreende as seguintes etapas: investigação temática, codificação e descodificação e desvelamento crítico. Formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas, ou seja, desempenhar técnicas todos nós sabemos, educar é mostrar ao educando o sentido do porquê que ele está fazendo aquele cuidado, é despertar no aluno a curiosidade, a criticidade, a reflexão e ser um educador problematizador2. Essa reflexão sobre esse ensino problematizador foi uma proposta metodológica desenvolvida dentro do Curso Técnico de Enfermagem do IFSC Campus Joinville, na disciplina de UTI, relato ser uma disciplina com muitas técnicas, complexa, com muitas siglas, medicamentos, drogas, fios, aparelhos, monitores, respiradores. Porém, é neste modulo que os alunos querem chegar, eles anseiam muito por esse momento, de estar dentro da UTI, da emergência, pois, culturalmente é neste módulo que eles vão “salvar vidas”, mas também é um módulo onde o aluno se depara com o sofrimento, com a morte e com a dor.  Foi então que comecei a buscar metodologias que possam transformar a aula em uma forma diferente em que os alunos sintam e ao mesmo tempo entendam o que é a UTI. Em um estudo realizado recentemente, aponta que um bom professor possui várias características entre elas domínio do conteúdo que ministra, possuir a habilidade de conectar os conteúdos ministrados com a prática profissional, compromisso e amor pelo que faz (2).** Resultados:** Em conformidade com o método houve o processo de ação-reflexão- ação vivenciada pelas alunas durante o transcorrer do itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Inicialmente trabalhamos a sensibilização dos alunos sobre a importância do processo de cuidar, e que entendam a importância do cuidado, do toque, mesmo que o paciente esteja em coma, no respirador, que não fale, é importante o cuidado humanizado.  Prestar um cuidado humanizado ao ser humano é o mais difícil de ser implementado. A rotina diária e complexa envolve os mais variados ambientes que a enfermagem atua, fazendo com que os membros da equipe, esqueça de tocar, conversar e ouvir o ser humano que está à sua frente (3). Assim, esse movimento de percepção dos alunos desperta a reflexão, e estes começam a    perceber e problematizar sobre a realidade. A educação problematizadora comprometida com a libertação se empenha na desmistificação, se funda na criatividade, estimula a reflexão e a ação verdadeira dos homens sobre a realidade em busca da transformação criadora (4). Após essa etapa inicial começamos a simular e discutir situações cotidianas da UTI, por meio do círculo de cultura, onde todos os participantes tem a palavra e podem participar lendo e escrevendo suas ideias, portanto é um processo de educação coletiva que se dá através do diálogo, proporcionando a troca de conhecimento, experiências, com a realidade de ambos os sujeitos (4) . É um momento de reflexão sobre suas ações, sobre suas técnicas, sobre seus cuidados, sobre que tipo de profissional vai querer ser, como é importante o cuidado humanizado dentro da UTI. Desta forma, essa roda de conversa tem a finalidade de ajudar as pessoas/alunos a compreenderem melhor sua realidade, através do diálogo e da troca de experiência (5). É por meio do diálogo que o homem se torna aberto para seu crescimento, tornando-se um ser consciente, crítico e reflexivo. Na medida que os temas foram emergindo, eram decodificados e desvelados conforme sugere o Método de Paulo Freire. Os temas que emergiram do desvelamento fazem interligações com os temas geradores, ou seja, para cada palavra geradora surgem vários assuntos discutidos e abordados, essa metodologia contribui para a compreensão da importância do cuidado humanizado dentro ambiente com tanta técnica. **Considerações Finais: **Assim impulsionados pela mudança, pela re-descoberta, re-construindo novos rumos pedagógicos e metodológicos foi construída essa experiência relatada e vivenciada intensamente pela professora e pelos alunos na disciplina de UTI, essa proposta pedagógica foi permeada nos conceitos de Paulo Freire como Diálogo, Amorosidade, Empoderamento, Educação Problematizadora X Educação Bancária, Autonomia, Professor, Aluno. Os alunos entendem que o diálogo é a base para o início de qualquer movimento pedagógico libertador, um modelo de ensino comprometido com a educação libertadora, que valoriza o diálogo, desmistifica a realidade e estimula a transformação social por meio de uma prática conscientizadora e crítica. **Contribuições para a Enfermagem:** Através deste estudo pode-se perceber a necessidade de realizar mudanças no ensino de Enfermagem, precisamos descontruir antigos paradigmas e experimentar novas oportunidades no processo de ensinar e aprender, fazendo com que o espaço de sala de aula viabilize a contextualização da prática e que o aprendizado de enfermagem seja significativo.


Referências:
WHO; and WORLDWIDE PALLIATIVE CARE ALLIANCE (WPCA). Global Atlas of Palliative Care at the End of Life. 2014. Botelho LLR, Cunha, CCA, Macedo M. The integrative review method in organizational studies. Gestão Soc [Internet]. 2011 May/Aug [cited 2018 Feb 20];5(11):121-36. Available from: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906