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1170132 | OFICINA DE ELABORAÇÃO E PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Edith Pinto ; Lenise Dutra ; Amanda Weissheimer |
Resumo: **OFICINA DE ELABORAÇÃO E PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA**
**_Edith Almeida Pinto _1,Lenise Dutra da Silva2,Amanda Schneider Weissheimer 3, , Dirce Stein Backes4.**
**Introdução: **Houve um grande aumento de produção científica nos últimos anos. Isso se deve principalmente à ampliação da oferta de bolsas de fomento à pesquisa. (CHALHUB; GUERRA, 2011). Mas, como a oferta de bolsas não consegue atender a demanda de todos aqueles que necessitam de auxílio financeiro para realizarem suas pesquisas, a competição é muito acirrada. Um dos critérios usados, para embasar o processo de tomada de decisão na concessão de financiamentos pelas agências de fomento, é a produtividade científica dos pesquisadores (MUGNAINI; JANNUZZI; QUONIAM, 2004). A Plataforma Lattes (2016) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a principal ferramenta de registro da atividade científica no Brasil, sendo utilizada como fonte de informação para selecionar os candidatos às bolsas de pesquisa, bem como, pelo governo para a formulação de políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico (BRITO et al., 2016). Sabe-se da importância do currículo lattes no meio acadêmico porém ainda são muitas as dúvidas sobre o preenchimento correto do currículo na plataforma lattes. Para auxiliar profissionais e acadêmicos nesse processo de preenchimento acredita-se que realizar oficinas possibilitaria o aprendizado. Para Paviani e Fontana (2009), a oficina auxilia em um maior entendimento, pois o sujeito utiliza-se do conhecimento teórico e prático o que facilita do seu processo de aprendizagem. Os autores completam que a oficina não parte do conhecimento do coordenador ou professor, mas das necessidades dos participantes. Com base no exposto, o presente estudo tem por objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina com tema preenchimento do currículo lattes. **Método:**Trata-se de um relato de experiência, realizada por mestrandos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil durante o mês de setembro de 2017. A atividade consistia na organização, planejamento e realização de aulas, atividades educacionais, oficinas, palestras e outros tipo de aprendizagem. A atividade desenvolvida foi preenchimento de currículo lattes, visto que os acadêmicos e profissionais possuem duvidas e dificuldades na hora do preenchimento. A oficina consistiu em quatro etapas: pré-teste, abordagem teórica, abordagem pratica e pós-teste. O pré e pós teste era para avaliar o nível de pré conhecimento dos participantes e o quanto a oficina tinha sido eficaz no aprendizado deles sobre o currículo.**Relato de Experiência: **O relato que segue é produto da experiência de uma oficina com a temática de “Elaboração e preenchimento do Currículo Lattes”. O tema foi selecionado pelos mestrandos devido a grande dificuldade de acesso dos alunos da graduação e pós-graduações na criação e preenchimento correto do mesmo. Inicialmente, foi elaborado um plano de aula, onde foi escolhido pela metodologia ativa de aprendizagem, que trata de um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Com base nesta metodologia, foi desenvolvido um Pré-teste e um Pós-teste para avaliar a evolução conceitual dos alunos sobre o tema, o pré-teste foi aplicado no intuito de conhecer as suas concepções prévias sobre o tema a ser abordado. Posteriormente, no final do período o mesmo teste foi aplicado (pós-teste). Ambos os testes não valiam nota, justamente para estimular os alunos a responderam de forma autêntica, usando suas próprias ideias e não aquelas que o professor ensinou. As questões a serem apresentadas deveriam ser preparadas com muito critério visando realmente buscar as concepções prévias dos participantes. O teste contemplou com cinco questões: 1) Marque a alternativa que melhor diferencia o currículo lattes do currículo Vitae; 2) Posso inserir em mais de uma categoria o mesmo certificado quando?; 3) Sempre que eu publicar um artigo em revista devo registrá-lo da seguinte maneira:; 4) Quando participar de campanhas como trabalho voluntário devo registra-lo em:; 5) O registro em Educação e Popularização de C&T; no lattes podem ser registrados duas vezes, sendo uma nessa seção e outra na seção de produção, quando:. O público alvo da oficina foram 35 estudantes de graduação e pós-graduação do município de Santa Maria – RS. O encontro teve a carga horária de 5h. Inicialmente procurou-se conhecer os participantes do grupo, após este momento, iniciou-se a parte teórica. Para encerrar a oficina, em um laboratório de informática, todos os alunos tiveram o momento prático, onde quem não tinha currículo, com auxílio de material impresso e do conteúdo da disciplina, puderam criar e cadastrar na plataforma, como quem já tinha currículo, pode tirar as dúvidas em relação ao local correto de cada certificado e fazer a atualização e correção do mesmo. Ao final, fez-se o fechamento da oficina, onde foram corrigidos os pré e pós-teste, no qual 98% dos alunos obtiveram aumento da nota, e 2% permaneceram com a mesma nota. Após, abrimos para sugestões, onde os depoimentos demonstraram o desejo de continuidade da oficina; a necessidade de estender a experiência aos demais colegas, como também a necessidade de uma disciplina durante a graduação sobre o tema.**Conclusões:**No decorrer de todo o processo de elaboração desta oficina, o cuidado na escolha e desenvolvimento das atividades propostas na oficina foi marcado pelo objetivo de promover interesse dos integrantes do grupo, de modo a incentivar sua participação, com vista à inclusão e aprendizagem de todos. Destacou-se, portanto, a necessidade de continuidade da mesma, de modo que tanto para inserção em pós-graduações, em bolsas de estudos, em intercâmbios, em instituições de ensino, como também em instituições hospitalares, é necessário a criação e manter sempre atualizado o currículo.
Referências: Santos LCG; Dias ALP. Gerenciamento e Sistematização do cuidado de enfermagem em terapia intensiva. São Paulo: Phorte, 2013. |