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1147870 | PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA | Autores: Luiz Otávio Pereira dos Santos ; Anselmo Amaro dos Santos ; Claudia Maria Messias ; Geilsa Soraia Valente Cavalcanti ; Bruna Miguel |
Resumo: **Introdução:** O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tem como finalidade introduzir o aluno à pesquisa, fazendo-o utilizar a metodologia científica para conhecer, resolver situações e propor ações que necessitam da intervenção da Enfermagem, além de incentivá-lo a prosseguir com sua formação acadêmica¹. O ensino na graduação de Enfermagem passou a considerar, através do TCC, a pesquisa na formação com o intuito de incentivar e estimular o aluno neste universo e o objetivo final visa que o futuro profissional adquira motivação e capacitação para este exercício². Ações extensionistas são fundamentais na formação acadêmica e contribuem diretamente para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, muito além daqueles apreendidos nos moldes tradicionais de formação de conhecimento³. Apesar da tão apregoada importância da disciplina no curso de Enfermagem, ainda há alunos que não conseguem perceber o papel do TCC na sua formação profissional. Os mesmos não acostumados com pesquisa, acabam tratando a mesma como um martírio obrigatório para poderem se formar. Além disso, possuem a visão de que o TCC é muito cansativo, já que tende a ser realizado em conjunto com outras atividades e disciplinas que, para eles, seriam mais importantes para a formação profissional do que um trabalho monográfico4. **Objetivos: **A questão levantada neste estudo é de que os acadêmicos de Enfermagem apresentam dificuldades ao realizar pesquisas científicas e que estas somente são observadas pelos docentes quando o aluno realiza o TCC. Objetiva-se com esta pesquisa identificar o entendimento do estudante de Enfermagem, diante a construção de seus TCCs com base em artigos científicos disponíveis nas bases de dados no período de 2010 a 2017. **Descrição Metodológica: **A presente investigação propõe-se a realizar uma Revisão Integrativa da Literatura, recurso escolhido por permitir reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Após a definição de nossa questão norteadora de pesquisa, foram definidos os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos publicados em português, na íntegra que abordassem a temática referente à revisão integrativa da literatura e publicados entre os anos de 2010 a 2017. Os critérios de exclusão se referem ao não atendimento aos critérios anteriormente descritos. Para a classificação dos artigos na literatura, realizou-se uma procura nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual de Saúde Pública (BVS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Para a análise dos resultados, empregamos o método de análise de conteúdo de Bardin (2011), bastante referido em estudos qualitativos. Este método sugere a utilização de três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação5. **Resultados: **Para análise do material coletado, utilizou-se um quadro sinóptico com 20 artigos selecionados em ordem cronológica que subsidiaram a revisão integrativa no período de 2010 a 2017, descrevendo os achados referentes aos seguintes dados: nome da produção científica, autores, ano de publicação, revista e/ou periódico, assunto, metodologia e enfoque. Com relação ao delineamento da pesquisa, 16 artigos adotaram metodologias qualitativas, 3 artigos realizam pesquisa com abordagem quantitativa e 1 artigo utilizou abordagem quali-quanti. Para um entendimento da escolha e coleta seleção dos artigos foi desenvolvido um Fluxograma de Prisma. Em relação aos periódicos, destacamos um número maior de artigos publicados na Revista de Enfermagem da UERJ e na Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Também com base nos estudos dos artigos selecionados nesta pesquisa integrativa, conforme os descritores utilizados foram demarcados três categorias de estudo: “Contribuição da pesquisa em Enfermagem na formação do graduando”; “A percepção e as dificuldades apresentadas pelo acadêmico de Enfermagem para desenvolver pesquisa científica”; e “As estratégias de ensino para incentivo do acadêmico à pesquisa científica durante o curso de graduação”. **Conclusão:** Com este estudo foi possível perceber que apesar das dificuldades encontradas pelos alunos ao desenvolver e estruturar sua pesquisa, muitos reconhecem que é um fator a ser valorizado, pois assim constroem conhecimento. A universidade e os docentes devem valorizar este princípio, bem como também o aluno, pois detectando as dificuldades e oferecendo motivação com projetos de extensão, por exemplo, haverá um estímulo maior e uma melhor qualidade de pesquisa. Foi observado que, mesmo sendo minoria, os formandos do curso de Enfermagem acreditam que, por meio das pesquisas realizadas na graduação, é possível colaborarem com a ciência e agregarem conhecimento e, por conseguinte, ajudarem na promoção e na prevenção de agravos à saúde, melhorarem a qualidade da atenção e dos cuidados prestados, e contribuírem na superação de problemas enfrentados pela sociedade. **Contribuições para a Enfermagem:** Nota-se a importância, desde o início da graduação, dos estudantes participarem da Iniciação Científica como forma de trocas de conhecimentos e aprendizagem. A partir deste estudo, encontramos a importância do elo entre o ensino, pesquisa e extensão para que o aluno reconheça e valorize a pesquisa. As atividades de extensão se tornaram um instrumento adequado para a inserção do aluno na realidade social e, além disso, aguça a execução de pesquisas direcionadas a solução de problemas encontrados na realização dessas atividades.
Referências: Não estou conseguindo anexar, gostaria de solicitar que enviar via e-mail |