Roda de Conversa
554 | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO | Autores: Aline Ciabotti Dias (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Lidieine Gonçalves Kataguri (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Patrícia Iolanda Coelho Alves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Sybelle de Souza Castro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO Aline Ciabotti Dias ¹ Lidieine Gonçalves Kataguri ² Patrícia Iolanda Coelho Alves ³ Sybelle de Souza Castro 4 Introdução: Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) sejam eles assistenciais ou epidemiológicos são importantes ferramentas1 para os profissionais de saúde uma vez que auxiliam na gestão dos serviços de saúde. Atualmente, relaciona-se com o processo de trabalho do enfermeiro em diversos contextos e cenários2. Objetivo: Descrever a importância dos SIS como ferramenta de gerenciamento em saúde para a formação do enfermeiro. Descrição metodológica: Trata-se de uma revisão de literatura dos últimos 5 anos sobre o tema em periódicos indexados de língua portuguesa. Resultados: As bases de dados dos SIS podem subsidiar as ações dos enfermeiros a nível hospitalar, ambulatorial e de atenção básica em saúde e no planejamento e acompanhamento das condutas em saúde. Muitas vezes o acesso aos dados é viável, no entanto a qualidade dessas informações apresentam-se incompletas, o que pode dificultar a análise. Conclusão: Destaca-se a importância investir na qualidade desses dados, sensibilizando as equipes das unidades e profissionais que colhem as informações e alimentam os SIS sobre a importância destes no contexto da gestão e epidemiologia. Deve estimular a utilização dos SIS desde a coleta até a análise dos dados nos primeiros períodos dos cursos de graduação em enfermagem. Implicação para enfermagem: Uma fonte de dados em saúde importante para formação e prática dos enfermeiros que permite conhecimento acessível como ferramenta para o planejamento e acompanhamento das ações de saúde. Descritores: Educação em enfermagem e sistema de informação em saúde Eixo: Processo de avaliação na formação de qualidade em enfermagem Área temática: Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem REFERÊNCIAS: 1.Ferreira H, Lala ERP, Cabral PP, Sobrinho RAS. Percepção e avaliação dos enfermeiros das equipes do programa saúde relacionado ao sistema de informação da Atenção básica (SIAB). Rev. APS 2015; 18(1):70 -77. Disponível em: http://saudepublica.bvs.br/pesquisa/resource/pt/lil-771355. Acesso em: 27/07/2016. 2.Juliani CMCM, Silva MC da, Bueno GH. Avanços da Informática em Enfermagem no Brasil: Revisão Integrativa. J. Health Inform. 2014; 6(4):161-165. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/322/218. Acesso em: 27/07/2016. 1 Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde / PPGAS-UFTM. Especialista em UTI com ênfase em Urgência e Emergência. MBA em estão Pública em Saúde. Enfermeira Auditora da RN Metropolitan. ² Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde / PPGAS-UFTM. Especialista em Atenção Básica. Especialista em Saúde da Familia. Enfermeira na Clínica Médica do HC-UFTM. ³ Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde / PPGAS-UFTM. Enfermeira da Estratégia Saúde da Familia Copacabana - Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Uberaba-MG. 4Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. Contato: alineciabotti@hotmail.com |