Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 510

Roda de Conversa


510

ESPECIFICAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores:
Roseane Lins Vasconcelos Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Matheus Felipe de Lemos Moreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Rielson Leandro Silva de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Noelle Ventura Jordão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Gabrielly Regina Matos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em Enfermagem, com frequência, vem sendo cobrada quanto à qualidade na formação dos profissionais. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) constitui em uma ferramenta tecnológica de suporte ao ensino de excelência.1 OBJETIVO: Descrever a especificação de um ambiente virtual de aprendizagem aplicado ao ensino de Enfermagem. MÉTODO: Percorreram-se as fases de análise de requisitos, projeto e implementação2. Seguiu-se uma tendência não linear de desenvolvimento do AVA, adotando-se a linguagem PHP e o gerenciador de banco de dados MySQL. O AVA foi projetado para uso em uma universidade pública de Pernambuco. RESULTADOS: o escopo da plataforma virtual, denominada AVAEnf, constituiu-se dos seguintes módulos: Graduação, Pós-Graduação e Outros Cursos. Dentro dos módulos, a plataforma permite o acesso ao material educativo, chat, fórum, wiki, glossário, estudo de caso clínico, laboratório de avaliação e checklist de atividades. Estes recursos favorecem a aprendizagem colaborativa e potencializa a comunicação entre sujeitos. CONCLUSÃO: O planejamento e implementação do AVAEnf buscou enriquecer os espaços de convivência, privilegiando a atividade do aluno na construção do conhecimento, usando para isto uma ferramenta tecnológica de apoio às atividades de ensino e aprendizagem em Enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O ambiente virtual de aprendizagem propicia um espaço para a realização de experiências educacionais com uma proposta pedagógica inovadora, ampliando a colaboração e participação ativa dos estudantes em função da aprendizagem conectada. REFERÊNCIAS: 1 Prado C, Santiago LC, Silva JAM, Pereira IM, Leonello VM, Otrenti E et al . Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência. Rev. bras. enferm. 2012 Out; 65( 5 ): 862-866. 2 Bezerra E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier; 2015. DESCRITORES: Educação à distância; Educação em Enfermagem.