Roda de Conversa
472 | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM | Autores: David Lopes Neto (Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas) ; Valérie Kischener Gomes (Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas) ; Bahiieh Ahmadpour Furtado (Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Amazonas) ; Universidade Federal do Amazonas (Faculdades Integradas do Tapajós) ; Thyrsus Carvalho Lopes (Faculdades Integradas do Tapajós) |
Resumo: Introdução: O campo da educação tem sido afetada pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que têm direcionado uma nova forma de se fazer ensino, pesquisa, e aprendizagem1. Dessa forma, as TIC são absorvidas como instrumentos de interatividade e de flexibilização temporal no processo educacional, especialmente, entre jovens universitários. Por este prisma, o enfrentamento de novos desafios no ensino superior de enfermagem requer uma transformação dos atores sociais para a absorção de metodologias ativas com o uso de produtos e processos tecnólogicos. Neste sentido, as práticas pedagógicas e as estratégias de ensino estão sendo revistas e incorporadas nos componentes da era digital. Estudos2,3 têm mostrado que as TIC promovem o cuidado centrado no paciente, ajudam a melhorar a qualidade do atendimento e contribuem para o educar de futuros profissionais de saúde e de pacientes. Objetivo: Relatar a experiência docente-discente no ensino superior de enfermagem por meio da aplicação de metodologias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência de professores e acadêmicos de enfermagem com o uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas: internet, skype, vídeo, vídeoconferência e mídia social. Primeiramente, os alunos tiveram aula com um docente da area de Comunição com o tema: Produção audiovisual acadêmica, com fundamentação teórico-prática de produção de vídeo para mídias digitais. Para editoração do vídeo didático, os grupos de alunos tiveram 04 encontros, usaram os espaços internos da Escola de Enfermagem de Manaus e ambientes externos como cenários. Avaliação da aprendizagem: ocorreu em uma tarde de 4 horas. Cada grupo teve até 10 minutos para apresentação do vídeo e mais 10 minutos para avaliação pelo professor da disciplina que estava em outra cidade, de onde acompanhava e interagia com os grupos a cada apresentação por meio de vídeoconferência por Skype. Foram realizadas aulas com exposição-dialogada e atividades práticas ministradas por um docente de enfermagem e um docente da área da comunicação social (professor convidado). O passo-a-passo na construção do audiovisual foi discutido e, em muitas situações, demonstrado, como: construção de roteiro: o roteiro foi concebido como linha base do filme, sendo definido como uma descrição detalhada da história e um guia minucioso para a filmagem, contendo todos os elementos técnicos, artísticos e conceituais de um filme didático; produção: a cada trabalho, foi necessário um período de preparação, denominado de pré-produção, no qual se processaram as pesquisas referentes aos temas a serem abordados nas cenas, consituídas por objetos, elenco, figurinos e cenários. Esta preparação foi feita com antecedência para que no dia da gravação tudo ocorresse conforme o planejamento roteirizado; planos e tomadas: foram os movimentos de câmeras e enquadramentos diferentes mediante informações técnicas básicas de gravação de audiovisual e planos utilizados em cinema e produções de novelas; captação de áudio e iluminação: partiu-se da premissa que para uma boa gravação de vídeo, tem-se por base o conjunto que agrupa imagem e som de qualidade, culminando com discussões alternativas de como produzir um vídeo com propriedade e recursos tecnológicos de fácil utilização e baixo custo como, por exemplo, a utilização do aparelho celular ou câmeras fotográficas, sendo utilizado o Smartphone por ser mais viável e acessível a todos. Resultados: A disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem I, de 30 horas, foi ministrada no periodo de 17/09/2015 a 27/01/2016 e teve como objetivo proporcionar ao aluno de enfermagem situações de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas com uso de tecnologia da informação e comunicação que o habilitasse a conhecer e aplicar os pressupostos teóricos da Administração na Gestão em Saúde e Enfermagem. Os produtos - videos didáticos, foram apresentados em 7 produções audiovisuais, com os temas: De olho na enfermagem: comunicação em enfermagem; liderança na gestão em enfermagem; avaliação do gerenciamento em enfermagem: gestão do controle de infecção hospitalar; dificuldades no gerenciamento em enfermagem; gestão da qualidade em enfermagem; anotações de enfermagem e a perspectiva de gestão e, competências gerenciais de enfermagem. Os estilos dos vídeos percorreram desde filmes ficcionais a documentários. Notou-se a presença de técnicas de cinema em todas as apresentações dos vídeos, como: movimento de câmera, tomadas diferentes, cenários, figurinos e, principalmente, conteúdo. No dia da apresentação, o professor convidado estava presente em sala de aula para avaliar a parte técnica das produções, sendo assessorado por uma acadêmica de monitoria. Já o professor da disciplina, acompanhou por videoconferência, de um outro estado, via Skype, as apresentações dos alunos, tecendo suas considerações a respeito do conteúdo trabalhado. Conclusão: Concluiu-se que TIC permitem trocas de experiências e feedback entre educadores e alunos em tempo real e à distância e que o vídeo, como ferramenta pedagógica, auxiliou na fácil absorção do conteúdo, de forma dinâmica, para quem o produziu e o assistiu. Ressalta-se que para produzir o audiovisual, não bastou entender as técnicas de cinema, mas tambem, ao trabalho de pré-produção por meio da pesquisa do conteúdo, o que proporciou, ao aluno/produtor do audiovisual, segurança e fidelidade na abordagem do assunto, facilitando seu aprendizado por meio de metodologias ativas com uso de tecnologia da informação e comunicação. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Ao final da disciplina, os estudantes demonstraram compreender as influências da evolução do pensamento teórico da Ciência Administração na prática do Sistema Único de Saúde e da Ciência e Profissão de Enfermagem; terem base tecnológica e conceitual para analisarem os elementos constitutivos do processo de trabalho gerencial em saúde e na enfermagem e reconheceram as implicações das teorias administrativas na prática da enfermagem. Por fim, as experiências dos docentes e dos discentes, ao explorarem as TIC como estratégias de ensino e oportunidades de aprendizagem, mostraram que as TIC podem contribuir de maneira eficaz na formação dos futuros profissionais de enfermagem, rompendo com o modelo de educação tradicional e adicionando novas competências em Tecnologia da Informação e Comunicação. |