Roda de Conversa
464 | PROCESSO DE ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TECNOLOGIAS DESAFIADORAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM | Autores: Elizabeth Teixeira (UERJ) ; Horácio Pires Medeiros (Estácio-FCAT/FAMAZ/FIBRA) ; Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues (UEPA) |
Resumo: Introdução: os processos, de enfermagem e educativo, são tecnologias transversais no dia-a-dia do trabalho do enfermeiro; apontam caminhos, permitem a qualificação do agir cuidativo-educativo e favorecem o planejamento das ações com vistas a atender as respostas humanas ao processo saúde-doença. Nessa lógica, o ser humano é visto a partir das suas necessidades de saúde e educação, o que viabiliza ações sistematizadas, que fundamentam a assistência ao individuo, família e comunidade. Muitas vezes a concepção de tecnologia tem sido usada de forma enfática no cotidiano, porém, equivocadamente, pois tem sido concebida somente como um produto, uma máquina, uma materialidade. A banalização mais comum está exatamente no fato de as pessoas generalizarem a concepção de tecnologia e resumirem-na aos procedimentos técnicos de operação e seu produto, admitindo qualquer artefato, ou seja, qualquer objeto que faça a mediação entre o pensamento das pessoas e a realização da ação propriamente dita. As tecnologias podem ser de vários tipos, como as Tecnologias Educacionais (dispositivos para a mediação de processos de ensinar e aprender, utilizadas entre educadores e educandos, nos vários processos de educação formal-acadêmica, formal-continuada); as Tecnologias Assistenciais (dispositivos para a mediação de processos de cuidar, aplicadas por profissionais com os clientes-usuários dos sistemas de saúde - atenção primária, secundária e terciária); e as Tecnologias Gerenciais (dispositivos para a mediação de processos de gestão, utilizadas por profissionais nos serviços e unidades dos diferentes sistemas de saúde). Produção tecnológica é o trabalho que se traduz como uma ação intencional sobre a realidade a fim de produzir bens/produtos que podem consistir em materiais palpáveis, mas também em bens e produtos simbólicos. Tal consideração permite entender a dimensão da produção tecnológica da enfermagem e encontrar artifícios tecnológicos no dia a dia do seu trabalho, tanto em sua natureza assistencial como na educativa e mesmo na administrativa. É preciso ter em mente que o ato de criar pressupõe dois momentos. O primeiro se dá ao nível do pensamento envolvendo o desejo, a motivação e a intencionalidade. O segundo momento se traduz pela vontade, pela realização, ou seja, momento em que se coloca em prática o objeto pensado. A enfermagem produz tecnologia quando emprega sua capacidade criativa para resolver problemas relativos à superação de dificuldades sentidas no cotidiano do seu processo de trabalho. Daí porque a enfermagem é vista além de ciência como uma arte, a arte de cuidar. Objetivos: relatar experiências exitosas em diferentes lócus da educação em enfermagem em Instituições de Educação Superior (IES) do Pará abordando o processo de enfermagem e o processo educativo enquanto tecnologias. Descrição Metodológica: adota-se a abordagem estudos de casos no espaço da sala de aula com estudantes de um curso de graduação e a abordagem com edital de propostas com estudantes de um curso de mestrado em enfermagem. Resultados: a) em disciplina do mestrado em enfermagem de uma IES de Belém, desenvolve-se o processo-tecnologia educação em saúde como empreendimento e construção de projetos a partir de edital; b) em uma IES de Castanhal, o processo-tecnologia de enfermagem é transversal desde o primeiro período com aplicação nas disciplinas com foco na Assistência de Enfermagem, na perspectiva dos estudos de caso. Conclusões: a abordagem dos processos, de enfermagem e educativo, enquanto tecnologias do cuidar-educar favorece o ensinar-cuidar-pesquisar na medida em que descortina por diferentes ângulos a educação em saúde e a SAE, consolidando a incursão da perspectiva tecnológica na formação dos estudantes. Implicações para enfermagem: A adoção do processo de enfermagem e da educação em saúde enquanto tecnologias pode trazer uma reflexão para os cursos de Enfermagem, de forma a buscarem formas de resignificar o ensino sobre tecnologias em enfermagem. Descritores: Educação Superior. Enfermagem. Educação em Saúde. Referências: 1. Sabóia VM. Educação em saúde: a arte de talhar pedras. Niterói (RJ): Intertextos; 2003. 2. Teixeira E. Práticas educativas em grupo com uma tecnologia sócio-educativa: vivências na ilha de Caratateua, Belém. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2007 Mar [cited 2012 Dec 1];11(1):155-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v11n1/v11n1a23.pdf. 3. Teixeira E. Tecnologias em enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Rev Eletrônica Enferm [serial on the internet]. 2010 [cited 2012 Dec 1];12(4):598. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n4/v12n4a01.htm. |