Roda de Conversa
463 | ENSINO INTERDISCIPLINAR DE ENFERMAGEM UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Roseane Lins Vasconcelos Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Danielle Santos Alves (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ana Catarina Torres de Lacerda (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Fábia Alexandra Pottes Alves (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A maior busca por conhecimento e atualização, assim como o avanço das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tem oportunizado o crescimento significativo da modalidade de educação à distância, frequentemente mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Nesta linha, desenvolvem-se novos modelos pedagógicos que possibilitam que a educação aconteça muito além dos limites de uma sala de aula convencional, que demandam por novas habilidades na interação entre professor e aluno, no gerenciamento da informação e na comunicação entre saberes.1 O curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vem continuamente inovando, tanto nas práticas de saúde como na formação daqueles que neste setor irão atuar, motivando pesquisas, e a elaboração e implementação de novos modelos de ensinar e de cuidar em saúde. No entanto, ainda não possui um ambiente virtual único que disponibilize ferramentas, que permitam o acesso a conteúdos integrados dentro de uma visão interdisciplinar. A prática interdisciplinar leva em consideração aspectos relacionados à mobilidade de conceitos e à articulação de conhecimentos disciplinares. Não basta apenas unir disciplinas, é necessário integrar as ciências, seus constructos e premissas em uma tentativa de aproximar a cientificidade às questões práticas de ordem social, política e econômica.2 As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Enfermagem recomendam o encadeamento e integração de conhecimentos teóricos e práticos entre as disciplinas.3 Tal concepção corrobora com a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Enfermagem da UFPE, que apresenta uma estrutura curricular integrada com eixos de formação pautados nas diversas áreas de conhecimento em Enfermagem.4 No entanto, a articulação dos conhecimentos, por vezes, não se configura em uma prática recorrente na vivência acadêmica de Enfermagem. Assim, justifica-se a proposta de desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem por acreditar que esta modalidade de educação rompe os limites da sala de aula e potencializa a integração de saberes, estimulando docentes e discentes à prática interdisciplinar. OBJETIVO: Relatar a experiência no planejamento de um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de Enfermagem na perspectiva da interdisciplinaridade. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a vivência da equipe multidisciplinar na ideação de um AVA aplicado ao ensino interdisciplinar de Enfermagem. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que objetiva o desenvolvimento e implantação na UFPE da plataforma virtual denominada AVAEnf. A equipe do estudo constituiu-se por seis docentes e quatro discentes de Enfermagem e dois discentes da área de Tecnologia da Informação. Discussões foram realizadas nos meses de julho a setembro de 2015 para propor a construção de um ambiente virtual de aprendizagem, que servisse como ferramenta de suporte ao ensino presencial, assegurando a formação sólida e integral em Enfermagem. Buscou-se modelar o AVA à luz da concepção da interdisciplinaridade proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais3 e no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UFPE.4 RESULTADOS: Para subsidiar a delineação do AVA, foi realizado a priori um mapeamento dos componentes curriculares obrigatórios e eletivos do perfil do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. Bem como, uma investigação empírica das principais demandas de natureza didático-pedagógicas, a partir do ponto de vista dos docentes participantes da equipe do estudo. O conhecimento dos diferentes contextos modulares/disciplinares do curso possibilitou avanços na definição da interface e especificação de requisitos do ambiente virtual. Sendo assim, a proposta de desenvolvimento do AVA visou oferecer suporte para os cursos de "Graduação", "Pós-Graduação" e "Outros Cursos" de natureza extensionista. O escopo do ambiente virtual destinado ao "Curso de Graduação" foi planejado para atender os eixos de formação4, considerando os aspectos biopsicossocioespirituais das fases de desenvolvimento da vida humana e os níveis especializados de atenção à saúde. Buscou-se conceber a organização das disciplinas do tronco comum em função de recriar uma interface que reforçasse a estrutura curricular articulada e não fragmentada do curso. Por meio da plataforma virtual, propõe-se disponibilizar cronograma, ementa e conteúdo disciplinares, incluindo o amplo acesso a objetos de aprendizagem de diferentes mídias. Neste espaço, será possível trabalhar casos clínicos, subsidiando a integração de diferentes conhecimentos das áreas das ciências humanas, sociais, biológicas, da saúde e de Enfermagem, com vistas a fortalecer o caráter interdisciplinar orientado pelas DCN3 e pelo PPC4. Outros recursos, tais como Fóruns, chats, glossário e wiki, permitirão a cooperação e o compartilhamento de saberes, articulando conhecimentos. O escopo do ambiente virtual destinado à pós-graduação ainda está em fase de planejamento. Neste módulo, será proposto funcionalidades que assegurem a integração dos conteúdos referentes às áreas de concentração em Enfermagem e Educação em Saúde4. Possibilitando a formatação de projetos de pesquisa e reforçando o desenvolvimento de atividades de aprendizagem de forma individual e em grupo. CONCLUSÃO: A experiência na proposta de construção de uma plataforma de aprendizagem desvela desafios quanto à interdisciplinaridade num ambiente de cooperação entre atores de diferentes áreas de conhecimento de Enfermagem. A oferta de funcionalidades destinadas a integrar conteúdos, tais como fóruns, wikis e ferramenta de caso clínico, subsidiará a unificação de informações e o diálogo entre os saberes, favorecendo a formação qualificada em Enfermagem. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A utilização do ambiente virtual abre possibilidades para o acompanhamento dinâmico do processo de ensino e aprendizagem vivenciado no contexto disciplinar e interdisciplinar do ensino de Enfermagem. Espera-se que a ferramenta enriqueça a interação dos envolvidos no cenário educativo, permita o fomento de atitudes de aprendizagem colaborativas e a integração de conhecimentos teóricos e práticos dentro de uma visão holística e interdisciplinar. AGRADECIMENTOS: À Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da UFPE (Edital PROACAD/ Proc. 022955/2015-24) pelo apoio financeiro. DESCRITORES: Educação à distância; Educação em Enfermagem; Comunicação Interdisciplinar. REFERÊNCIAS: 1 Rodrigues Rita de Cassia Vieira, Peres Heloisa Helena Ciqueto. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem em Enfermagem sobre ressuscitação cardiorrespiratória em neonatologia. Rev. esc. enferm. USP. 2013 Fev; 47(1): 235-241. 2 Fazenda Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade. 2015; 6: 9-17. 3 Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Ministério da Educação (Brasil). Resolução nº. 1.133, de 7 de agosto de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União 3 out 2001;Seção 1E. 4 Divisão de Currículos e Programas. Coordenação Geral de Cursos de Graduação. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde. Recife: UFPE; 2010. |