Comunicação coordenada
425 | EXPERIMENTAÇÕES COM A WEB RÁDIO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO E PESQUISA PARA O WEBCUIDADO | Autores: Raimundo Augusto Martins Torres (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Gislene Holanda de Freitas (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Lucilane Maria Sales da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Maria Rocineide Ferreira da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Leidy Dayane Paiva de Abreu (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) |
Resumo: Introdução: Na formação em enfermagem, vislumbramos a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ampliando os modos de ensinar-pesquisar-cuidar, tendo em vista que estas ferramentas podem ser utilizadas para formar profissionais, bem como para promover a educação para o cuidado através de práticas de prevenção, promoção e até na reabilitação da saúde. Na Internet a comunicação e informação digital são diversas, no entanto, seu processo de apropriação ocorre pelo campo da virtualização já aprendido pelo ser humano e aplicado aos processos de navegabilidade nos ciberespaços, como territórios de sociabilidades. Ao problematizarmos os termos, virtual e real encontramos não uma oposição, mas processos que se agregaram com conjugações e reprocessamentos que as subjetividades humanas são capazes de expressar e produzir como novos modos culturais1. Estes processos ocorrem na Internet e se localizam em vários setores sociais, facilitando a realização de atividades do trabalho humano, bem como coloca-nos a experenciar o mundo virtual, interligado pela rede mundial de computadores2. Portanto, neste contexto do uso das tecnologias, podemos utilizá-lo para formação de profissionais, bem como para produzir práticas de cuidado. Objetivo: analisar as experimentações pedagógicas de ensino e aprendizagem, através da web rádio, que resultaram em pesquisas na graduação e pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Descrição Metodológica: Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa realizada a partir dos "produtos e processos" pedagógicos de ensino-aprendizagem, que se constituíram em pesquisas através da utilização da Web Rádio AJIR. O período de compilação dos dados (monografias, dissertações, prêmios, artigos, entre outros) compreendeu 2011 a 2015. Os dados foram coletados dos "curriculum lattes" dos integrantes da emissora digital. A organização destes dados foi realizada em quadros com a especificação dos "produtos" em relação ao ano e a análise foi amparada no referencial que embasa o estudo. Destacamos que este estudo integra o projeto de pesquisa: Tecnologias digitais e educação em enfermagem: a experiência de utilização da Web Rádio AJIR como ferramenta pedagógica na formação dos educandos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (CEP: 424380/2011). Resultados: O uso da web rádio nos processos educativos e formativos na universidade foi desenvolvido com a produção do Programa: Em Sintonia com a Saúde transmitido através da web rádio, abordando temáticas de educação em saúde. Este programa é realizado pelos educandos de enfermagem e de outros campos da saúde com as juventudes escolares. Os educados também produzem programas em formato de web-aula e/ou web-seminário. Por fazer parte do contexto de vida das juventudes, imersas no ciberespaço, esta estratégia pedagógica é percebida e aceita como experiência inovadora no processo de ensino e aprendizagem entre os educandos, tanto da graduação como de pós-graduação. A interatividade entre os internautas e a sala-estúdio acontece através da utilização da Internet pelo acesso ao site: www.uece.ajir.com.br, onde há a disponibilização de áudio e imagens, ao vivo, bem como ocorre a interação pelos canais: skype, facebook, twitter, whatsApp e Mural de Recados para envio de suas perguntas, comentários e opiniões. No entanto, os estudos e pesquisas realizados com a utilização deste canal, são aderentes ao marco histórico do pós-estruturalismo. Esta tendência envolve princípios do desconstrutivismo e relativismo, conferindo aos textos uma pluralidade de sentidos, em que a realidade é considerada como uma construção social e subjetiva. Contudo, como abordagem metodológica, as experimentações com a emissora digital, têm ancoragem na perspectiva da educação problematizadora de Paulo Freire. Neste sentido, as atividades de ensino, pesquisa e cuidado seguem a pedagogia crítica e problematizadora, focando nos educandos como sujeitos de seus próprios processos de ensino e aprendizagens. Todavia, nos cinco anos pesquisados os produtos de pesquisa, totalizam-se em 18 estudos, sendo 03 dissertações de mestrado, 08 monografias de graduação, 01 monografia de especialização e 06 artigos completos premiados em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. Estes resultados são aderentes a proposta de linha de pesquisa que envolve as práticas pedagógicas de educação na saúde com uso das tecnologias digitais, como estratégia de ensino e pesquisa na formação em enfermagem. Seus recortes metodológicos são do tipo relatos de experiência, estudos descritivos, exploratórios, analíticos-reflexivos, pesquisa-ação e revisão bibliográfica, com variações de abordagens quantitativas e qualitativas, predominando esta última. As coletas de dados envolveram, observação participante, com visitas de campo, pesquisas em ambientes virtuais, arquivos de áudio e vídeo da web rádio, oficinas realizadas nas escolas e em outras instituições, entre outras. As temáticas são em torno de agravos a saúde das juventudes como hanseníase, HIV/AIDS, gravidez na adolescência; métodos contraceptivos, planejamento familiar, cultura de paz, sexualidades e o cuidado de si. Já no campo da educação, os trabalhos trazem o uso da web rádio como estratégia pedagógica de inovação no processo de ensino de enfermagem; e no campo filosófico, resgatam conceitos e olhares dos estudos foucaultianos. Todas as temáticas envolveram o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, por meio de uma web rádio. O tratamento dos dados é baseado em análises reflexivas, trazendo uma investigação crítica para os resultados. Os dados objetivos são submetidos à avaliação estatística descritiva e apresentados em tabelas e/ou gráficos. Já os dados subjetivos são descritos e submetidos à análise de discurso, fundamentada na obra de Michel Foucault3, "Arqueologia do Saber", com a qual se trabalhou o conceito de enunciado. Foucault3 revela uma linha de pensamento que mostra existir o "discurso escondido", porém "vazado" pelas expressões do desejo dos sujeitos. Além de Foucault, outros referenciais teóricos utilizados são Piérre Levy, Manuel Castells, Vygostky, Papert, Machado Paz, Gilles Deleuze, Judith Butler, Félix Guattari, entre outros que trazem diversos conceitos para enriquecer os estudos e as pesquisas. Deste modo, os debates possibilitados nos ciberespaços atravessam e enunciam outros modos de compreender as políticas de saúde, na perspectiva dos sujeitos dos SUS, trazendo outros contextos através das lentes do cuidado coletivo de enfermagem e saúde mediadas pela comunicação em saúde4. Conclusão: Processos de ensino e aprendizagem que oportunizem aos educandos produzirem pesquisas nesta área, ainda são considerados novos, haja vista a necessidade de maior disponibilidade de trabalhos envolvendo as TDIC's com a educação que podem consubstanciar o "ato pedagógico" ressignificando modos de aprender e ensinar a cuidar em Enfermagem. Contribuições para Enfermagem: Por fim, as pesquisas apontam para a construção do conceito de "webcuidado" na enfermagem, que é a produção de práticas discursivas de comunicação e educação em saúde no cuidado de si, possibilitadas pelas experimentações com as ferramentas tecnológicas digitais, como novas maneiras de cuidar e de ensinar4. Referencias: LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 13ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004. TORRES, R. A. M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform. 2015 Abril-Jumho; 7(2):58-61. CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. TORRES, R.A.M et al. Debate Virtual sobre Cultura de Paz com as Juventudes nas Escolas: desdobramentos com a política de segurança do paciente. In.; MOREIRA, T.M.M et al(Org.). O Cuidado Clínico de Enfermagem. Fortaleza - Ceará, EdUECE, 2016. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. Área Temática: Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem. DESCRITORES: Educação. Tecnologia. Enfermagem. |