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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 373

Roda de Conversa


373

TELESSAÚDE MATO GROSSO: TELECONSULTORIA EM ENFERMAGEM

Autores:
Maria Cristina Guimaro Abegão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Maria Conceição da Encarnação Villa (SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO) ; Magali Olivi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO) ; Valdelírio Vernits (SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO)

Resumo:
TELESSAÚDE MATO GROSSO: TELECONSULTORIA EM ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes) tem a finalidade integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do SUS , através da Portaria GM/MS Nº 2.546 de 27 de outubro de 2011. Esse programa tem sido utilizado pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde ao usuário, com o objetivo de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente de Saúde do Família, visando à educação para o trabalho e, na perspectiva de mudanças de práticas de trabalho que resultem na qualidade do atendimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A essência do projeto é a oferta de serviços e informação sobre saúde para indivíduos em suas próprias comunidades excluindo assim a necessidade de locomoção para os centros de referência. Dessa maneira o programa Nacional de Telessaúde emerge como nova ferramenta significativa para transpor as barreiras culturais, socioeconômicas e geográficas para os serviços e informação em saúde em centros urbanos remotos e comunidades carentes (OLIVI(1), 2015). Em Mato Grosso, a implantação do Telessaúde iniciou em 2009. Em 2011 estabeleceu convênio entre o Ministério da Saúde (SGETS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para custeio do programa, após três anos de negociações. Em dezembro de 2014, foi assinado contrato entre a SES e a Fundação Uniselva para custeio do Núcleo Técnico Científico Telessaúde Mato Grosso com execução pelo Hospital Universitário Júlio Müller com início das atividades em janeiro de 2015. O Telessaúde consiste no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para ofertar serviços na área da saúde quando a distância é uma barreira para o cuidado e assistência (WHO Library Cataloguing-in-Publication(2),2010). O Telessaúde MT tem como proposta apoiar às práticas de saúde, oferecendo Teleconsultoria, Tele-educação, Telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, para qualificar o cuidado e aumentar a resolutividade da atenção à saúde, com isso qualificar a prática em Atenção Primária à Saúde, ajudar na tomada de decisão clínica e gerencial, aumentar a resolutividade, com isso melhorar a saúde da população. A Teleconsultoria é consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser de dois tipos: Síncrona, teleconsultoria realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência; Assíncrona, teleconsultoria realizada por meio de mensagens off-line (BRASIL(3), 2012). O fluxo consiste na solicitação de uma Teleconsultoria pelo profissional da APS, via Plataforma de Telessaúde com qualquer dispositivo utilizando as TIC. O Telerregulador encaminha ao Teleconsultor que responde, em até 72 horas, utilizando as melhores evidências científicas. OBJETIVOS: Este estudo consiste em analisar as solicitações de teleconsultorias da Equipe de Enfermagem ao Telessaúde Mato Grosso. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. As informações foram obtidas através do banco de dados da Plataforma de teleconsultoria do Telessaúde Mato Grosso, referente ao período de janeiro de 2015 a 28 de junho de 2016, analisando as solicitações dos profissionais da equipe de enfermagem (Enfermeiros, técnicos e auxiliares) ao programa. RESULTADOS/CONSIDERAÇÕES: No período supracitado foram 1.485 solicitações, sendo 589 de enfermeiro,101 de técnico de enfermagem, 02 de auxiliar de enfermagem e 793 correspondem as outras solicitações dos outros profissionais da equipe da Estratégia da Saúde da Família . Os temas de teleconsultorias foram classificados de acordo com a Classificação Internacional de Atenção Primária(4) (CIAP), uma ferramenta que permite classificar : questões relacionadas às Pessoas e não às doenças, os problemas diagnosticados pelos profissionais de saúde, assim como os motivos da consulta e as respostas propostas pela equipe seguindo a sistematização SOAP, de Lawrence Weed (Subjetivo,Objetivo, Avaliação e Plano). A maioria das solicitações de teleconsultorias realizadas pela equipe de enfermagem, foram assíncronas e classificadas em tema geral e inespecífico, entre esses temas houveram solicitações de orientação ao atendimento de hanseníase, leishmaniose, tuberculose, cuidados com Human Papiloma Virus (HPV), processo de trabalho da equipe, além de solicitações de materiais educativos sobre o assunto. Outro aspecto evidenciado foram momentos sincrônicos que possibilitou ao teleconsultor orientar o profissional nas condutas, em tempo real, relacionadas ao acompanhamento de gestantes, de hipertensos e do tratamento de lesão de pele. Além dessas temáticas apresentadas houveram outras solicitações relacionadas a condutas de gestão de encaminhamentos, de situações referentes a informações sobre questões relacionadas ao trabalho, não diretamente relacionada as questões de saúde, entretanto a telerreguladora do Programa Telessaúde MT referiu que tem buscado profissionais que possam responder a essas solicitações. O Programa do Telessaúde MT atende os 141 municípios do estado, no entanto nem todos solicitam o auxílio, trata-se de um programa recente, tem 16 Teleapoidores regionais que estão desenvolvendo estratégias de sensibilização, divulgação, informação e capacitação no interior de Mato Grosso, com o propósito de ampliar a adesão e a frequência do uso do Telessaúde Mato Grosso. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Por meio das teleconsultorias foi possível evidenciar a necessidade de investir em Educação Permanente para a equipe de enfermagem. Atualmente a proposta do Telessaúde MT, além das teleconsultorias, é implementar as atividades de Tele-educação, que oferta web conferências, web aulas e vídeo aulas, que podem ser acessados pela plataforma: http://www.telessaude.mt.gov.br/, e pelo Canal YouTube Tele Educa Mato Grosso. Está sendo estruturada a Plataforma de Ensino à Distância do Telessaúde MT para também ofertar cursos de qualificação profissional, possibilitando assim, ao profissional de enfermagem, oportunidades para ampliar o seu conhecimento e qualificar a sua prática na Atenção Primária à Saúde. REFERÊNCIAS: 1. OLIVI, M. Tecnologias da informação e comunicação na saúde - Telessaúde : um estudo de caso. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2013. [acesso 2016 jul.11].Disponível em: www.ie.ufmt.br/ppge/dissertacoes/index.php?op=download&id=530 2. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data Atlas eHealth country profiles: based on the findings of the second global survey on eHealth. (Global Observatory for eHealth Series, 1), 2010. .[acesso 2016 jul.11].Disponível em http://www.who.int/goe/publications/goe_atlas_2010.pdf 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Telessaúde para a atenção básica / atenção primária a saúde. Brasília, 2012. 123 p. (Série A. Normas e manuais técnicos). 4. World Organization of National Colleges, Academies, and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP 2) / Elaborada pelo Comitê Internacional de Classificação da WONCA (Associações Nacionais, Academias e Associações Acadêmicas de Clínicos Gerais/Médicos de Família, mais conhecida como Organização Mundial de Médicos de Família) ; Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição, Gustavo Diniz Ferreira Grosso. - 2. ed. - Florianópolis : Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2010..[acesso 2016 jul.11]. Disponível em: http://www.sbmfc.org.br/media/file/CIAP%202/CIAP%20Brasil_atualizado.pdf. DESCRITORES: Enfermagem, Saúde, Meios de Comunicação.