Comunicação coordenada
299 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Cintia Rachel Gomes Sales (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Valesca Nunes dos Reis (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA) ; Rosana Evangelista Poderoso (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Maria Inês Monteiro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) |
Resumo: Introdução: A produção de conhecimento sobre aspectos relacionados à saúde de trabalhadores é elemento basilar para promover melhorias no âmbito dos processos de trabalho1. Entretanto, para que ocorram esses avanços, divulgar e transferir o conhecimento científico produzido por meio de práticas educacionais em saúde inovadoras devem ser estimuladas, de forma que os trabalhadores alcancem autonomia diante do processo saúde e doença2,3. Objetivos: Relatar a experiência na condução de espaço de construção de conhecimento com estudantes de ensino médio sobre promoção à saúde do trabalhador e a disseminação da informação científica baseada em formas ativas de aprendizagem. Descrição metodológica: Relato de experiência das atividades desenvolvidas por discentes de doutorado da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, entre agosto de 2015 e junho de 2016, com três alunas do ensino médio aprovadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. As atividades implementadas contemplaram: capacitação com foco no ensino de como realizar buscas de modo independente de informações confiáveis em base de dados científicos (LILACS, BIREME, SciELO e PubMed); pesquisas sobre informações relevantes a temática de saúde do trabalhador; e elaboração de material educativo em forma de jornais. Resultados: As alunas desenvolveram habilidades e conhecimento acerca da importância do conhecimento científico, e por meio de participação ativa no processo de pesquisa desenvolveram material educativo no formato de jornais disponíveis no site http://jornalunisaude.wix.com/saude-do-trabalhador. As informações foram divulgadas por meio de linguagem acessível. Conclusão: Constatou-se que a formação e produção de conhecimento em saúde por meio de atividades pedagógicas sistemáticas estimulam a criatividade e o uso das novas ferramentas de informação de fácil acesso. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Estimular a formação de profissionais comprometidos com mudanças de comportamento por meio de novas estratégias de educação em saúde que resultem na promoção da saúde e atitudes preventivas, além de práticas de cuidado inclusivas e participativas. Descritores: Saúde do trabalhador. Comunicação e divulgação científica. Educação em saúde. Referências: 1. Mantovani MF, Lacerda MR, Ulbrich E, Bandeira JM, Gaio DM. Panorama da produção do conhecimento em enfermagem na saúde do trabalhador: impacto e perspectivas. Rev. bras. enferm. 2009 Oct; 62(5):784-788. 2. Souza AC, Colomé ICS, Costa LED, Oliveira DLLC. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2005 Ago; 26(2):147-153. 3.Silva DGV. Grupos como possibilidade para desenvolver educação em saúde. Texto Contexto Enferm. 2003 Jan-Mar; 12(1): 97-103. |