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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 298

Comunicação coordenada


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AVALIAÇÃO DO SOFTWARE FUZZY KITTEN 2.0 COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO EM ENFERMAGEM

Autores:
Rodrigo Jensen (Universidade Estadual Paulista (UNESP)) ; Leandro Costa Nascimento (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)) ; Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz (Universidade de São Paulo (USP)) ; Henrique Ceretta Oliveira (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)) ; Maria Helena Baena de Moraes Lopes (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))

Resumo:
Introdução: Considerando a complexidade da tarefa diagnóstica e o alto risco de baixa acurácia, o software Fuzzy Kitten(1) é uma ferramenta educacional capaz de mensurar a acurácia diagnóstica do aluno de maneira objetiva, e estimular a metacognição sobre a tarefa diagnóstica. O software permite a comparação da opinião do aluno à de especialistas, gerando escores de desempenho ao aluno nas etapas do raciocínio clínico: (a) reconhecer a relação existente entre características definidoras/ fatores de risco (sinais e sintomas) e diagnósticos de enfermagem; (b) identificar características definidoras/ fatores de risco (sinais e sintomas) em um caso clínico; e (c) identificar diagnósticos de enfermagem em um caso clínico. É também utilizado um modelo de apoio à decisão que identifica diagnósticos de enfermagem, a partir de um caso clínico, com base nos parâmetros estabelecidos pelo aluno na atividade. A segunda versão do software, o Fuzzy Kitten 2.0, conta com a atualização e expansão da primeira versão e migração a um site institucional de uma universidade pública. Em sua versão expandida, foi inserida na atividade uma etapa de identificação de fatores relacionados e, também, implementado o modelo Developing Nurses' Thinking (DNT)(2,3). O modelo DNT estimula o processo de raciocínio de alunos de enfermagem e sua construção se baseou nas sete habilidades do pensamento crítico e dez hábitos da mente propostos por Scheffer e Rubenfeld. No Fuzzy Kitten 2.0 o aluno utiliza o modelo DNT para a análise do caso clínico. Uma vez que este software tem sido utilizado por escolas de enfermagem no ensino do raciocínio clínico, viu-se a necessidade de avaliá-lo quanto à sua efetividade em um estudo piloto. Objetivo: Avaliar a efetividade do software educacional Fuzzy Kitten 2.0 como instrumento para o ensino do raciocínio clínico em enfermagem. Descrição metodológica: Estudo quase-experimental, de desenho crossover e amostra intencional, com estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Participaram do estudo estudantes que cursavam o segundo ano do curso, matriculados na disciplina Processo de Enfermagem no ano de 2012. Os estudantes foram expostos ao software (grupos A e B) em diferentes momentos. O momento de exposição ao software foi conduzido em laboratório de informática e, após uso, os estudantes analisaram um estudo de caso em papel, a fim de ser medida sua acurácia diagnóstica. O momento de controle foi conduzido em sala de aula, na qual os estudantes analisaram um estudo de caso em papel, a fim de ser medida sua acurácia diagnóstica. Para medida da acurácia diagnóstica foram utilizados casos clínicos, avaliados previamente por expertos, com questões referentes a característica definidoras/ fatores de risco (questão 1 - Q1), fatores relacionados (questão 2 - Q2) e diagnósticos de enfermagem (questão 3 - Q3). Três medidas foram aferidas: medida de base, medida 1 e medida 2. Foram variáveis de controle: idade, sexo e coeficiente de rendimento no curso (0 a 1). A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Processo 778/2010). Resultados: Foram incluídos 21 estudantes no estudo. Os grupos A (n = 9) e B (n = 12) tiveram predominância do sexo feminino (100% e 92%, respectivamente), idade média de 21 anos (DP = 1,64 e mediana = 21; DP 1,62 e mediana = 21 [p = 0,7441]) e coeficiente de rendimento médio no curso de 0,67 (DP 0,07; mediana = 0,65) e 0,69 (DP 0,11; mediana = 0,72) (p = 0,3825), respectivamente. Na comparação intergrupos do desempenho dos grupos A e B no estudo de caso em papel (medida da acurácia), na medida de base ambos obtiveram valores próximos, não diferindo significativamente (Q1 p = 1,0000; Q2 p = 0,9719; e Q3 p = 0,6074), mostrando semelhança entre os grupos na medida inicial. Na medida 1 o grupo A (exposto) obteve desempenho superior ao grupo B (controle) nas três questões, considerando a média (Grupo A: Q1 94,84 [DP 4,76], Q2 90,74 [DP 9,72] e Q3 90 [DP 8,66]; Grupo B: Q1 81,84 [DP 11,03], Q2 86,80 [DP 10,93] e Q3 84,16 [DP 15,05]). Já na medida 2 o grupo B (exposto) obteve desempenho inferior ao grupo A (controle) nas três questões, considerando a média (Grupo A: Q1 83,05 [DP 5,27], Q2 96,29 [DP 8,44] e Q3 90 [DP 7,07]; Grupo B: Q1 82,08 [DP 4,37], Q2 91,66 [DP 7,10] e Q3 81,66 [DP 17,49]). Foi rejeitada a hipótese nula de igualdade entre intervenção e controle para a questão 1 (p = 0,0065), entretanto não foi rejeitada para as questões 2 (p = 0,8031) e 3 (p = 0,8538). Na análise de efeito carry over foi identificada a presença do efeito na questão 1 (p = 0,0293), o que indica que o efeito da intervenção teria persistido e influenciado intervenções subsequentes, ou seja, sugerindo retenção do aprendizado. Conclusão: Os resultados deste estudo piloto sugerem que o software Fuzzy Kitten 2.0, utilizado como ferramenta educacional no ensino do raciocínio clínico em enfermagem, é efetivo em melhorar a habilidade do aluno a identificar características definidoras/ fatores de risco (sinais e sintomas) em casos clínicos. Sugerem-se novos estudos com maior tamanho amostral e exposições repetidas, com o propósito de identificar o efeito do software sobre a acurácia diagnóstica do aluno e na habilidade em identificar fatores relacionados. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Sabe-se que o uso de tecnologia educacional(4) e o ensino de diagnósticos de enfermagem(5) influenciam positivamente a acurácia diagnóstica do aluno de enfermagem em seu aprendizado. O software Fuzzy Kitten 2.0 pode contribuir à construção do raciocínio clínico do aluno, amparado no modelo Developing Nurses' Thinking(2,3), e oferece uma ferramenta de avaliação objetiva ao professor quanto às habilidades do raciocínio clínico do aluno. Os resultados deste estudo, mesmo que iniciais, sugerem o benefício do seu uso no ensino do raciocínio clínico. Referências: 1. Jensen R, Lopes MHBM, Silveira PSP, Ortega NRS. The development and evaluation of software to verify diagnostic accuracy. Rev Esc Enf USP. 2012;46(1):184-91. 2. Tesoro MG. Effects of using the developing nurses' thinking model on nursing students' diagnostic accuracy. J Nurs Educ. 2012; 51(8):436-43. 3. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Tradução e adaptação cultural para o Brasil do modelo Developing Nurses' Thinking. Rev Latino-Am Enfermagem. 2014;22(2):197-203. 4. Lunney M. Critical thinking & nursing diagnosis: case studies and analyses. Philadelphia: North American Nursing Diagnosis Association; 2001. 5. Matos FGOA. Fatores preditores da acurácia dos diagnósticos de enfermagem [tese doutorado]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2010.