Roda de Conversa
246 | A ENFERMAGEM PROMOVENDO O PROTAGONISMO DO ADOLESCENTE: CONSTRUÇÃO DE UM CENÁRIO EDUCATIVO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO BULLYING ESCOLAR | Autores: Waldemar Brandão Neto (Universidade de Pernambuco - UPE) ; Ana Virgínia Rodrigues Veríssimo (Universidade de Pernambuco - UPE) ; Betânia da Mata Ribeiro Gomes (Universidade de Pernambuco - UPE) ; Jael Maria de Aquino (Universidade de Pernambuco - UPE) ; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (Universidade de Pernambuco - UPE) |
Resumo: Introdução: A violência na escola é uma realidade vivenciada por crianças e adolescentes, implicando em mudanças nos padrões do seu desenvolvimento (social, afetivo, comportamental, biológico). O bullying é um tipo especifico de violência escolar que envolve práticas de intimidação, vitimização e agressividade(1). Devido as repercussões negativas para o desenvolvimento infantil, este fenômeno tem ganhando o interesse do campo da saúde pública. Estratégias que possam contribuir com a conscientização de jovens sobre o bullying, estimulando a participação ativa dos mesmos, para atuarem como agentes de mudanças da realidade, poderão oferecer condições para minimização deste problema no ambiente escolar(2). Para o melhor aproveitamento na aplicação das metodologias ativas junto a adolescentes, é necessário dialogar com o grupo, identificando seus gostos, costumes, talentos, habilidades e mobilizar recursos criativos e culturais na ação educativa. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta educativa com os adolescentes, mediante o uso da rede social facebook para o fortalecimento de competências sociais na prevenção do bullying escolar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido com adolescentes de uma escola pública da rede estadual da cidade do Recife-PE. Foram desenvolvidas sessões educativas durante o segundo semestre de 2014, subsidiadas pelo método Paulo Freire(3), onde os adolescentes foram imersos em um processo de problematização, calcado pelo diálogo, a troca de saberes e o compromisso político para transformação. Resultados: A iniciativa da construção de uma página oficial na plataforma Facebook, partiu dos próprios adolescentes e representou o produto final da vivência do processo de ensino-aprendizagem. Esta página, gerenciada pelos adolescentes, teve a proposta de divulgação de fotos, depoimentos sobre a problemática bullying, reportagens, iniciativas governamentais e não governamentais, e a divulgação de atividades inovadoras elaboradas pela escola para a redução do bullying. Os professores foram envolvidos no cenário educativo com o papel de incentivar, mediar e supervisionar o aperfeiçoamento da ferramenta, de modo a contribuir com a amplitude e qualidade das informações a ser veiculadas. Os adolescentes foram convidados a atuarem como protagonistas de histórias de vida, denunciando situações de seu cotidiano, mas ao mesmo tempo, comprometendo-se com propostas de soluções, partindo do entendimento de que o bullying é um problema de todos, de que a culpa não é minha, e que para ser "vencido" todos devem se esforçar. Conclusão: A utilização de tecnologias da informação, mediante o uso de mídias sociais, parece ter fortes impactos no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem. Como os adolescentes estão em amplos processos interativos na formação de sua rede pessoal, afetiva e social, ferramentas hoje como o facebook, inspiram confiança, aceitação e mobilização quanto a intencionalidade de trabalhar determinadas competências e habilidades que promova no indivíduo mudanças de comportamento. O cenário educativo apresentou como potencialidade a atuação dos adolescentes como multiplicadores de comportamentos pró-sociais, de respeito as diferenças, e de saber lidar com situações de conflito que emergem do convívio escolar. Contribuições / implicações para a Enfermagem: A saúde do adolescente, é uma área prioritária e exige políticas públicas direcionadas a minimização dos fatores de vulnerabilidade e fortalecimento de ações promotoras de saúde. Neste contexto, a enfermagem tem posição privilegiada, para o desenvolvimento de ações de cuidado comprometidas com a autonomia e o bem-estar dos adolescentes, bem como tem a possibilidade de colaborar com a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias educativas, mediante o uso ferramentas de aprendizagem interativas, capaz de mobilizar os sujeitos e aumentar a sua conscientização face as questões do bullying ou outros problemas vivenciados pelos adolescentes. Descritores: Exame físico, Processos de Enfermagem, Educação em Enfermagem. Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: Tecnologias da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem Referências 1- Sampaio JMC, Santos GV, Oliveira WA, Silva JL, Medeiros M, Silva MAI. Emotions of students involved in cases of bullying. Texto contexto - enferm. 2015; 24(2):344-52. 2- Monteiro EMLM, Brandão Neto W, Lima LS, Aquino JM, Gontijo DT, Pereira BO. Culture Circles in Adolescent Empowerment for the Prevention of Violence. International Journal of Adolescence and Youth. 2015; 20(2):167-84. 3- Freire, P. Pedagogy of the Oppressed. 50th Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2011. |