Comunicação coordenada
82 | SITE " ESCRITA CIENTÍFICA EM SAÚDE" COMO PROPOSTA PEDAGÓCIGA PARA O ENSINO DA PESQUISA CIENTÍFICA | Autores: Marcela Pereira Oliveira (Fundação Oswaldo Aranha ( UNIFOA)) ; Ilda Cecília Moreira da Silva (Fundação Oswaldo Aranha ( UNIFOA)) ; Gabriela Girão de Albuquerque (Fundação Oswaldo Aranha ( UNIFOA)) |
Resumo: Introdução: o século XXI é marcado por desenvolvimentos tecnológicos, dentre eles se encontra as mudanças em massa na área da informática. Cada vez mais, nos deparamos com computadores, notebooks, celulares e tablets mais potentes, com design atraentes e com maior facilidade de mobilidade entre um lugar e outro. Levando em conta esses benefícios, tais tecnologias se tornaram objeto de uso necessário por quase toda população do planeta, principalmente pelos acadêmicos. Objetivo: criar um site de "Pesquisa Científica". Metodologia: foi utilizado de uma plataforma online para criação do site e posteriormente comprado o domínio da página: http://www.escritacientificasaude.com/. Primeiramente, foi criado uma página de apresentação dos autores do site, expondo a justificativa do site e seus objetivos. Posteriormente, foram criadas páginas apresentando botões que dispõe de documentos e informativos sobre como iniciar uma pesquisa científica, os passos de uma pesquisa científica, dicas de literatura, vídeos educacionais, datas de eventos científicos, bem como página de contato e comentários. Resultados: o site fornece a possibilidade de postar conteúdos com frequência, isso traz dinamicidade e facilita o acesso dos usuários. Além disso, conduz o usuário de maneira mais clara e fácil para a elaboração da pesquisa, oferecendo de diversos conteúdos educacionais como a leitura de um documento, assistir um vídeo, dentre outras atividades. Contribuições: espera-se que o site possa contribuir para que o aluno desenvolva o ato da pesquisa e ainda que coopere continuamente com os grupos de pesquisa, extensões universitárias e professores no desenvolvimento dessas atividades. É imprescindível implementar tecnologias no processo de ensino aprendizagem para que possamos buscar qualidade na formação do aluno. Descritores: ensino; pesquisa; comunicação em saúde |