Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6

Comunicação coordenada


6

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores:
Petala Tuani Candido de Oliveira Salvador (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maria Isabel Domingues Fernandes (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) ; José Carlos Amado Martins (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) ; Viviane Euzébia Pereira Santos (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)

Resumo:
Introdução: na contemporaneidade, se vivencia a sociedade da cibercultura e do ciberespaço, contexto que denota para as instituições de ensino a necessidade de responder a novas demandas educacionais. Nesse panorama, ganham destaque o blended learning e a flipped classroom, abordagens pedagógicas que representam não só uma combinação de métodos de ensino on-line e off-line, mas também uma combinação de teorias de aprendizagem, com a proposta de atividades autodirigidas e flexíveis, que se traduzem em incentivos para a aprendizagem ativa. Os docentes, para tanto, devem assumir posturas novas e diferenciadas, de modo a promover uma aprendizagem colaborativa, espaço em que os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) se apresentam como estratégia didática enriquecedora. Diante da relevância de se descrever experiências de desenvolvimento de OVA pautadas no rigor teórico-metodológico necessário à produção de uma tecnologia educacional, é que se apresenta a questão de pesquisa do presente estudo: quais são as etapas necessárias para o desenvolvimento de um OVA? Objetivo: descrever o processo de construção de um objeto virtual de aprendizagem para apoiar o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos de enfermagem. Descrição metodológica: pesquisa metodológica, desenvolvida por meio de uma abordagem mista. As etapas de construção do objeto virtual foram conduzidas de fevereiro de 2015 a março de 2016, a partir do modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE). Resultados: enquanto teoria pedagógica de aporte às concepções educacionais, o OVA foi delineado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O processo de construção e validação do OVA foi delineado a partir de adaptações do modelo de Pasquali, seguindo as etapas: 1) procedimentos teóricos, para identificar os conteúdos que compuseram o instrumento de ensino proposto; 2) procedimentos empíricos, quando a validação de conteúdo do OVA com experts da enfermagem foi delineada; e 3) procedimentos analíticos, quando a validação foi analisada, por meio da técnica Delphi, de modo a confirmar ou refutar a validação do OVA proposto. Cada etapa seguiu procedimentos metodológicos adequados ao escopo a que pretendiam. Nesse estudo, são explicitadas as etapas componentes dos procedimentos teóricos, as quais integraram: estudos para aprofundamento teórico acerca do ensino inovador da enfermagem, do conceito de objeto virtual, da interface do ensino técnico de enfermagem com a Sistematização da Assistência, além de uma revisão de conteúdos educacionais pertinentes acerca da temática de estudo. Conclusão: o processo de construção da tecnologia educacional se revelou como complexo e desafiador, em que o polo teórico constitui alicerce fundamental para que os princípios técnicos e pedagógicos sejam consolidados. Contribuições/implicações para a enfermagem: espera-se contribuir para que o processo metodológico descrito seja pensado e repensado enquanto possibilidade para o desenvolvimento de recursos tecnológicos educacionais adequados em seu conteúdo, sua usabilidade e seus pressupostos pedagógicos. Referências: 1. Lévy P. Tecnologias intelectuais e os modos de conhecer: nós somos texto [internet]. 2011 [Cited 2016 Apr 8]. Available from: http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/paradigmas/pierrelevy/levy44.html 2. Park Y, Yu JH, Jo IH. Clustering blended learning courses by online behavior data: A case study in a Korean higher education institute. Internet and Higher Education. 2016;29:1-11. 3. Fonseca LMM, Del'Angelo N, Reis MA, Dupas G, Beretta MIR, Scochi CGS. Impact of the use of a digital learning object in the teaching of clinical assessment of preterm infants: a comparative study. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2012;46:1192-7. 4. Peres P, Pimenta P. Teorias e práticas de B-Learning. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo; 2016. 5. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010. Descritores: Materiais de Ensino; Tecnologia Educacional; Educação Técnica em Enfermagem.