Comunicação coordenada
600 | O USO DO MINI-CEX COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM PRÁTICAS DE ENFERMAGEM | Autores: Thiago Silva (UniRitter- Laureate International Universities) ; Jéssica Machado Teles (UniRitter- Laureate International Universities) ; Stefania Giotti Cioato (UniRitter- Laureate International Universities) ; Denise Greff Machado (UniRitter- Laureate International Universities) |
Resumo: Introdução: avaliar competências clínicas de discentes é de extrema importância para a construção de habilidades pautadas em evidências científicas. Neste sentido, o Mini-CEX (Miniexercício Clínico Avaliativo) é um instrumento avaliativo utilizado em práticas clínicas. Trata-se de um tipo de avaliação que necessita da observação de um professor ou preceptor capacitado, durante a prática realizada pelo discente em ambiente real. O discente está ciente de que o procedimento em realização compreende uma avaliação. Após a realização do procedimento o aluno recebe um feedback conforme avaliação realizada. Objetivo: descrever a experiência de um grupo de docentes com a utilização do Mini-Cex, como método avaliativo durante as práticas clinicas de enfermagem em ambiente real. Descrição metodológica: trata-se de um relato de experiência relativo à implementação do Mini-cex como instrumento de avaliação de práticas curriculares. Para fins éticos e com o objetivo de manter a confidencialidade não serão divulgados dados que identifiquem discentes que foram submetidos ao processo de avaliação. Resultados: os itens avaliados, anamnese, habilidade prática, comunicação, raciocínio clinico, conduta ética, organização, atendimento geral e profissionalismo os estudantes tiveram bom desempenho com scores de média 6 - 7. O tempo de observação 15 minutos e feedback 5 minutos. Aplicação do instrumento em casos mais complexos o discente apresentou melhor desempenho. Conclusão: este instrumento apresenta ótima confiabilidade, sua principal característica está voltada a uma avaliação formativa por competência clínica, reproduzindo da forma mais fiel possível a rotina do enfermeiro em seu ambiente de trabalho. Alguns fatores com o paciente podem interferir nesta avaliação, podendo ser cooperativo ou não, por estar agitado diante do seu estado saúde/doença, crianças com estado emocional alterado durante o atendimento. Por possibilitar avaliações em situações reais talvez seja o grande diferencial do Minicex, despertando no estudando a tomada de decisão sob condições de incertezas, bem como, possibilita a avaliação em diversos cenários e com diferentes níveis de complexidade. Contribuições para Enfermagem: o instrumento proposto permite a sua aplicação em diferentes cenários, minimizando a negligência dos avaliadores, mostrando-se adequado e qualificando ao máximo os estudantes, aprimorando seus conhecimentos, habilidades e atitudes por meio da consciência das deficiências e motivação para corrigi-las |