Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 551

Comunicação coordenada


551

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Karisa Santiago Nakahata (UNISA - Universidade de Santo Amaro) ; Roseli de Lana Moreira (UNISA - Universidade de Santo Amaro)

Resumo:
Introdução: A avaliação é uma parte integrante do processo de aprendizagem. Vincula-se diretamente aos objetivos de aprendizagem1, no qual é testado o conhecimento adquirido dos alunos frente a uma disciplina ou temática de conhecimento. A avaliação formativa é uma possibilidade de avaliar os alunos ou discentes reconhecendo suas necessidades e dando respostas (feedback) ao mesmo tempo em que a disciplina acontece, possibilitando ao aluno melhorar seu desempenho e trabalhar melhor suas dificuldades. Sua vantagem é de ser aplicada ao longo do ano letivo, ou do semestre, e visa informar o professor e o estudante sobre resultados de aprendizagem.1 Quando o aluno é avaliado com apenas uma nota de prova final, este seria julgado por um único momento e todo o esforço do trabalho inovador e participante durante o ano não terá tido nenhum valor.2 Objetivo e Método: Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar as formas de avaliação formativa realizada em uma disciplina teórica do Curso de Graduação em Enfermagem. Resultados: Conhecida como Contínua esta avaliação é utilizada como nota com peso menor no processo de avaliação final. São somadas 4 à 5 atividades desenvolvidas durante o semestre cada uma com valor entre 0 e 10. A nota final da Avaliação Contínua é somada com o resultado da Prova Final, que possui peso maior, completando a média 6 que a instituição tem como nota mínima de aprendizagem para prossiga os estudos. Nas disciplinas teóricas esta é uma avaliação muito utilizada com as técnicas de apresentação de resultados em forma de trabalhos como: Simpósio ou Banners, Seminários, participação em sala de aula em Debates, Discussões ou até mesmo entrega de Portfólios. Conclusão: Este tipo de avaliação é uma tática para acompanhar cada aluno individualmente ao longo do semestre ou ano letivo perceber seu desempenho e interesse, as dificuldades de aprendizagem e apresenta-las para que o próprio aluno seja responsável por seu processo de aprendizagem e avaliação. DECs: Avaliação Educacional, Educação em Enfermagem, Aprendizagem