Comunicação coordenada
505 | CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Maria Aparecida Vieira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Cássio de Almeida Lima (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ; Orlene Veloso Dias (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Conceição Vieira da Silva Ohara (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo.) ; Edvane Birelo Lopes de Domenico (Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo.) |
Resumo: Introdução: A avaliação de egressos constitui-se etapa importante na avaliação de cursos. Objetivos: Construir um instrumento de coleta de dados para a avaliação de egressos de Cursos de Graduação em Enfermagem e validar esse instrumento por meio do consenso de um grupo de especialistas. Descrição Metodológica: Estudo descritivo e quantitativo, constituído de duas divisões: elaboração de instrumento de avaliação de egressos, a partir de uma análise documental e revisão de literatura; submissão deste a uma Conferência Delphi, da qual participaram 36 especialistas da área da educação da Enfermagem brasileira. Para avaliar a confiabilidade, calculou-se o coeficiente Alfa de Cronbach, a correlação item-total e o coeficiente de correlação de Pearson. Considerou-se a concordância de, pelo menos, 70% entre os especialistas para a validação do instrumento. Resultados: Participantes com relevante qualificação profissional na área temática, atuantes em universidades públicas, na docência e na pesquisa. Os comentários e sugestões realizados na primeira rodada da técnica Delphi determinaram alterações no conteúdo do primeiro instrumento, que foi submetido à nova rodada, com taxa de resposta de 94,44 %. O valor do Alfa de Cronbach de 0,750 foi obtido na segunda rodada e validou-se o instrumento por meio do consenso entre os especialistas. Conclusão: O instrumento final possui três dimensões - a primeira descreve a Caracterização do Egresso: Identificação e Inserção no Mercado de Trabalho e as demais, a Avaliação do Processo de Formação Profissional. Apesar de ser recém-construído, espera-se que esse instrumento de avaliação possa contribuir com o processo de regulação da qualidade do ensino dos cursos de Graduação em Enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A existência de um instrumento validado deverá favorecer a adoção da prática da avaliação de egressos de enfermagem nas instituições de ensino superior brasileiras e suscitar novos estudos que promovam seu aperfeiçoamento. Descritores: Estudos de Validação; Egressos; Avaliação em Enfermagem. Resumo extraído da tese de doutorado "Construção e validação de instrumento para a avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem", apresentada à Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), processo nº 91608/11. Eixo 3: Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Área temática: Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem REFERÊNCIAS Grant JS, Kinney MR. Using the Delphi technique to examine the content: vatity of nursing diagnoses. Nurs Diagn. 1992;3(1):12-22. Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2001. Sampieri RH, Collado CF, Lucio MPB. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Penso; 2013. Vieira MA, Ohara CVS, Domenico EBL. The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2016 [citado 30 jul 2016]; 24:e2710. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0834.2710. Vieira MA, Souza E Souza LP, Ohara CVS, De Domenico EBL. Avaliação com egressos da graduação em enfermagem: publicações nacionais entre 2001- 2011. Hist Enferm Rev Eletr. [Internet]. 2014 [citado 8 jul 2016];5(1):35-53. Disponível em: http:// www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/ vol5num1artigo4.pdf |