Comunicação coordenada
498 | GESTÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM, BASEADO NA IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRÁTÉGICO SITUACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Adrean Scremin Quinto (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Karen Kades Andrigue (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Adriana Cristina Hillesheim (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Dulce Andréia de Oliveira (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Jéssica Carleti Mattana (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) |
Resumo: Introdução: O curso de enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, proporciona aos acadêmicos do 8º período, Núcleo 15 - Gestão e gerência em serviços de saúde: estágio curricular supervisionado I, subsídios para desenvolver atividades práticas e aplicar os conhecimentos gerais, além de articular os três eixos do curso, compreendendo a promoção da saúde, cuidado holístico e gestão e gerência, trabalhados no decorrer de toda a formação. O desenvolvimento das atividades permite uma aproximação efetiva com o mundo do trabalho, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de suas potencialidades. Um agir pautado na integralidade de ações e na interação com seus pares consolida a busca de objetivos e interesses comuns para uma construção do exercício da Enfermagem.1 Para isso, é essencial que o enfermeiro adote o planejamento estratégico situacional, como uma ferramenta abrangente e flexível. E o apoio dos demais setores presentes no território torne-se essencial, para que o enfermeiro gerente e sua equipe consigam por em prática as ações planejadas.2 Objetivo: relatar o exercício de aplicação do PES como ferramenta para a gerência, no setor de oncologia de um hospital de grande porte localizado no município de Chapecó-SC. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O estudo foi desenvolvido durante as atividades de gestão e gerência da 8ª fase-núcleo 15: Gestão e Gerência em Serviços de Saúde - Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de graduação de enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). O cenário de prática foi o setor de oncologia cirúrgica de um hospital de grande porte localizado no município de Chapecó-SC. A vivência foi realizada de 30 de outubro de 2014 a 24 de novembro de 2014 no turno vespertino, no período das 13h às 17h. Resultados: os problemas identificados foram ordenados conforme prioridade para o desenvolvimento da análise, baseando-se nos seguintes critérios: impacto na situação de saúde, potencialidade de epidemia, disponibilidade de tecnologia para abordá-lo e custo da intervenção. A ordenação dos problemas selecionados em uma escala de pontos é apenas um recurso para elegerem-se alguns problemas sobre os quais poderá ser realizado uma intervenção.3 Como sugere o PES, todos os momentos devem ser socializados com os diferentes sujeitos envolvidos. Sendo assim, as análises foram validadas com a enfermeira assistencial do setor e, após, socializado na Universidade com todos os grupos. O PES é uma ferramenta de gestão cotidiana que permite a direção da unidade e a chefia de serviços, setores ou departamentos, conduzindo, acompanhando e analisando o andamento do trabalho. Considerações: o PES permite contato direto com a assistência, possibilitando aos acadêmicos e profissionais sentirem a responsabilidade de gerenciar e planejar suas atividades tendo como base o desenvolvimento de ações de promoção, proteção e recuperação a saúde, com um olhar critico a cerca das atividades desenvolvidas pela equipe de saúde. Também, permite desenvolver varias competências, entre elas, a de comunicação, tomada de decisões, administração e gerenciamento, bem como a aproximação dos atores envolvidos no processo, o que exige a capacidade de diálogo entre os atores envolvidos. Por fim, o instrumento além de organizar as atividades diárias permite a reflexão sobre as questões administrativas e assistenciais do processo de trabalho. Descritores: Planejamento Estratégico Situacional (PES); gerência. REFERÊNCIAS: 1 UNOCHAPECÓ, Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Projeto Pedagógico do Curso de graduação em enfermagem. 2007 p. 5-6. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2014. 2 KLEBA, Maria Elisabeth; KRAUSER, Ivete Maroso; VENDRUSCOLO, Carine. O planejamento estratégico situacional no ensino da gestão em saúde da família. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v.20, n.1, pp. 184-193, Mar. 2011. Acesso em: 23 nov.2014. 3 TEIXEIRA, Carmen et al. Planejamento e programação situacional em distritos sanitários: metodologia e organização. In: MENDES, E. V.(org). Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas de saúde do SUS. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1995. |