Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 494

Roda de Conversa


494

Percepção dos discentes sobre o aprendizado de Anatomia Humana na graduação.

Autores:
Anselmo Amaro dos Santos (Universidade Paulista/UNIP) ; Elizabeth C F Galvão (Universidade Paulista/UNIP) ; Juvenal Tadeu Canas Prado (Universidade Paulista/UNIP) ; Solange Caetano (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP)) ; Talita dos Santos Ferreira (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP))

Resumo:
A Anatomia Humana é a base de conhecimento para todos os estudantes da área da Saúde e acompanha o aluno universitário desde o primeiro ano até a plenitude da sua formação. Desde o primeiro ano pode-se observar o relacionamento intrínseco entre a morfologia e outras disciplinas. O estudo objetivou verificar as percepções dos discentes sobre os fatores que facilitam e/ou dificultam a aprendizagem e aquisição dos saberes relacionado ao conteúdo curricular de anatomia humana na graduação e identificar quais as estratégias extraclasses que os acadêmicos da área da saúde utilizam para estudar e assimilar o conteúdo desta disciplina. A pesquisa ocorreu em uma Instituição de Ensino Superior Privada do município de Santos/São Paulo, mediante aplicação de instrumento estruturado entre Agosto e Novembro de 2014. A coleta foi realizada com quinhentos e cinco acadêmicos do nível superior de diversos cursos da área da saúde. Foi possível perceber que os fatores que facilitam o aprendizado e consequentemente a aquisição de conhecimento da morfologia humana são: aulas teóricas e práticas no mesmo dia, número adequado de peças anatômicas; disponibilidade de roteiros prévios, disponibilidade do acadêmico para estudar no laboratório fora do horário de aula, espaço físico do laboratório adequado e climatizado, e aulas ministradas com recursos audiovisuais. Afere-se ainda que os fatores que dificultam esse aprendizado são: junções de turmas, dificultando a possibilidade do professor em direcionar a anatomia para a diversidade dos cursos, elevado números de alunos em aulas práticas de laboratório, abordagem do professor na aula prática e condições ergonômicas de mesas e bancos no laboratório. Conclue-se que a aplicação correta de acordo com o desenvolvimento de cada profissão com uma abordagem diferenciada direcionada para cada graduação cursada e utilização de recursos audiovisuais adequados são fatores que facilitaram o aprendizado de anatomia. Palavras-Chave: Anatomia, aprendizado, graduação.