Comunicação coordenada
490 | APLICABILIDADE PARA ENFERMAGEM DO MÓDULO ONLINE DOCCOM: COMUNICAÇÃO PARA O TRABALHO EM EQUIPE | Autores: Mariana Lecticia Beraldi (Universidade Estadual de Londrina) ; Tatiane Angélica Phelipini Borges (Universidade Estadual de Londrina) ; Marli Terezinha Oliveira Vannuchi (Universidade Estadual de Londrina) ; Suely Grosseman (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: APLICABILIDADE PARA ENFERMAGEM DO MÓDULO ONLINE DOCCOM: COMUNICAÇÃO PARA O TRABALHO EM EQUIPE Tatiane Angélica Phelipini Borges Mariana Lectícia Beraldi Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Suely Grosseman INTRODUÇÃO: O avanço no campo de reflexão sobre o modo de se empregar estratégias inovadoras e viáveis com tecnologias e recursos digitais para o aprimoramento do ensino-aprendizado de habilidades e competências para o trabalho em equipe de excelência no cenário da área da saúde, mas especificamente, no da enfermagem, tanto na graduação quanto na pós-graduação, têm-se demonstrado como um desafio1. Levando em consideração a importância de um trabalho em equipe efetivo para os melhores resultados na atenção à saúde e formação profissional, o avanço tecnológico acaba por influenciar diretamente o comportamento e ações dos mais diversos campos de atuação, especialmente nos atos de ensino, aprendizagem e formação. Nesse contexto, acabam por ampliar a capacidade intelectual do ser humano por se verem na necessidade de acompanhar os avanços e modificar os métodos pedagógicos2. Um desses recursos é o DocCom, objeto deste estudo, que é uma plataforma online desenvolvida por uma equipe de professores americanos vinculados à American Academy on Communication in Heatlhcare e à Drexel University College of Medicine (DREXELMED) da Philadelphia - USA. Ela contém 42 módulos para o ensino-aprendizagem de habilidades de comunicação em saúde, sendo que foi utilizado um deles, o 38. Contém recursos de multimídia, que incluem teoria baseada em evidências e demonstrações em vídeos, os quais devem ser utilizados em integração com discussões grupais e role-plays3. OBJETIVOS: Aplicar aos residentes de Gerência dos Serviços de Enfermagem o questionário antes e após a intervenção do módulo online DocCom: Comunicação para o Trabalho em Equipe e Avaliar sua aplicabilidade para o aprimoramento da comunicação para o trabalho em equipe. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo na abordagem qualitativa e compreensiva, que se deu em três etapas, avaliação pré-intervenção, intervenção e avaliação pós-intervenção. O estudo foi realizado com 16 residentes em Gerência dos Serviços de Enfermagem de uma Universidade do norte do Paraná. Na pré-intervenção aplicou-se um questionário com cinco questões abertas sobre a comunicação para o trabalho em equipe, pertencente ao próprio módulo. Na intervenção foram realizadas discussões grupais sobre os assuntos abordados no módulo 38, correlacionando-os com as atividades profissionais por meio de situações problemas. Na pós-intervenção aplicou-se o mesmo questionário inicial. Para organização dos materiais advindos da coleta de dados com os questionários pré e pós-intervenção foi empregado a análise temática proposta por Bardin4. A discussão e interpretação dos resultados ocorreram por meio de uma abordagem compreensiva proposta por Minayo5 guardando a inter-relação com os conteúdos abordados no módulo 38 online DocCom. RESULTADOS: A aplicação dos questionários demonstraram que o uso e aplicabilidade do módulo 38 com os residentes de Gerência dos Serviços de Enfermagem mostrou-se aliado no processo de ensino-aprendizagem e aprimoramento das habilidades e competências da comunicação para o trabalho em equipe. Os assuntos abordados no módulo vão ao encontro daqueles discutidos ao longo da residência, dos quais são importantes para o enfrentamento dos processos de trabalho do cotidiano dos serviços e para condução de equipes de enfermagem. Ainda que os residentes tenham demonstrado possuir conhecimento teórico-prático na análise das questões da pré-intervenção, observou-se que a utilização do módulo 38 somado às discussões presenciais incrementadas com situações problemas e role-play, possibilitaram o aprimoramento de conceitos e percepções relacionados a comunicação para o trabalho em equipe, como mostraram as respostas da pós-intervenção. O modo como os assuntos são dispostos no módulo e a metodologia sugerida evidenciaram na pós-intervenção que a forma de abordagens dos assuntos são bastante passíveis de serem colocados em prática no cotidiano profissional dos residentes, podendo ser aplicáveis também durante a graduação. CONCLUSÕES: Conclui-se que o módulo 38, além de contribuir para desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico do residente, apresentou-se como um método ativo de se refletir a prática do enfermeiro com questões relativas à gestão do cuidado que permeiam o cotidiano do processo de trabalho da enfermagem. Porém, o emprego de ferramentas informatizadas por si só não garantem a apreensão do conteúdo pelos discentes. É preciso que além da utilização de métodos inovadores, se aliem a proposta de discussão grupal, role-plays e feedback do docente para os pontos positivos e as fragilidades a serem desenvolvidas. CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A pesquisa evidencia a efetividade da aplicação de recursos digitais para desenvolvimento de competências para as atividades em equipe, não somente para a enfermagem, como também para diversas áreas de trabalho. A comunicação do profissional com a sua equipe é o sustento para a relação positiva entre os integrantes e para o bom relacionamento interpessoal. O diálogo apropriado é uma das ferramentas que contribui para a formação de uma equipe coesa e ativa, o que viabiliza que a gestão do cuidado seja eficaz. As contribuições desse estudo revelam a aplicabilidade de novos recursos para o aprimoramento da comunicação para o trabalho em equipe na percepção dos grandes beneficiados, os residentes de enfermagem, no intuito de despertar o desejo para mudanças nos trabalhos em equipes, fomentando a atuação de todos os comprometidos na implantação de recursos favoráveis para a evolução das equipes nos ambientes de trabalho. E auxilia também, para despertar o desejo nos gestores das universidades a adotarem métodos inovadores que potencializem o ensino-aprendizagem de habilidades e competências na intenção de avançar nesse aspecto, algo ainda incipiente no Brasil. DESCRITORES: Equipe de Enfermagem, Comunicação, Estudantes de Enfermagem. EIXO: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem ÁREA TEMÁTICA: Tecnologia da Informação/Comunicação em Saúde e Enfermagem REFERÊNCIAS 1- Spagnoletti, Carla et al. Implementation and evaluation of a web-based communication skills learning tool for training internal medicine interns in patient doctor communication. J Commum Healthcare, 2009, 2(2): 159-72. 2- Silva, LP. A Utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Superior Revista Olhar Científico - Faculdades Associadas de Ariquemes, Ago./Dez. 2010, 1(2). 3- American Academy on Communication in Healthcare, Drexel University College of Medicine. DocCom, version 6. 2010. 4- Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo (SP): Edições 70, 2011. 5- Minayo, MCS (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. |