Roda de Conversa
456 | AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Vera Lucia Mira (Escola de Enfermagem da USP) ; Pamella Fuzza Duarte (Escola de Enfermagem da USP) ; Daniela Midori Pascon (PUC SP) ; Eloá Otrenti (Escola de Enfermagem da USP) ; Everson Meireles (Escola de Enfermagem da USP) |
Resumo: Considerando a influência do ambiente educacional no processo ensino aprendizagem, o OBEJETIVO deste estudo foi avaliar o ambiente educacional da Graduação em Enfermagem, na perspectiva dos estudantes. METODOLOGIA Estudo quantitativo exploratório e descritivo, desenvolvido em duas Instituições de Graduação em Enfermagem, uma pública da capital (IA) e uma privada do interior paulista (IB), participaram 171 (53,4%) e 70 (43,7%) estudantes, respectivamente. O instrumento constituiu-se de escala com cinco graus de concordância e 42 itens de avaliação. Análise realizada por: cálculo de escore (1 a 5) por fator; Análise Fatorial Exploratória, que resultou em cinco fatores: 1. Condutas pessoais; 2. Estratégias de ensino; 3. Construção da identidade profissional; 4. Percepção do clima; 5. Relações sociais. Verificado índice de consistência interna pelo Alpha de Cronbach. O projeto principal foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE 44740015.4.0000.539. Dentre os principais RESULTADOS, destacamos que a maioria dos estudantes apresentou média de idade de 22,9 anos. Os escores médios por fator por Instituição foram: Fator 1. IA 3,39 e IB 3,35; Fator 2. IA 2,25 e IB 3,36; Fator 3. IA 3,95 e IB 4,14; Fator 4. IA 3,50 e IB 3,48; Fator 5. IA = 3,82 e IB 3,92. CONCLUSÕES A maior fragilidade do ambiente educacional está relacionada às estratégias de ensino que, no entanto, não afetou a construção da identidade profissional. A relação interpessoal mostrou-se favorável ao processo ensino-aprendizagem. O estudo revelou a adoção de metodologias que privilegiam a transmissão do conhecimento e inibem a participação do estudante. O olhar detalhado para esses aspectos contribuirá para a construção de um plano de intervenções para assunção de métodos ativos de ensino. Descritores: Nursing Education; Educational Evaluation; Higher Education |