Comunicação coordenada
446 | DINÂMICAS DE AVALIAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXÃO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM | Autores: Sandra Conceicao Ribeiro Chicharo Chicharo (UFF / HFCF) ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente (UFF) ; Caroline da Silva França (UFF / ANHANGUERA) ; Aylla Monteiro Maconato (UNESA) ; Daiane de Oliveira Campos Veiga (UNESA) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O processo de aprendizado exerce um papel muito importante na formação de novos profissionais. É durante o curso de graduação, que o professor possui uma função fundamental, não apenas no processo de ensino-aprendizagem de temas técnicos, como também, na formação ética do caráter que será projetado nas atitudes do futuro enfermeiro e cidadãos preparados para desenvolverem grandes tarefas na sociedade. Ao programar estratégias mais didáticas no processo de ensino, o docente busca métodos mais eficientes para auxilia-lo no aprendizado e fixação do conteúdo para os alunos, deste modo, desenvolvem estratégias que facilitem a absorção da matéria abordada durante os cinco anos de graduação. Neste contexto o binômio Ensino-Aprendizagem compreende um processo interativo, constituído por ações exercidas pelo aluno. A relação de quem ensina com quem aprende é desenvolvida pela proporção do comportamento de ambos, pois um serve de estímulo para o outro. O grande desafio está inserido no aprender; é necessário desenvolver atividades com qualidade e atenção no perfil da turma para que o ensino seja transmitido de forma adequada, e assim, cumpra a meta em abordar o conteúdo da ementa acadêmica com satisfação. Desenvolver métodos que facilitem a comunicação e que contribuam para a transmissão da matéria é de suma relevância, pode ser feito, por exemplo, algumas dinâmicas que desenvolvam o interesse dos alunos sobre a temática atuante naquele momento. Apesar de muitos estudos realizados em virtude do aprendizado no Brasil, pouco se utiliza. No cenário da docência do nível superior não há modificação e atualização em relação às estratégias de ensino, consequentemente, acaba sendo adotada a pedagogia tradicional, que é eficiente, porém, é pouco inovadora e atrativa. OBJETIVOS: Discutir estratégias de aprendizagem no ensino de Sistematização do cuidar em enfermagem; Identificar quais estratégias possuem melhor compreensão para os acadêmicos de enfermagem; Empregar metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. METODOLOGIA: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, a docente da disciplina, trouxe para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia da dinâmica de grupo, onde a turma foi disposta em roda, ao som de uma música, onde o grupo passava uma caixa com perguntas aleatórias sobre conteúdos previamente apresentados pela disciplina e revisados pelos alunos, ao parar a música sorteavam uma questão e respondiam sobre a temática abordada. Primeiramente tiveram aula teórico expositiva sobre os conteúdos abordados na disciplina, seguido por pesquisa individual e em grupo das técnicas e conteúdos estudados, posteriormente ao sorteio das questões no emprego da dinâmica, os alunos respondiam tais perguntas sorteadas e quando necessário era complementado pela docente, Posteriormente foi aplicada a avaliação formal da disciplina que demonstrou um significativo aprendizado pela turma. RESULTADO: Tal evento possibilitou o deslumbramento de novas aulas baseadas em simulados de práticas pela dinâmica de grupo, pela mobilização gerada por todos os integrantes da turma e por todo conhecimento compartilhado. Após a discussão posterior com o grupo e avaliação formal da disciplina, nota-se que a preocupação dos professores em preparar futuros enfermeiros, se dá pela atuação após sua formação acadêmica, esses alunos precisam ser capazes de prestar o atendimento em situação real e com a qualidade devida¹. Na assistência, a neutralidade, o controle emocional e a produtividade são exigências extremamente marcantes e precisam ser encarada de modo eficiente². Com isso, o ensino possui uma abordagem tecnicista, enfatizando os procedimentos, as patologias e os instrumentos para a realização do cuidado¹. CONCLUSÃO: Inúmeras são as dinâmicas de grupo, podemos utilizar de rodas de discussão de problemas reais que fazem os indivíduos participantes perceberem os fatos que estão prejudicando o funcionamento de alguma situação e a reverter; erros frequentes da prática, bem como trabalharmos relacionamento e inúmeras outras atividades que requerem criatividade e interação do professor e alunos.2 Ao defrontar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em enfermagem (DCN) fica evidente a necessidade de uma proposta para transformação curricular, concomitantemente, a atuação dos docentes com base em estratégias para aprimoramento e melhor fixação do conteúdo gramatical. A Formação generalista permite impactar futuramente o exercício profissional quanto ao processo de saúde-doença. Precisamos dinamizar nossas atividades de sala de aula, com nível de qualidade mais avançado, atendendo as demandas de um mundo cada vez mais exigente da formação crítico social de seus alunos, alunos estes que estão cada vez mais "multimídia", necessitando vivenciar aquilo ativamente; sentir que ele faz parte do processo de ensino aprendizagem.3 CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Este projeto visa contribuir para a qualidade da assistência do paciente que será atendido de forma ampla e segura futuramente por este aluno; Para a qualificação acadêmica deste aluno que através desta prática centrada no discente como sujeito de sua formação, o fará obter um pensamento crítico-reflexivo, que consequentemente, refletirá nas suas ações laborais. DESCRITORES: Enfermagem; Educação em enfermagem. EIXO 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem e ÁREA TEMÁTICA: Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem REFERÊNCIAS: ¹CARBOGIM, FC; FRIEDRICH, DBC; PUSCHEL, VAA; Et al. Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural. Revista Enfermagem Cent. O. Min, 2014 jan/abr. Disponível em: Acesso 17 de junho de 2016 ² SILVA, MG; FERNANDES, JD; SOARES, TC; TEIXEIRA, GAS; SILVA, RMO. Processo de formação do(a) enfermeiro(a) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto & contexto enfermagem, 2010 Jan-Mar;19(1):176-84. 3BASTABLE, S.B. O enfermeiro como educador: princípios de ensino aprendizagem para a prática de enfermagem. São Paulo: Artmed. 3 ed. 2010. |