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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 412

Comunicação coordenada


412

PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DE DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Patrícia Peres de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Juliana Gimenez Amaral (Universidade Paulista) ; Edilene Aparecida Araújo da Silveira (Universidade Federal de São João del-Rei) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: as metodologias ativas de aprendizagem podem ser traduzidas por uma prática pedagógica democrática baseada em princípios de liberdade, autonomia, igualdade, equidade e fraternidade. Para efetivá-las, é preciso apostar em uma educação que desenvolva processos críticos de ensino-aprendizagem, utilizando-se estratégias inovadoras que estimulem o pensamento reflexivo1,2. O portfólio surge então como uma estratégia no uso de metodologias ativas3. Neste estudo foram adotados portfólios como ferramenta de acompanhamento e avaliação dos estudantes nos estágios supervisionados do último ano do curso de Enfermagem. Os estudantes, ao elaborarem seu portfólio, podiam registrar ações, tarefas, resenhas, sínteses e a própria aprendizagem, por meio de um discurso narrativo elaborado de forma contínua e reflexiva. A confecção do portfólio reflexivo, com a intenção da ponderação da prática diária do pensar e dissertar, é um processo de reflexão crítico continuado que os discentes explicam como constroem a sua aprendizagem, relatam suas vivências, dialogam com os problemas e superam suas dificuldades, bem como a relação entre teoria e prática. Objetivo: compreender a percepção de estudantes do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade particular sobre a utilização do portfólio como um dos métodos de avaliação. Metodologia: Os dados referentes a 20 discentes foram coletados em 2013 por meio da técnica do grupo focal (realizado três grupos focais) e submetidos à análise de conteúdo, referencial teórico de Henry Giroux4,5. As categorias a partir das falas dos estudantes nos grupos focais foram: o portfólio aproximando discente e docente, dificuldades enfrentadas no processo de construção do portfólio e aprimorando a utilização do portfólio. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Paulista, conforme CAAE: 03952512.0.0000.5512, parecer n. 42877. Resultados: o portfólio aproximando discente e docente - os discentes compreenderam o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, por meio dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Dificuldades enfrentadas no processo de construção do portfólio - os estudantes apontaram a falta de conhecimento, no início, do que vem verdadeiramente a ser o portfólio e qual a sua real importância; da complexidade de se escrever as vivências durante o estágio e; a responsabilidade da entrega do instrumento dentro do prazo. Contribuindo para a formação do profissional de enfermagem - processos reflexivos tornaram-se bastante relevantes no contexto do aprendizado da atenção primária à saúde e da formação profissional. O estímulo à reflexão, à crítica e à liderança apreciativa ajudará o futuro profissional em suas decisões, tornando-o um cidadão e profissional consciente de seus direitos e deveres. Conclusão: o portfólio reflexivo foi considerado um instrumento inovador de avaliação, uma vez que busca deslocar a atenção para o processo vivenciado e a ampliação individual e coletiva do conhecimento; constituindo-se instrumento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por ser dialógico, interativo, oportunizando uma aprendizagem ativa. Contribuições para a enfermagem: o portfólio demonstrou ser uma ferramenta importante no acompanhamento e avaliação do estudante nas vivências com base nas metodologias ativas de aprendizagem, tendo como cenário de aprendizagem os estágios supervisionados. Descritores: Educação; Enfermagem; Avaliação. REFERÊNCIAS 1. Marin Maria JS. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica. 2010; 34(1): 13-20. 2. Forte FDS, Costa CHM, Pessoa TRRF, et al. Portfólio como estratégia de avaliação de estudantes de odontologia. Trabalho, Educação e Saúde. 2015; 13(Suppl. 2), 25-38. 3. Cotta RMM, Mendonça ET, Costa GD. Portfólios reflexivos: construindo competências para o trabalho no Sistema Único de Saúde. Revista Panamericana de Salud Pública, Washington. 2011; 30 (5):415-21. 4. Giroux H. Pedagogia crítica como projeto de profecia exemplar: cultura e política no novo milênio. In: Imbérnon F. (org.). A educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, p. 65-75. 5. Giroux H, Mclaren P. Linguagem, escola e subjetividade: elementos para um discurso pedagógico crítico. Educação e Realidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.