Roda de Conversa
362 | REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERÊNCIA | Autores: Rodrigo Jensen (Enfermeiro, Doutor, Professor Assistente Doutor, Universidade Estadual Paulista (UNESP), rjensen@fmb.unesp.br) ; Marli Teresinha Cassamassimo Duarte (Enfermeira, Doutora, Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP)) ; Rúbia de Aguiar Alencar (Enfermeira, Doutora, Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP)) ; Ilda de Godoy (Enfermeira, Doutora, Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP)) ; Regina Stella Spagnuolo (Enfermeira, Doutora, Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (UNESP)) |
Resumo: Introdução: O curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferecido desde 1985, apresenta duração mínima de quatro anos, carga horária de 5.070h, em período integral, com 30 vagas/ano. Visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais e considerando avaliações do Curso, Políticas Públicas e o perfil do egresso, foi iniciado em 2015 o processo de reestruturação curricular. Objetivos: Descrever resultados preliminares da reestruturação curricular do curso de graduação em enfermagem da Unesp. Descrição metodológica: Relato de experiência. O processo de reestruturação encontra-se em desenvolvimento e é conduzido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico em parceria ao Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp e coordenação do curso. Estratégias para diagnóstico inicial: avaliação discente e docente das disciplinas; avaliação externa; oficina com docentes, profissionais do cenário de prática e técnicos-administrativos; e oficina com discentes. Estratégias para a reestruturação curricular: fórum para sugerir e avaliar eixos de formação com docentes e discentes; e oficializado comissão em portaria. Resultados: Como resultado das estratégias de diagnóstico inicial foi possível delimitar, na visão docente e discente, propostas e ações de ajustes da grade curricular, rever o perfil do egresso e avaliar propostas pedagógicas utilizadas e organizacionais. A partir das estratégias de reestruturação curricular foram sugeridos três eixos: Estruturante e Integrador para a Enfermagem; Cuidado integral em saúde; e Administração e Gerenciamento em Saúde. Foram identificados núcleos de aprendizagem, temas essenciais e habilidades a serem ensinadas, agrupadas disciplinas por núcleos de aprendizagem e identificadas possibilidades interdisciplinares. Conclusão: Os resultados são preliminares e descrevem o processo. Possibilidades de formatos além do modelo tradicional, no caminho da interdisciplinaridade e uso de metodologias ativas, têm sido exploradas. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O compartilhamento desse processo pode apoiar escolas que debruçam-se às mesmas questões, apresentando formas de condução e métodos empregados. Descritores: Educação em enfermagem; Currículo; Ensino. |