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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 317

Roda de Conversa


317

AVALIAÇÃO FORMATIVA A PARTIR DO PORTFÓLIO E USO DO MOODLE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Marta Angélica Iossi Silva (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Luciane Sá de Andrade (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Maria das Graças Carvalho Ferriani (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP)

Resumo:
AVALIAÇÃO FORMATIVA A PARTIR DO PORTFÓLIO E USO DO MOODLE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Luciane Sá de Andrade* Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves** Maria das Graças Carvalho Ferriani*** Marta Angélica Iossi Silva**** Introdução. A avaliação formativa tem sido apontada como um modo de avaliação desejável na construção de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação do enfermeiro. Estudos apontam que a prova como único instrumento para avaliação é limitada para acompanhar o processo de apropriação destes conteúdos1. O portfólio caracteriza-se como um trabalho escrito em que o aluno registra seu percurso de aprendizagem, trazendo os diferentes conteúdos trabalhados, de forma reflexiva ao longo do processo formativo2. Escrever de forma elaborada, na direção da linguagem científica, é um dos pontos de maior dificuldade de estudantes universitários. Criar formas para que os graduandos escrevam, especialmente suas reflexões, sobre o que está sendo aprendido e vivenciado, é um dos eixos importantes do ensino de graduação, sendo que a escrita contribui para o aluno organizar suas ideias e reorientar seu processo de aprendizagem. Objetivo. Analisar a experiência de um grupo de docentes, que associam o portfólio e o ambiente virtual de aprendizagem - moodle, na disciplina "Promoção da Saúde na Educação Básica" oferecida aos alunos do segundo ano do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, por meio do qual é possível o uso de ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos e de administração e organização da disciplina, por meio da atividade "tarefa". Descrição Metodológica. O estudo fundamenta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, denominada "pesquisa do professor"3. Neste tipo de pesquisa um professor ou grupo de professores analisam sua própria prática, à luz da literatura científica sobre educação. Participaram do estudo as três docentes do quadro permanente de uma universidade pública e que são responsáveis pela disciplina no curso de graduação de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Resultados. Quanto à característica da avaliação, no portfólio eletrônico, o graduando precisa postar um registro escrito sobre sua experiência de aprendizagem para que o docente leia e lhe dê um feedback, também por escrito. Numa disciplina de 35 encontros semanais ao longo do ano, cada graduando deve produzir semanalmente um relato escrito de cada um destes encontros. O portfólio é combinado com o Ciclo Pedagógico, que é composto por quatro encontros semanais consecutivos, realizados na seguinte ordem: 1) Imersão em escola pública de educação básica com outros alunos e o professor; 2) Síntese Provisória, em que os alunos discutem as observações e elaboram, com a mediação do professor, uma questão de aprendizagem; 3) Busca na literatura científica para responder individualmente a questão de aprendizagem; 4) Nova Síntese e Avaliação do ciclo, em que cada aluno apresenta sua busca e constrói, com seus colegas e com a mediação do professor, uma resposta à questão de aprendizagem. O Ciclo Pedagógico é uma estratégia de ensino que tem os seguintes princípios básicos: a) colocar o aluno como sujeito ativo na construção do seu conhecimento; b) possibilitar a construção do conhecimento a partir da imersão na realidade, no caso, a escola de educação básica; c) valorizar o papel do professor, no sentido de que é ele quem ajuda o grupo de alunos a estabelecer ligações entre o conhecimento que está sendo construído e o conhecimento científico; d) organizar o ensino em grupos de até 14 alunos para possibilitar diálogos aprofundados sobre as temáticas discutidas. Cada grupo de até 14 alunos é acompanhado por um docente que é responsável por cada etapa do ciclo e que também recebe os relatos escritos via moodle. Nestes relatos são avaliadas as seguintes capacidades do aluno: de realizar um registro crítico-reflexivo, de articular conceitos interdisciplinares, de cumprir o compromisso de apresentar a tarefa dentro do prazo estabelecido, de escrever corretamente do ponto de vista ortográfico e gramatical, de evidenciar a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes relativos aos objetivos da disciplina em diálogo com a literatura científica da área. Considera-se que esta estratégia tem possibilitado que o docente avalie seus alunos quanto às capacidades de: a) compreender, numa perspectiva crítica, a promoção da saúde no contexto da educação básica; b) conhecer e analisar, a partir das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de atuação no campo da saúde; c) reconhecer o projeto político-pedagógico da escola de educação básica, no que se refere à articulação com a promoção em saúde; d) descrever e refletir sobre o planejamento, execução e avaliação das ações educativas voltadas à promoção da saúde na escola de educação básica, com ênfase nas metodologias ativas. Esta estratégia demanda para o professor, a leitura de cerca de 35 relatos de cada aluno, ao longo do ano, ou 420 relatos do grupo sob sua orientação, o que lhe dá uma visão aprofundada de como cada graduando articula sua experiência de formação expressando-a por meio do registro escrito. Para o feedback, o professor realiza inserções no texto escrito pelo aluno, no sentido de reconhecer a capacidade de reflexão, apontar temas para aprofundamento de estudo, realizar questionamentos que estimulem o aluno a prosseguir nos estudos, apontando apropriações dos conteúdos em direções equivocadas, quando necessário, além da capacidade crítico-reflexiva de cada aluno acerca da construção do seu conhecimento científico. Conclusão. Considerou-se que os recursos tecnológicos são importantes ferramentas auxiliares no processo ensino-aprendizagem e o portfólio associado ao moodle tem auxiliado no desenvolvimento da avaliação formativa, pois permite que o aluno envie seus registros para que o professor tenha acesso a estas produções por meio de qualquer computador conectado à internet. Além do suporte para que toda a documentação fique organizada, o moodle estabelece uma via de mão dupla entre cada aluno em particular e o professor, fortalecendo um canal de comunicação qualificada, além do espaço da aula. O portfólio, por sua vez, é um instrumento de avaliação que permite ao aluno exteriorizar seu processo de construção de conhecimento ao longo de ciclos pedagógicos e que levam a elaborações mais complexas sobre a realidade, em diálogo constante com o conhecimento científico. Implicações para a enfermagem. Um dos desafios para a enfermagem é criar instrumentos de avaliação formativos4 que abarquem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e que utilizem novas tecnologias de informação e comunicação e a experiência analisada pode contribuir para processos de avaliação na formação de enfermeiros. Referências 1. Zabala A. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed; 1998 2. Fortuna CM, et al. A produção de narrativas crítico-reflexivas nos portfólios de estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012; 46(2): 452-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200025&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200025. Acesso em 30.06.2016. 3. Ludke M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educ. Soc. [online]. 2001; 22(74): 77-96. Disponível em: . http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000100006. Acesso em 30.06.2016 4. Oliveira LB, et al. Estratégias de avaliação da aprendizagem aplicadas no ensino de graduação em Enfermagem no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería. 2015; 5(1): 57-62. Disponível em: http://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/151/. Acesso em 30.06.2016. Descritores: Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Aprendizagem Eixo 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem Área temática: 7. Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem