Comunicação coordenada
304 | CRITÉRIOS AVALIATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DE SUA DIVULGAÇÃO PARA OS DISCENTES | Autores: Pós-doutora Claudia de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Bolsista Capes/mestranda Uff Fernanda de Carvalho Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) ; Pós-doutora Geilsa Cavalcanti Soraia Valente (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF) |
Resumo: Introdução: a presente pesquisa teve por objeto de investigação a percepção de acadêmicos de enfermagem dos últimos períodos de graduação de uma instituição federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Justifica-se tendo em vista a escassez literária e pela oportunidade de se refletir acerca dos processos avaliativos realizados pelo docente. Objetivos: caracterizar o perfil de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro e discutir a percepção desses participantes em relação às formas de avaliação utilizadas pelo docente. Descrição metodológica: pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, aprovada pelo CEP HUAP/UFF 920.492, atendendo aos preceitos da Resolução 466/2012¹. Os participantes/cenário foram estudantes dos últimos períodos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2015, através de entrevista gravada e submetidos ao processo de análise temática². Resultados: dos 46 estudantes a maioria (40) pertence ao sexo feminino e faixa etária entre 18 e 25 anos (total de 35 estudantes). Do processo de análise temática emergiram: Tema 1: Percebendo a avaliação como algo importante e Tema 2: Percebendo a necessidade de maior clareza quanto aos critérios de avaliação. Conforme prerrogativas legais³ a avaliação é algo importante e indispensável sendo obrigatória a divulgação dos seus critérios antes do início das atividades pedagógicas. Conclusão: Verificou-se que o corpo discente reconhece a importância da avaliação, mas por outro lado, é apontada a necessidade de refletir junto ao corpo docente acerca da importância dos critérios avaliativos bem como da divulgação dos mesmos entre os estudantes. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: a presente pesquisa corrobora para reflexão acerca dos processos avaliativos realizados pelo docente de enfermagem e afins sensibilizando quanto à importância de se escolher um instrumento mais adequado e de publicizá-lo antes do início do processo de ensino. Descritores: educação superior; avaliação educacional; enfermagem. Referências: Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Minayo MC de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23ª.ed. Petrópolis(RJ): Vozes; 2004. Brasil, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília: 1996. |