Roda de Conversa
289 | AValiação formativa do processo de ensino e aprendizagem: FORTALEZAS E FRAGILIDADES | Autores: Maria Helena Ribeiro de Carvalho (Faculdade de Medicina de Enfermagem) ; Elza de Fátima Ribeiro Higa (Faculdade de Medicina de Enfermagem) ; Elane de Fátima Taipeiro (in Memorian) (Faculdade de Medicina de Enfermagem) ; Rinaldo Henrique Aguilar-da-silva (Faculdade de Medicina de Enfermagem) ; Silvia Franco da Rocha Tonhom5 (Faculdade de Medicina de Enfermagem) |
Resumo: AVALIAÇÃO FORMATIVA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ATIVA: FORTALEZAS E FRAGILIDADES Autores:Maria Helena Ribeiro de Carvalho1 Elza de Fátima Ribeiro Higa2 Elane de Fátima Taipeiro (in memorian)3 Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva4 Silvia Franco da Rocha Tonhom5 Introdução: a Faculdade de Medicina de Marília desenvolve o currículo integrado e orientado para o desenvolvimento de competência profissional, por meio da metodologia de aprendizagem ativa1. A 2ª série dos cursos está organizada em Unidade de Prática Profissional (UPP) 2,3,4 e Unidade Educacional Sistematizada (UES)2,3,4. A UPP, objeto deste estudo, desenvolve-se em dois cenários: o real - Unidade de Saúde da Família (USF) e o simulado - Laboratório de Prática Profissional (LPP) 2,3,4. Para avaliação, é utilizado o Formato cinco (F5)1, que se refere ao planejamento institucional dos cursos. Objetivos: descrever os pontos fortes e frágeis da UPP na visão dos estudantes. Método: pesquisa qualitativa analisada pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)5. A amostra foi intencional, constituída por 34 F5 preenchidos pelos estudantes da segunda série da UPP. Resultados: Os Pontos fortes e Pontos frágeis foram relacionados ao cenário real, simulado e de apoio a aprendizagem. Ressaltaram como um dos aspectos fortes entre tantos, que a UPP garante o contato com a prática desde o início do curso e que estão se capacitando para lidar com situações futuras sem que haja frustração e também que as visitas domiciliárias são o ponto alto da aprendizagem. Entre os pontos frágeis relataram que os grupos da UPP não realizam atividades homogêneas, que ficam muito tempo planejando sem de fato ter tempo de fazer as atividades. Considerações Finais: foi possível descrever os pontos fortes e frágeis da UPP na visão dos estudantes nos diferentes cenários o que permite a correção dos percursos educacionais durante o desenvolvimento da série e fornecem subsídios ao replanejamento para o próximo ano. Contribuições para a enfermagem: A avaliação formativa na Famema tem contribuído para reflexão e reformulação dos cursos de enfermagem e de medicina na Instituição durante o processo de aprendizagem. Descritores: Ensino, Metodologia Ativa de Aprendizagem, Avaliação formativa Referências 1. FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. (Famema). Caderno de avaliação: cursos de medicina e enfermagem / Faculdade de Medicina de Marília. Marília, 2015. 135 f. 2. FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. (Famema). Necessidades de saúde 2 e prática profissional 2: 2ª série dos cursos de medicina e enfermagem / Faculdade de Medicina de Marília. Marília, 2015. 27 f. 3. FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. (Famema). Projeto Pedagógico do Curso de Medicina / Faculdade de Medicina de Marília. Curso de Medicina. - Marília, 2014. 46 f. 4. FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. (Famema). Projeto pedagógico do Curso de Enfermagem / Faculdade de Medicina de Marília. - Marília, 2008. 52 f. ; 24,5cm. 5. Lefevre F, Lefevre A. M. C. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). 2ª Ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005 . |