Roda de Conversa
272 | AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM POR MEIO DO JURI SIMULADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Daniel Felippe Franco (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Joice Aparecida Sobral da Silva (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Leide Conceição Sanches (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Karin Rosa Persegona Ogradowski (Faculdades Pequeno Príncipe) ; Ivete Palmira Sanson Zagonel (Faculdades Pequeno Príncipe) |
Resumo: Trata-se de um relato da experiência ocorrida em uma Instituição de Ensino Superior sobre avaliação de competências em enfermagem por meio de um julgamento simulado, que envolveu o primeiro período da Graduação em Enfermagem. O objetivo deste relato é apontar o julgamento simulado como estratégia pedagógica ativa para estimular os alunos na participação mais efetiva dos conteúdos a serem trabalhados nas disciplinas de Ética e Bioética e Ciências Sociais, de forma integrada. Os discentes realizaram o julgamento simulado do "O Sistema Único de Saúde (SUS) e os determinantes sociais", com o intuito de compreender e conhecer o SUS e os indivíduos e as instituições que compõem o sistema. A proposta foi muito bem aceita pelos discentes, que assumiram imediatamente a liderança da atividade, após o direcionamento feito pelas docentes. A organização se deu em equipes, que assumiram os diferentes papéis como a equipe dos juízes, acusação, defesa, testemunhas de acusação, testemunhas de defesa e jurados. Cada equipe ficou responsável pelo desempenho de seu papel no julgamento, que ensejou o desenvolvimento de toda a pesquisa, seus próprios materiais para estudo a apresentação do caso conforme e o seu papel no júri. Também duas pessoas ficaram responsáveis pela montagem do roteiro do júri de juris reais, e no dia 16/06/2016 no auditório da faculdade ocorreu o júri simulado com a participação de todos. O julgamento simulado mostrou-se uma excelente estratégia para envolver todos os alunos, já que possibilitou, com base nas competências avaliadas (DCN), a participação, criatividade, interação, construção crítica de conceitos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, tomada de decisão e exercício de cidadania por todos os alunos do período. A avaliação final da estratégia pedagógica do julgamento simulado feita pelos alunos envolvidos foi positiva, e os objetivos foram alcançados, tendo em vista o entusiasmo e envolvimento de todos na tarefa. Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Educação Baseada em Competências. Eixo 1 - Processos de Avaliação na Formação de Qualidade em Enfermagem Área Temática - Práticas Avaliativas no Processo de Ensino-Aprendizagem 1. Acadêmico do 1º. Período de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP. E-mail: danielfelippe1968@hotmail.com. 2. Acadêmica do 1º. Período de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP 3. Socióloga, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Professora de Ciências Sociais e Integração Ensino e Comunidade da Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Junho de 2016, leide.sanches@fpp.edu.br. 4. Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da FPP. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FPP. 5.Enfermeira, Doutora. Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe. REFERÊNCIAS: KATIÚSCIA SAVARIS, P.; REBERTE, A.; BORTOLUZZI, M. C. Julgamento simulado como estratégia de ensino da ética médica. Rev bioét (Impr.) 2013; 21 (1): 150-7. GOSSENHEIMER, A. N.; CASTRO, M. S. de; CARNEIRO, M. L. F. Dinâmica de grupo "júri simulado virtual" em disciplina do curso de Farmácia. Novas Tecnologias na Educação. v. 12 n. 1. p. 1-10. 2014. MARTINS, S. N.; DIESEL, A.; DIESEL, D. O júri simulado como estratégia de ensino nas aulas de língua portuguesa e de educação física no ensino fundamental: um relato de experiências. Revista Educação, Cultura e Sociedade, ECS, Sinop/MT/Brasil, v. 5, n. 2, p. 182-196, jul./dez. 2015. |