Prêmio
269 | ENSINO SOBRE CUIDADO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA | Autores: Kátia Cristina Candido de Oliveira Santos (Universidade do Oeste Paulista) ; Gabriele da Silva Reis Pessoa, (Universidade do Oeste Paulista) ; Eduardo Fuzetto Cazañas (Enfermeiro,Mestre Docente da Graduação do Curso de Enfermagem) ; Paula Miralha Guimarães de Lima (Enfermeiro,Mestre Docente da Graduação do Curso de Enfermagem) ; Elaine Cristina Negri dos Santos. (Enfermeiro,Mestre Docente da Graduação do Curso de Enfermagem) |
Resumo: ENSINO SOBRE CUIDADO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Kátia Cristina Candido de Oliveira Santos1, Gabriele da Silva Reis Pessoa2, Eduardo Fuzetto Cazañas3, Paula Miralha Guimarães de Lima4, Elaine Cristina Negri dos Santos.5 Introdução: Nas últimas décadas o Sistema Único de Saúde (SUS) vem realizando ações almejando uma assistência mais qualificada, para isso utiliza a integralidade como um dos eixos norteadores.1 A palavra integralidade está cada vez mais empregada no cotidiano por representar um amplo campo de atuação por meio da promoção de saúde, prevenção de agravos, reabilitação e cura, tanto no âmbito individual como coletivo em todos os níveis de complexidade.2 Para atender aos desafios propostos pelo SUS, foi necessário que a compreensão da integralidade perpassasse por modificações profundas considerando o modelo de atenção à saúde. Atualmente propõe-se que para atender a esses desafios, é preciso privilegiar a Atenção Primária à Saúde (APS), consolidada por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Para transformar está proposta em realidade é necessária articulação entre os pontos de saúde que compõem a Rede, a utilização de modelos de gestão apropriados, qualificação profissional e readequação dos currículos dos cursos da área da saúde.Nesse sentido, fica explícito a importância da articulação entre os serviços de saúde, o qual por sua vez exige, uma inter-relação entre atividades dos profissionais de diferentes categorias.Como interdisciplinaridade é polissêmico e sua compreensão tem várias facetas.1,2 A interdisciplinaridade é uma postura que deve ser assumida e exercitada no trabalho em equipe, a partir de um sentimento de parceria, no qual considera a filosofia do sujeito.4 Entre as estratégias do Ministério da Educação e Ministério da Saúde, foi proposto em 2005 a Residência Multiprofissional em Saúde. Consciente dessa necessidade o Hospital Regional e a Universidade do Oeste Paulista localizados no município de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, iniciaram a primeira turma de Residentes Multiprofissionais em março de 2014. Diante dessas crescentes mudanças, faz-se necessário uma metodologia capaz de superar o paradigma da racionalidade técnica, pautado numa Pedagogia Liberal Tradicional a partir de um currículo flexineriano, para um currículo integrado e embasado pela Pedagogia Crítica, com a intenção de aprimorar novos padrões de aprendizado para discentes da área da saúde.1,4 Trata-se de uma formação ampliada e com conhecimento embasado em situações vivenciadas dentro da sua formação realística e cotidiana, o que possibilita uma ação conjunta de raciocínio clinico e execução de técnica com práticas realizadas em um ambiente que simula o dia-a-dia dos profissionais de saúde. Na intenção de utilizar um método de simulação coerente com as reais necessidades de saúde da população atendidas pelo SUS, em 2016 a Residência utilizou um método que foi criado e está em fase de pesquisa denominado Laboratório de Prática Simulada (LPS). Este método faz parte de um Programa de Extensão denominado "Cenários de Prática Profissional" - segundo Protocolo 00461/2014. Alguns relatos de experiência demonstraram que existia uma potencialidade neste método,4 tendo como material de pesquisa apenas dados empíricos através destes relatos, contemplados pela seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos residentes multiprofissionais e tutores sobre o método de ensino "Laboratório de Prática Simulada" sobre o cuidado interdisciplinar? Metodologia: Trata-se de um estudo de campo com abordagem quanti-qualitativa aprovado pelo CEP por meio do Parecer Número 1.508.897. Os sujeitos da pesquisa foram, 12 residentes das Residências Multiprofissionais, dos quais, três são enfermeiros, três farmacêuticos, três fisioterapeutas e três nutricionistas. Os dados quantitativos foram estruturados através de uma escala do tipo "Phrase Completion"5 que associa pontuação numérica e conceito, sendo de 0 a 3 muito pequena, 4 a 7 moderado e 8 a 10 muito grande. As questões elaboradas pelos próprios autores, tinham como objetivo analisar a satisfação dos residentes quanto aos aspectos de dramatização, organização, desenvolvimento discente e docente, interdisciplinaridade e avaliação geral, totalizando 34 variáveis. Após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) os dados quantitativos foram coletados ao final de cada encontro ocorrido entre os meses de maio e junho de 2016, totalizando seis encontros, sendo três situações simuladas denominadas de síntese provisória e três de fechamentos denominados de nova síntese. A coleta de dados na perspectiva qualitativa será realizada por meio de entrevista semiestruturada e gravada em áudio. A análise dos dados se dará por meio da Análise de Conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Resultados Parciais: Foram analisadas duas entre as 34 variáveis: satisfação sobre o método de simulação proposto oferecer um ambiente que proporcionou discussão e práticas interdisciplinares na síntese provisória com total de 36 avaliações (100%), a pontuação mínima de sete corresponde a 2,8%, oito a 11,1% e nove a 11,1%, máxima e moda de 10 (75%) e média de 9,58. Ao analisar a satisfação por conceito 97,2% escolheram a opção muito grande no que diz respeito a interdisciplinaridade no decorrer da síntese provisória. Satisfação geral sobre as situações simuladas (síntese provisória) com um total de 36 avaliações (100%), com pontuação mínima de oito (8,3%), nove (22,2%), máxima e moda de 10 (69,4%) e média de 9,61. Ao analisar a satisfação por conceito 100% escolheram a opção muito grande na avaliação geral sobre as situações simuladas ou sínteses provisórias. Discussão: A partir da análise dos resultados parciais o método de simulação Laboratório de Prática Simulada, demonstra grande potencial no ensino interdisciplinar de Residentes Multiprofissionais, no entanto, é necessário avançar na análise das demais variáveis, como coleta e análise de dados qualitativos com a intencionalidade de captar subjetividades, potencialidades e fragilidades numa perspectiva mais ampliada, assim como realizar novas pesquisas com outros grupos com o intuito de aumentar a amostra para enconrar maiores subsídios que possam indicar a eficácia do método para o ensino interdisciplinar e assim a proposição de sua expansão na Universidade e quiçá para outras instituições. Contribuições para enfermagem: O método proposto tem sua origem no ensino de graduação de enfermagem e ao verificar-se o potencial interdisciplinar, poderá ser proposto a outros cursos da área da saúde a fim de viabilizar um ensino com tais características para todos os envolvidos. Descritores: Comunicação Interdisciplinar; Internato não médico; Simulação de Paciente Eixo 1- Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem 1. Moraes, M. A. A., Marvulo, M. M. L., Braccialli, L. A. D., & Costa, M. C. G. O uso da simulação como estratégia avaliativa na graduação em saúde. Moraes MAA, Tonhom SFR, Hafner MLMB, Gomes R, organizadores. Avaliação nos Cursos de Medicina e Enfermagem: perspectivas e desafios. Curitiba: CRV, 143-158.(2012) 2. Macedo, L.M.; Martin, S.T.F.; Interdependência entre os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS): significado de integralidade apresentado por trabalhadores da Atenção Primária. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.51, pp. 647-660. Epub Sep 30, 2014. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0597. 3. Fazenda, I.C.A (org). O que é interdisciplinaridade? São Paulo (SP): Cortez, 2008. 4. Costa, N.L.; Cazañas, E.F. Relação interdisciplinar na formação do farmacêutico. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão: Anais eletrônicos. Presidente Prudente, 2014. Disponível em: . Acesso em 06 ago 2015. 5. Júnior, S.D.S.; Costa, F.J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion XVII SEMEAD Seminários em Administração outubro de 2014 |