Roda de Conversa
242 | SOBRE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA OS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Hayana Leal Barbosa (Faculdade de Tecnologia e Ciências) ; Keila Cristina Cristina Costa dos Santos (Faculdade de Tecnologia e Ciências) ; Antônio Carlos Estrela de Araujo (Faculdade de Tecnologia e Ciências) |
Resumo: O Suporte Básico de Vida (SBV) é definido como uma abordagem primária ao indivíduo que necessita de socorro. Para que seja exitosa, é preciso seguir de forma efetiva algumas etapas e manobras sequenciais. Esse trabalho narra uma atividade de SBV proposta e executada por docentes do curso de graduação em enfermagem, cuja finalidade foi criar situações de aprendizagens para além da sala de aula. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, no qual descreve as vivências de docentes e graduandos envolvidos na atividade intitulada Competições de Suporte Básico de Vida, realizada através de Minicurso, na IX Semana de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana-Bahia. O objetivo desse estudo é fazer uma breve reflexão das experiências vivenciadas pelos discentes durante a atividade acadêmica proposta, avaliando, sobretudo, o desempenho dos mesmos. O evento ocorreu entre os dias 17 a 19 de maio de 2016. A atividade contou com quatro momentos: o primeiro, planejamento; o segundo, estabelecimento das regras; o terceiro, execução da atividade através de Minicurso; e o quarto, confecção de um produto (tabela), que descreveu o desempenho dos discentes observados pelos docentes avaliadores. A partir dessas observações, identificamos fragilidades nas práticas desses graduandos. Daí a importância de se realizar projetos de aprendizagens como esse, que situem os estudantes nos fazeres de sua futura profissão, bem como, auxiliem os docentes nesse processo de mediação do conhecimento. O evento apresentou-se como uma experiência construtiva no cenário de ensino-aprendizagem, proporcionando aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos teórico-práticos. Para nós docentes, foi uma maneira de refletir sobre a atuação dos graduandos em situações que necessitem da identificação da PCR (parada cardiorrespiratória) e realização dos manejos da RCP. Essa experiência possuiu destacada relevância para o processo de qualificação dos futuros profissionais enfermeiros. DESCRITORES: Suporte básico de vida; Graduando em enfermagem; Atividade acadêmica. Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Área temática: Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem REFERÊNCIAS ACLS, suporte avançado de vida em cardiologia: emergência em cardiologia/Barbara Aehlert; [tradução de Bianca Tarrise da Fontoura], - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques das diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE. Guidelines for Cardiopulmonary Resuscition and Emergency Cardiovascular Care. International Consensus on Science Circulation. Texas, 2010. BOAVENTURA, A.P.; MIYADAHIRA, A.M.K.; SUGISAWA, A.H.R.; GONÇALVES, A.A.P.; NUNES, T.R. Suporte básico de vida para alunos do curso de graduação em enfermagem. J Health Sci Inst, São Paulo, n: 02, v. 28, p. 155-157, 2010. OLIVEIRA, S.S.; SANTOS, J.O.; ZEITOUN, S.S. Suporte básico de vida: avaliação do conhecimento dos graduandos de enfermagem. J Health Sci Inst, São Paulo, n: 01, v. 32, p. 53-58, 2014 SILVIA, D.V.; JESUS, A.P.S.; LIMA, A.A.; SANTOS, M.S.A.; ALVES, S.L. Conhecimento de graduandos em enfermagem sobre suporte básico de vida. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, n. 02, v. 29, p. 125-134, 2015. |