Comunicação coordenada
226 | AVALIAÇÃO SOBRE MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO POR MAPA CONCEITUAL NA EDUCAÇÃO PERMANENTE | Autores: Vivian do Prado Martins (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Rosangela Andrade Aukar de Camargo (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Letícia Lopes Dorneles (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Caroline Silva Morelato Coloni (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Fernanda do Santos Nogueira de Goes (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde pressupõe a problematização do contexto do trabalho pelos trabalhadores da equipe de saúde e usuários. Sua disseminação depende da formação de interlocutores que compreendam o processo pedagógico ancorado na ação-reflexão-ação, que tem por base o método ativo de aprendizagem. Entretanto para compreender o mesmo, se faz necessário retomar os conhecimentos prévios, de um contexto que tem historicamente a educação tradicional norteando o processo formativo. Com este propósito, os Mapas conceituais (MC) são ferramentas gráficas criativas que nos ajudam a refletir e criticamente compreender de maneira organizada uma situação, um contexto(1). Ele está fundamentado na aprendizagem significativa que busca em seus critérios: clareza dos conteúdos, valorizar o conhecimento prévio do indivíduo e promover avaliação criativa(2). Nesse sentido, possibilita uma aprendizagem significativa porque sistematiza e organiza de maneira concreta o conhecimento abstrato, tornando-se, portanto, uma ferramenta rica para avaliação do conhecimento. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo levantar o conhecimento prévio sobre do método tradicional de ensino a partir de mapas conceituais construídos por interlocutores de um Núcleo de Educação Permanente (NEP). MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, que utilizou como instrumento de coleta de dados o mapa conceitual, estruturado pelo programa de computador IHMC CmapTools(3). O estudo foi realizado no Departamento Regional da Saúde (DRS) de uma cidade no interior do Estado de São Paulo, em maio de 2016, durante atividade educativa para o empoderamento pedagógico do interlocutor do NEP. O universo do estudo foi constituído por 22 interlocutores do NEP regional. O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EERP-USP, atendendo às recomendações contidas na resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Numa primeira etapa, os participantes do estudo respondessem a um questionário constituído de informações demográficas e socioeconômicas, afim de caracterizarmos o perfil dos interlocutores presentes no encontro, participantes da pesquisa. Na segunda etapa, houve uma subdivisão dos participantes em 4 grupos, e foram convidados a elaborar um Mapa Conceitual a partir da questão norteadora: Como se desenvolve a aprendizagem do aluno no método tradicional de ensino? E das seguintes palavras-chave: Método Tradicional e Aprendizagem. Os participantes confeccionaram os MC em cartolinas e posteriormente foram transcritos para o programa IHMC CmapTools(3). Na terceira etapa, os participantes discutiram os resultados observados em todos os MCs, articulando a teoria às vivências, após leitura de texto indicado pelos pesquisadores. Para a análise dos dados coletados, foi utilizado um quadro síntese que elencou os termos utilizados e analisadas a partir do referencial consultado. RESULTADOS: O perfil do grupo é caracterizado por ser preponderante de mulheres com 81,8%, e apresenta uma diversidade na faixa etária, entre 20 a 65 anos; 50% são casados; em relação ao grau de instrução, 90,86% possui ensino superior; e 45,45% atua a menos de um ano como interlocutor da Educação Permanente em Saúde. São enfermeiros 63,63%, e 36,37% estão envolvidas em outras áreas. De modo geral, observamos, através dos Mapas Conceituais, que todos os grupos mostraram entendimentos similares acerca do Método Tradicional de Ensino. As informações compiladas no quadro síntese, foram comparadas com o referencial teórico de Libâneo(4). O autor subdivide a Metodologia Tradicional em 4 subtemas, tais como "Conteúdo de ensino", "Métodos", "Relacionamento professor-aluno" e "Pressupostos de aprendizagem"(4). No critério "conteúdo de ensino", os participantes trazem que a aprendizagem é centrada no conteúdo, com conteúdo prontos e fragmentados. Nos "métodos", o grupo traz que é composto por uma aprendizagem mecânica, na qual o aprendiz decora os conteúdos através da repetição. No "relacionamento professor-aluno", o grupo relata que o professor está em um papel autoritário, age de modo verticalizado, hierárquico, como um detentor do saber, e em contrapartida, o aluno é visto então como um sujeito acrítico, não contestador, passivo, expectador, e submisso aos professores. Por último, nos "pressupostos de aprendizagem", o grupo levanta que os educandos são vistos como seres vazios, e a aprendizagem baseia-se na transferência de informação, e mais uma vez na repetição de conceitos de forma mecanizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É notório que a construção do conhecimento coletivo deve ser alvo de discussão pelos trabalhadores da saúde como um potencial para melhorias do SUS e da assistência à população por meio da Educação Permanente. Vimos nesse trabalho, que a estratégia do Mapa Conceitual se mostrou útil tanto para um plano educativo, como para subsidiar uma avaliação diagnóstica. Isso deve-se porque o MC propicia, de forma clara e organizada, o registro das percepções e conhecimentos individuais ou de um grupo, sobre determinado assunto. Em suma, o estudo evidenciou que uma ação educativa vai muito além da construção de um conceito dentro de um grupo, ela deve ser compreendida como um ponto de partida pelo qual os trabalhadores iniciam um processo de busca ativa da transformação da práxis. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Os interlocutores do NEP, dentre eles podemos destacar os enfermeiros, possuem o papel de facilitadores do ensino e aprendizagem para o cotidiano do trabalho, fomentando as transformações das práticas laborais e soluções dos problemas do serviço por meio da educação permanente. Deste modo, a atividade desenvolvida com os interlocutores, propiciou uma visão reflexiva de sua responsabilidade de incorporar novos métodos que facilitem um processo participativo, reflexivo e transformador. Para assim, acontecer a aquisição de conhecimentos e habilidades que estimulem modificações positivas na atuação profissional e assistência à saúde. DESCRITORES: Aprendizagem; Educação Permanente; Enfermagem. EIXO 1 - Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem. ÁREA TEMÁTICA: Práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem. REFERÊNCIAS 1- Novak JD, Cañas AJ. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa 2010 jan-jun;5,(1),9-29. 2- Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Educational psychology: A cognitive view. 2. ed. Michigan: Holt, Rinehart and Winston; 1978. 3- Cãnas et al. IHCM CmapTools. Disponível em: . Acessado em: 03 de junho de 2016. 4- Libâneo JC. Tendências pedagógicas na prática escolar. In. Luckesi CC. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez; 2011. |