Comunicação coordenada
221 | AUTOAVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NAS SESSÕES DE TUTORIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. | Autores: Raquel Aparecida de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Izabel Cristina Ribeiro Saccomann (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Ruth Bernarda Riveros Jeneral (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) |
Resumo: AUTOAVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NAS SESSÕES DE TUTORIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. Raquel Aparecida de Oliveira1 Izabel Cristina Ribeiro Saccomann1 Ruth Bernarda Riveros Jeneral2 O Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da PUC/SP tem seu currículo orientado por competências e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Assim, este estudo teve como objetivos analisar a autoavaliação realizada pelos estudantes e tutores nas sessões de tutoria. Estudo descritivo, qualitativo e documental das 30 fichas de registro utilizadas no fechamento das tutorias do 2º ano do Módulo Adulto. Foram analisadas as competências: conhecimento, atitude e habilidade. Quanto ao conhecimento, os alunos apontam suas dificuldades e especificam os conteúdos e a preocupação com a profundidade dos estudos; as atitudes, os alunos expressam a responsabilidade com o próprio aprendizado e com o grupo, suas potencialidades e dificuldades; as habilidades, fazer o mapa conceitual, desempenhar a função de coordenador e secretário são dificuldades citadas. As metas nem sempre são apontadas. Os tutores apontam as potencialidades e as dificuldades dos alunos com reforço positivo, mas falta clareza dos comportamentos nos quais o aluno pode melhorar. A autoavaliação contínua nas tutorias auxilia os alunos a identificarem seus pontos fortes e fracos, a repensar os resultados de suas próprias ações; a perceber suas necessidades individuais de aprendizagem e elaborar um plano para superar as dificuldades. Palavras chaves: autoavaliação, avaliação educacional, aprendizagem baseada em problemas Eixo 1 - Processo de avaliação na formação de qualidade na enfermagem Área Temática: Práticas Avaliativas no processo ensino-aprendizagem Referências: 1. Freire P. Educação como prática de liberdade. 29ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2006. 2. Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 2011, 32(1): 25-40. 3. Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública, 2004; 20(3):780-788. 4. Perrenoud P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Art-Med; 1999. 1. Professor, Doutor, Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP 2. Professor, Mestre, Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP e-mail para contato: raoliveira@pucsp.br |