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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 213

Roda de Conversa


213

PORTFÓLIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM

Autores:
Lidia Dalgallo Zarpellon (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Marlene Harger Zimmermann (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Eldeni Lorena Eichelbaum (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Ianka do Amaral (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Geovane Menezes Lourenço (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Estágio Supervisionado em Enfermagem se configura em atividade teórico-prática que mantém laços com os demais componentes curriculares do curso no intuito de desenvolver a totalidade das ações curriculares e estabelecer vínculos com instituições de saúde, fomentando assim a formação de um enfermeiro reflexivo e crítico, propenso a enfrentar as desventuras recorrentes em sua prática. O portfólio configura-se em metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação utilizada de forma articulada para o curso de graduação de Enfermagem, em um contexto prático e teórico, cujo propósito é promover o aprendizado. OBJETIVO: Analisar a experiência da construção de portfólio como instrumento de avaliação do Estágio Supervisionado em Enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Abordagem qualitativa, descrita por relato de experiência, no ano de 2015 durante o acompanhamento dos acadêmicos da 4ª. série do Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pr. RESULTADOS: Analisou-se 10 portfólios, construídos individualmente, como processo de ensino-aprendizagem ativo, cujo enfoque metodológico se baseia na comunicação dialógica entre os diferentes sujeitos. Proporcionou a busca ativa e crítica das informações, estimulou a geração novas ideias. O processo de construção e sua avaliação ao longo do semestre evidenciou gradativamente, a capacidade de relacionar conteúdos e discutir criticamente. CONCLUSÃO: Portfólio é um instrumento de avaliação que permite aos acadêmicos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. São, participantes ativos da avaliação selecionando as melhores amostras do seu trabalho para incluí-las no portfólio. Escrever um portfólio consiste em exercitar a memória, reviver o vivido em um processo de aprendizagem. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Ao compartilhar essas reflexões, espera-se evidenciar que a elaboração do portfólio, no último ano da graduação em Enfermagem, é uma oportunidade singular para avaliar a sua trajetória como estagiário, ao mesmo tempo em que reflete sobre a postura do enfermeiro.