Roda de Conversa
195 | EU DISCENTE COMO AGENTE DE MUDANÇAS | Autores: Liliane Ribeiro Trindade (Universidade Federal de Santa Maria) ; Rosangela Marion da Silva (Universidade Federal de Santa Maria) ; Carmem Lúcia Colomé Beck (Universidade Federal de Santa Maria) ; Francine Cassol Prestes (Universidade Federal de Santa Maria) ; Maiara Leal da Trindade (Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo: Introdução: A partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, concretizou-se, em 7/8/2001, o Parecer 1133 do CNE/CES1, que veio reforçar a necessidade da articulação entre Educação Superior e Saúde, objetivando a formação geral e específica dos egressos/ profissionais, com ênfase na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Após esse Parecer, foi aprovada a Resolução CNE/CES Nº 03 de 7/11/2001, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF).2 Diante disso, as instituições formadoras foram impulsionadas a desenvolver modificações no processo de formação e na maneira como se relacionavam com a sociedade e iniciou-se então um movimento de reformas curriculares que se sucederam na última década. Assim, implementar mudanças em um curso visa adequar a formação profissional à diversidade e complexidade do mundo contemporâneo, e implica no enfrentamento de desafios como o afastamento das práticas de ensino centrado no professor para as atividades de aprendizagem centradas no discente; na superação do modelo disciplinar fragmentado para a construção de um currículo integrado; na substituição da teoria ministrada de forma isolada, antecedendo a prática, para a articulação teoria/prática; no abandono da concepção de saúde como ausência de doença para a concepção de saúde enquanto condições de vida; na mudança da concepção de avaliação como processo punitivo para a de avaliação como instrumento de (re)definição de paradigmas.3 Neste sentido, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) coloca-se como forma de apontar os objetivos de um curso e nortear estratégias de coordenação das ações dos diversos sujeitos envolvidos no processo educativo, um instrumento de integração.(4) Objetivo: relatar uma experiência, resultado de um projeto de intervenção que foi realizado com discentes do Curso de Enfermagem de uma instituição pública que teve como objetivo sensibilizar o discente para sua responsabilidade como agente de mudanças na implantação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Descrição metodológica: trata-se de um relato de experiência, a proposta consistiu na realização de uma reunião com discentes do curso, com o critério de participação estar regularmente matriculado no curso. Inicialmente foi estabelecido o objetivo-contrato do grupo como informações sobre o tempo de duração (2h) e a finalidade da atividade no acompanhamento da implantação do PPC. Participaram 20 estudantes do primeiro, segundo, terceiro, quinto e sétimo semestres. Apresentada a proposta, os estudantes foram convidados a formar três grupos de tal forma que houvesse a miscelânea entre os semestres. A partir da formação de 3 grupos, apresentou-se como questões para debate: Como o curso contribui para minha formação? Como eu contribuo para o curso? Para elaborar as respostas do primeiro questionamento, o grupo foi convidado a procurar imagens, palavras em revistas a fim de elaborar uma resposta. Foi disponibilizado tesouras, papel pardo, canetas coloridas e cola branca. Após um período de 20 minutos, solicitou-se aos grupos a apresentação das respostas. Para a segunda questão, o grupo foi convidado a escrever em tarjeta uma palavra para responder a pergunta. Resultados: as palavras escolhidas para responder o primeiro questionamento foram: atitude, educação, conhecer o novo, identidade, rede, ativo, você no foco, ensinando, liberdade, professor, equilíbrio, trabalho em grupo. Para a segunda questão emergiram as palavras: dedicação, questionando, coleguismo, dedicação, responsabilidade, buscando. Durante as apresentações, a docente coordenadora da proposta instigava os estudantes para a reflexão no intuito de fomentar o debate sobre a responsabilidade do discente enquanto agente de mudanças. Ao final, foi solicitada a avaliação da atividade. Os discentes avaliaram positivamente a proposta, relatando que esse também é um momento de compartilhamento de ideias e de experiências com os estudantes de outros semestres do curso. Emergiu da atividade a sugestão da inserção dos docentes na proposta. A partir disso, evidencia-se que o Projeto Pedagógico de cada escola/curso, apreendido como processual, deve ser coletivamente construído, gerando envolvimento e comprometimento de docentes, discentes, técnico-administrativos, profissionais dos serviços, administradores de instituições de ensino, serviços de saúde e usuários desses serviços, o que minimiza as resistências e possibilita a programação conjunta de ações que possam despertar para o delineamento de propostas e retroalimentação do processo, mudança ou reafirmação de paradigmas como condições para a construção da situação pretendida.5 Nesse processo de construção coletiva, é essencial apostar no discente como sujeito do processo ensino-aprendizagem, articular teoria/prática, diversificar os cenários de aprendizagem, indissocializar ensino/pesquisa/extensão, incorporar a interdisciplinaridade, flexibilizar a organização do curso e utilizar metodologias ativas.3 Considerações finais: Dessa forma, apesar do reduzido quantitativo na participação dos discentes, considera-se que a experiência foi muito proveitosa, pois mobilizou o grupo que participou, incentivando-os para a criatividade, o trabalho em grupo, exercitou a escuta e o respeito as ideias, elementos importantes quando se pensa em mudanças. Por fim, ressalta-se que a avaliação do PPC ocorrerá semestralmente com os discentes, com previsão de término em 2019. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: Entende-se que incentivar o discente para a busca pelo conhecimento desenvolve o comprometimento e a responsabilidade, elementos importantes para que se consiga efetivar mudanças. Espera-se que essa atividade possa contribuir para a formação dos futuros profissionais de enfermagem. |