Comunicação coordenada
167 | USO DE PLATAFORMA ELETRÔNICA COMO RECURSO PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM | Autores: Priscila Meyenberg Cunha Sade (Universidade Federal do Paraná) ; Aida Maris Peres (Universidade Federal do Paraná) ; Tatiana Brusamarello (Universidade Federal do Paraná) ; Daniele Potrich Lima Zago (Universidade Federal do Paraná) ; Sabrina Corrêa Koch (Universidade Federal do Paraná) |
Resumo: Introdução: Embora tenham ocorrido avanços relacionados à avaliação de ações de Educação Permanente em Saúde no cenário nacional, pouco tem sido aplicado na prática de profissionais de enfermagem de organizações hospitalares, dado a baixa oferta de pesquisas e publicações sobre o tema.(1-2) Na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde a avaliação é uma dimensão que ainda precisa ser desenvolvida de forma ordenada.(3) Avaliar ações educativas no contexto organizacional sempre envolve algum tipo de coleta de dados, utilizado para emitir um juízo de valor, que para tanto requer o uso de instrumentos adequados e, principalmente, validados. Estes instrumentos podem ser questionários, os quais têm a possibilidade de aplicação de forma eletrônica, por meio de um sistema de informação, recurso cada vez mais utilizado, uma vez que permite alimentação automática de banco de dados, eliminando a etapa de digitação das informações coletadas e os erros decorrentes da mesma.(4) Objetivo: Descrever a utilização de uma plataforma eletrônica para customização, cadastramento e aplicação piloto de um questionário para avaliação do impacto de ações de educação permanente no desempenho de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo descritivo que tem por finalidade observar, descrever e documentar os aspectos de uma dada situação(5), no caso desta pesquisa o uso de uma plataforma eletrônica para customização, cadastramento e aplicação de um questionário já validado(4). A customização (layout, cores, tamanho e estilo da fonte) e o cadastramento dos dados de identificação dos participantes (sexo, idade, tempo de formação, nível de escolaridade, tempo de atuação no hospital, unidade em que trabalha), bem como das 13 questões validadas do questionário relacionadas ao impacto das ações de educação permanente, que possuem a finalidade de avaliar a influência exercida por essas ações sobre o desempenho global, as atitudes e a motivação do profissional de enfermagem, ocorreram no mês de maio de 2016. Já a aplicação piloto aconteceu na primeira quinzena do mês de junho de 2016 em cinco setores de um hospital de ensino no período vespertino com o uso de dois tablets. Destaca-se que este estudo encontra-se de acordo com as diretrizes e as normas éticas da pesquisa que envolve seres humanos. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de um hospital de ensino do Sul do Brasil. A permissão foi concedida no dia 09 de novembro de 2015, sob os números de parecer: 1.314.240 e de Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 50115515.8.0000.0096. Resultados: A plataforma eletrônica permitiu o cadastramento do questionário de forma customizada e atrativa, bem como sua aplicação com uso de aplicativo em tablets, sem a necessidade de conexão com a internet. Para validação deste recurso, utilizou-se como piloto abordar 75 profissionais de enfermagem de um hospital de ensino, destes 49 (65,3%) responderam ao questionário de avaliação de impacto das ações de educação permanente. O tempo de preenchimento variou entre 3 e 15 minutos, com média de 8 minutos. Os dados dos questionários foram armazenados na plataforma de maneira segura, transmitidos em sua totalidade para um banco de dados assim que o tablet foi conectado à internet e tabulados automaticamente. Com isto foi possível analisar as repostas imediatamente após a coleta e gerar dois tipos de relatórios: um no formato de planilha no Programa Microsoft Excel® e outro descritivo contendo gráficos. Conclusão: Pode-se inferir que a aplicação do questionário com o recurso do tablet proporcionou conforto aos participantes e segurança para os pesquisadores. Conforto em razão da facilidade e da forma dinâmica que os participantes responderam ao questionário, uma vez que o mesmo possuía apresentação agradável e o tablet opera por tecnologia touchscreen. Segurança aos pesquisadores em função do registro e armazenamento dos dados coletados serem realizados automaticamente na plataforma eletrônica. Destaca-se que os resultados preliminares confirmam que a plataforma pode ser utilizada para a finalidade proposta, como recurso para avaliação do impacto das ações de educação permanente em enfermagem. No entanto, é necessário realizar campanhas de sensibilização junto aos participantes e suas chefias para que estes compreendam a importância de responderem aos questionários. Contribuições para a Enfermagem: O uso de plataformas eletrônicas como ferramenta para coleta de dados na avaliação de ações de educação permanente em enfermagem revela-se estratégica e fundamental, uma vez que otimiza o uso de recursos materiais, tempo e trabalho. Além de evitar o desperdício de papéis, permite agrupar rapidamente resultados sem a necessidade de tabular os dados e, principalmente, facilitar a elaboração de um relatório descritivo com a indicação de medidas a serem adotadas pela organização para melhorar as ações educativas, com vistas a produzir transformações nas práticas e nos contextos de trabalho dos profissionais de enfermagem. Descritores: Educação Continuada, Sistema de informação, Enfermagem, Pesquisa de avaliação em enfermagem. Referências: 1. Otrenti E, Mira VL, Bucchi SM, Borges-Andrade JE. Evaluation of formal educational processes for healthcare professionals. Invest Educ Enferm [Internet]. 2014 Oct [cited 2016 June 29]; 32(1):103-111. Available from: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/18575/16345 2. Bastos LFL, Ciampone MHT, Mira VL. Evaluación de apoyo a la transferencia de la formación y el impacto en la práctica de las enfermeras. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2013 Dec [cited 2016 June 29]; 21(6): 1274-1281. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692013000601274&lng=en 3. Davini MC. Enfoques, problemas e perspectivas na educação permanente dos recursos humanos de saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Brasília; 2009 [citado 2016 Jun 29]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf 4. Abbad GS, Mourão L, Meneses PPM, Zerbini T, Borges-Andrade JE, Vilas-Boas. Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2012. p.300 5. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2011. p.670 |