Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 163

Roda de Conversa


163

COMPONENTES CURRICULARES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOS INSUCESSOS

Autores:
Maria de Lourdes de Farias Pontes (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) ; Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) ; Wilma Dias de Fontes Pereira (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) ; César Cavalcanti Silva (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) ; Erika Simone Guedes de Andrade (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)

Resumo:
Os eventos vinculados à ocorrência de insucessos nas Instituições de Ensino Superior tem sido uma problemática que exige medidas intervencionistas a ser construídas por toda a comunidade acadêmica. O presente estudo objetivou analisar os indicadores de insucessos do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, no período 2010 a 2015. Bem como, identificar os componentes da matriz curricular com maiores índices de insucessos por período letivo. Para tanto se desenvolveu estudo observacional, exploratório do tipo ecológico, a partir de informações contidas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA UFPB) referentes aos períodos letivos de 2010 a 2015. Os dados foram coletados em junho de 2016, orientado por um formulário estruturado, e analisados segundo cálculo de medidas de frequência. Observou-se, no espaço temporal estudado, os insucessos (reprovação, reprovação por falta, trancamento e cancelamento) é um evento significativo no núcleo básico do curso. Sendo os componentes curriculares: Histologia I (226), Estatística Vital (207), Biologia Celular (196), Anatomia I (175), representando uma frequência de 804 (53,5 %). Já no Núcleo Complementar a ocorrência dos eventos de insucessos é menos expressiva; com destaque para os componentes curriculares: Embriologia I (60); Seminário Integrador IV (24); Seminário Integrador V e Enfermagem na Atenção da Saúde da Criança e Adolescente I (23), representando neste núcleo 52% das ocorrências. Os resultados sugerem a necessidade de investigações dos fatores contribuintes para a ocorrência de insucessos nos referidos componentes curriculares, destacando-se os aspectos associados ao processo de ensino. Além disto, apontam para a implementação de ações que envolvam a comunidade acadêmica.