Comunicação coordenada
149 | AVALIAÇÃO CONSCIENTIZADORA: UM NOVO CAMINHO A SER TRILHADO PELA ENFERMAGEM | Autores: Marta Lenise do Prado (UFSC) ; Mariely Carmelina Bernardi Fornari (UFSC) ; Silvana Silveira Kempfer (UFSC) ; Saionara Nunes de Oliveira (UFSC) ; Aline Massaroli (UFSC) |
Resumo: Introdução: No processo de aprendizagem, quando a primeira aproximação do homem com o mundo ocorre de forma espontânea, sua posição é ingênua e a experiência da realidade está relacionada ao que é dado, ao que se apresenta a ele no mundo. A conscientização implica a transcendência da esfera espontânea, que apreende os fatos a partir das vivências, para o momento em que o sujeito alcança a esfera crítica, na qual a realidade se apresenta como objeto cognoscível e o homem toma sua posição epistemológica1. A avaliação se constitui em uma prática intrínseca ao processo de formação, em que professores e estudantes têm a oportunidade de aprender e ensinar ao mesmo tempo, de maneira contínua, com vistas à conscientização. Objetivo: Reconhecer o movimento de conscientização de professores e estudantes de enfermagem a partir da avaliação realizada por meio do portfólio. Descrição metodológica: Estudo de caso do tipo etnográfico. Participaram do estudo 5 professores e 10 estudantes, que vivenciaram o movimento da avaliação por meio do portfólio do estudante. De março a setembro de 2014, na disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional, de um Curso de graduação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, os dados foram coletados. por meio das seguintes fontes: documentos da disciplina (cronograma, plano de ensino, orientações gerais das atividades previstas, instrumento para avaliação do portfólio) e 30 portfólios dos estudantes; 56 observações participantes em diferentes cenários de aprendizagem, com duração entre 60 e 360 minutos, totalizando em 191 horas de observação; quatro vídeos gravados durante a elaboração e avaliação dos portfólios por 1 estudante e 3 professores; e 13 entrevistas abertas com professores e 30 com estudantes. As entrevistas foram realizadas em três momentos distintos com cada um dos participantes (no início da disciplina, após avaliação do primeiro portfólio e após divulgação das notas ao final do semestre). As entrevistas foram agendadas previamente e realizadas em ambiente privativo em comum acordo com os entrevistados. A duração das entrevistas foi entre 3,37" até 1:01,33". Os dados foram salvos em documentos do Microsoft Word, versão 2010, e transferidos para o software Atlas.ti® para a organização e os procedimentos de análise dos dados, seguiram as etapas de leitura exaustiva, codificação e categorização. No processo de análise, a triangulação de dados foi realizada com fundamentação teórica sobre o tema, na busca por descobertas sobre o estudo, conforme orientações de André (2005). O presente estudo integra o macro projeto intitulado "A Prática crítico-reflexiva e criativa na formação em Enfermagem", aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no dia 30 de maio de 2011, por meio do processo 1941 e Folha de Rosto (FR) 419147. Resultados: Os resultados foram organizados em tres temáticas: (a) Caminhando em direção à conscientização através da avaliação dos estudantes realizada por meio do portfólio: A conscientização, promovida pela avaliação da aprendizagem realizada por meio do portfólio, destaca-se entre os professores deste estudo. Sendo que, aqueles que já possuíam experiências com o uso do portfólio pareciam mais envolvidos do que aqueles professores que nunca tiveram esta experiência. No decorrer da disciplina foi possível constatar que os estudantes também perceberam que as sugestões/críticas realizadas quanto a metodologia da disciplina no primeiro portfólio, foram acatadas pelos professores. Além disso, perceberam o esforço dos professores para que todos compreendessem os conteúdos. Para os estudantes, pensar e escrever sobre as experiências ajuda a esclarecer pensamentos e sentimentos, o que não ocorre quando o sujeito apenas vivencia uma prática sem olhar para o processo. Assim, a reflexão expõe o estudante para as possibilidades de uma aprendizagem significativa, que não é derivada de livros, mas da compreensão da própria experiência de sua aprendizagem2. (b) A conscientização como último estágio da consciência: a um passo da liberdade: Os estudantes conscientes interpretam os fatos e reelaboram sua perspectiva sobre o processo de formação na enfermagem, sentem-se integrantes do universo acadêmico e profissional, preocupam-se com o seu aprendizado e, acima de tudo, buscam qualificá-lo a partir de sua experiência. Ser consciente e implicar-se durante o processo de formação é um desafio para professores e estudantes. É um movimento que exige interesse e dedicação de ambas as partes, no sentido de fazer com que os envolvidos se sintam sensibilizados sobre a importância de aprender e mediar o processo de aprendizagem de forma contínua e dialógica. (c) Promovendo a avaliação conscientizadora com professores e estudantes de enfermagem: caminho para uma aprendizagem significativa: A avaliação realizada por meio do portfólio auxilia no processo de conscientização. A conscientização gerada durante o processo de avaliação faz com que o sujeito se sinta parte do mundo, com capacidade de se transformar e transformar o mundo a sua volta. A avaliação conscientizadora com professores e estudantes de enfermagem surge a partir do contexto como possibilidade de transformar e contribuir para uma aprendizagem significativa. Quando o estudante utiliza o portfólio no processo de formação, o importante não é a ferramenta em si, mas o que foi possível aprender durante sua elaboração, a consciência relacionada ao progresso e regresso no decorrer do tempo3. Neste sentido, é possível afirmar que a conscientização foi identificada em professores e estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem com a utilização do portfólio, contudo, percebe-se que a compreensão sobre a avaliação do mesmo continua sendo um desafio. Uma avaliação conscientizadora, precisa contribuir para a compreensão do estudante de que as competências esperadas (conhecimento, habilidade e atitude) frente ao perfil profissional são construídas de modo gradativo ao longo de seu processo de formação inicial e, até mesmo ao longo da vida. Para isso se faz necessário que cada estudante tenha clareza das mesmas e, ao longo do processo pedagógico (aí incluída a avaliação), possa identificar o que já foi adquirido e o que precisa conquistar, mediado pelo professor. Conclusão: Professores e estudantes apresentam níveis de conscientização que emergem a partir da avaliação do portfólio durante o processo de ensino-aprendizagem. Quando a ação, a reflexão e o conhecimento são mediados por um ser consciente no mundo - o professor, de maneira contínua, existe a possibilidade de instigar outro ser - o estudante, à conscientização e consequentemente à transformação da realidade. Assim, quando o sujeito percebe que atinge um nível de conscientização sobre algo, o sentimento de ser e estar se construindo constantemente no mundo pode fazer com que o mesmo se sinta livre e capaz de buscar e encarar novos desafios. Contribuições para a Enfermagem: Ao aproximar a avaliação por meio portfólio com a proposta de conscientização de Freire, percebe-se a ocorrência de um movimento de transformação no âmbito da educação em enfermagem, que se volta para o interesse de um aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Referências: 1. Freire P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3a ed. São Paulo: Cortez e Moraes; 1979. 2. Joshi MK, Gupta P, Singh T. Portfolio-based learning and assessment, Indian Pediatrics [Internet]. 2015 Mar [citado em 11 maio 2015]; 52(2). Disponível em: http://www.indianpediatrics.net/mar2015/231.pdf 3. Vagula E, Torres PL, Behrens MA. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: o uso do portfólio como técnica avaliativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas [Internet]. 2015 Jan [citado em 8 janeiro 2016];16(1);35-40. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/humanas/article/view/340/317 Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Avaliação Educacional, Conscientização. |