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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 136

Comunicação coordenada


136

CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Adriana Avanzi Marques Pinto (Universidade Estadual Paulista campus de Botucatu) ; Maria José Sanches Marin (Faculdade de Medicina de Marilia) ; Suelen Beatriz Alonso Deponti Alves (Faculdade de Medicina de Marilia) ; Cassia Regina Fernandes Biffe Peres (Faculdade de Medicina de Marilia)

Resumo:
Introdução: O crescente avanço tecnológico e científico exige dos profissionais a habilidade de se apropriar de forma rápida e dinâmica do conhecimento produzido, além de manter um olhar crítico sobre a realidade que atua, com vistas à sua transformação. A pesquisa é um instrumento importante e indispensável no processo de trabalho do enfermeiro. Consiste uma estratégia essencial para a formação do conhecimento, uma vez que as teorias e práticas geradas a partir da pesquisa em Enfermagem são fundamentais para o estabelecimento de uma base científica que assegure a qualidade do cuidado e a credibilidade profissional1. A pesquisa enquanto princípio educativo e científico é compreendida como a mola mestra da formação acadêmica, sendo que o maior desafio das universidades é introduzi-la nas atividades de séries iniciais como mediadora do processo didático-pedagógico e da produção de conhecimento2. Para a conclusão dos cursos de graduação no Brasil o TCC é constituído um requisito obrigatório e indispensável, devendo ser realizado sob orientação docente3. Na elaboração de um trabalho científico espera-se que o estudante avance na produção do conhecimento, de forma a tornar evidente um conhecimento ainda não produzido, frente a isso, passa-se a exigir nos cursos de formação profissional a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seguindo o raciocínio cientifico. Por meio da pesquisa desenvolve-se a capacidade de indagar a realidade, de levantar e transformar questões em processo de investigação e de articular as dúvidas com a formulação de respostas, construindo, assim, a possibilidade de autonomia. Com o foco em conhecer os trabalhos desenvolvidos por um curso de Enfermagem, este estudo, tem como questionamento quais as temáticas que vem sendo trabalhadas nos TCCs? Quais os tipos de estudos que são desenvolvidos? As etapas do método cientifico vêm sendo seguidas? Partindo da relevância da produção científica para a formação profissional considera-se necessária a verificação sistematizada de como esses trabalhos são desenvolvidos. Objetivo: Caracterizar os trabalhos de conclusão de curso quanto as temáticas e as etapas do método científico. Método: Estudo documental, retrospectivo e descritivo realizado a partir da análise dos TCC finalizados nos anos de 2013 a 2015 em um curso de enfermagem de uma instituição pública localizada no interior do estado de São Paulo. Tal instituição conta com 40 vagas anuais. Em 2000 o Curso de Enfermagem inseriu o TCC na quarta série de graduação. A partir de 2005, o TCC passou a ser desenvolvido em dois anos com início na terceira série, que tem como proposta de trabalho a estruturação do projeto de pesquisa (introdução, objetivos, metodologia, busca e compilação das fontes com fichamento e coleta de dados) e para a quarta série a análise dos dados e redação final da pesquisa4. O desenvolvimento do TCC ocorre efetivamente a partir da terceira série do curso, sendo que cada estudante é acompanhado por um orientador que pode ser um docente ou um profissional da rede de serviços parceiros da instituição, com a obrigatoriedade de ter titulação mínima de mestre4. A amostra foi constituída pela totalidade dos TCC produzidos pelos egressos dos anos de 2013, 2014 e 2015, ou seja, 81 trabalhos. Para a coleta de dados elaborou se um roteiro contendo o título e as etapas do método científico. O estudo contou com a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número: 047258/2016 e CAAE: 56384016.6.0000.5413: Resultados: Os TCC foram construídos nas seguintes temáticas: saúde materna 11(13,6%); saúde da criança 10 (12,3%); saúde mental 8 (9,9%); saúde do idoso 7 (8,6%); saúde da mulher 6 (7,4%); aleitamento materno 5 (6,2%); doenças crônicas não transmissíveis 4 (4,9%), entre outras temáticas que surgiram em menor proporção como acidentes com material perfuro-cortante, saúde do adolescente, urgência e emergência, gestão e avaliação da atenção básica, doenças infectocontagiosas, ensino e métodos ativos de aprendizagem. Dos orientadores, 50 (61,7%) são doutores e 72 (87,8%) docentes da instituição. A maioria dos orientadores são enfermeiros, no entanto, 8 (9,9%) trabalhos foram orientados por biólogo e nutricionista. Quanto a estrutura do trabalho, todos apresentaram o resumo, seguido dos descritores; a questão de pesquisa foi explicitada por 36 (44,4%) TCC; o objetivo geral é descrito em todos os TCC e 27 (33,3%) também apresentam os objetivos específicos. Quanto ao tipo de estudo, 27(33,3%) foram desenvolvidos na modalidade quantitativa, a maioria deles no formato descritivo, 23 (28,4%) foram estudo qualitativos, 26 (32,1%) foram realizados estudos de revisão da literatura, sendo que 8 (9,9%) especificaram que se trata de revisão integrativa, além de estudos realizados com testes laboratoriais e associando as modalidades qualitativas e quantitativas. A totalidade descreve o local, um estudo não descreve a população e a totalidade dos estudos de campo foram submetidos ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos. Dois estudos (2,5%) não descrevem no método a forma de análise dos dados. Nos resultados, seis (7,4%) não apresentam a caracterização dos participantes. As referências são apresentadas no formato Vancouver ou ABNT e em média, 51,4% são dos últimos cinco anos, sendo que o mínimo e o máximo de referências dos últimos cinco anos foi de 5% e 94,1%, respectivamente. Considerações finais: Observa-se que os TCC, em grande parte, acompanham as orientações de construção do trabalho científico, no entanto, alguns aspectos ainda precisam ser reforçados e melhor analisados, principalmente em relação às modalidades, uma vez que a pesquisa qualitativa vem sendo bastante utilizada e, porém, mesmo que construída de forma descritiva, reveste-se de grande complexidade para um estudante de graduação, sendo necessário a definição clara da finalidade do TCC. Reconhece-se que a titulação de doutor da maioria dos orientadores se constitui em uma fortaleza. A participação dos profissionais dos serviços parceiros, embora não tenha a dimensão da possibilidade de qualificação do processo, pode ser compreendido como um aspecto que reforça a integração ensino e serviço. Outro aspecto importante refere-se à diversificação das temáticas, visto que o estudante tem a possibilidade de escolha da área que tem maior afinidade. Contribuições para a enfermagem: A evidenciação de como a pesquisa científica vem sendo implementada na graduação contribui com dados para reflexão sobre a produção do conhecimento na área. Descritores: Ensino; Educação em Enfermagem.