Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 73

Roda de Conversa


73

FEEDBACK EFETIVO ASSOCIADO AO OSCE: RUMO À FORMAÇÃO DE QUALIDADE

Autores:
Marlene Harger Zimmermann (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Rosemari Foggiatto Monteiro Silveira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ; Ricardo Zanetti Gomes (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Diretrizes curriculares nacionais (DCN) relativas à formação do profissional de saúde apontam para métodos que contemplem avaliação de habilidades clínicas. Neste sentido, avaliação clínica objetiva estruturada (OSCE) tem sido utilizada com significativos resultados. OBJETIVO: Promover elaboração do feedback efetivo associado ao OSCE. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Abordagem metodológica foi qualitativa com observação participante. Para tanto, foi realizado curso de formação continuada (FC) em junho de 2016 com 8hs de duração para 6 professores de Enfermagem e 12 de Medicina da UEPG, Ponta Grossa, PR. Foram desenvolvidos aspectos teóricos e práticos do OSCE e feedback efetivo seguindo modelo validado. Elaboradas também quatro estações do OSCE com checklist avaliativo, as quais foram construídas e vivenciadas pelos participantes. O feedback efetivo aconteceu no término das estações. A coleta de dados se deu por gravação de som/imagem, fotos, roda de conversa e ficha avaliativa. RESULTADOS: Participantes consideraram experiência prática como um momento forte de aprendizagem acrescida de rica contribuição da interprofissionalização. CONCLUSÃO: Feedback efetivo acrescido ao OSCE é importante para ensino-aprendizagem do avaliado visando à formação de qualidade por meio de processo reflexivo de sua atuação. FC interprofissional traduziu-se em oportunidade para estreitamento de relações e integração no processo de formação. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Feedback efetivo pode contribuir para o repensar das ações do futuro enfermeiro na atuação profissional. Colocar-se em avaliação com aceitação da devolutiva é certificar-se da temporalidade do conhecimento e da necessidade de FC durante o caminhar na profissão. O trabalho interprofissional no processo ensino-aprendizagem pode trazer benefícios à população atendida pelo entrelaçamento dos diferentes saberes. Salienta-se que estes são dados parciais relativos à pesquisa de doutoramento "Tecnologia educacional no feedback da avaliação de habilidades clínicas: ensino e aprendizagem por simulação", UTFPR, Ponta Grossa, PR. Aprovação Comitê de Ética: 109336/2015.