Comunicação coordenada
55 | AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Autores: Fábio da Costa Carbogim (Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Larissa Bertacchini de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo) ; Katiusse Rezende Alves (Universidade Federal de Viçosa) ; Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz (Universidade Federal de Viçosa) |
Resumo: Introdução: pensamento Crítico (PC) representa um conjunto de habilidades e disposições desejáveis para o raciocínio clínico e tomada de decisão em saúde. Estratégias de ensino eficazes para o desenvolvimento do PC são necessárias no âmbito nacional e internacional, justificando-se a realização de estudos. Objetivo: avaliar uma intervenção educativa sobre Primeiros Socorros (PS) para o desenvolvimento de disposições e habilidades de PC, baseada no Problem Based Learning (PBL) e orientado pelo Modelo de Ensino Ativo para o Pensamento Crítico (MEAPC) em estudantes de graduação em Enfermagem. Metodologia: pesquisa qualitativa sob a perspectiva histórico-cultural, realizada na Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 28 estudantes, sendo 14 no grupo experimento, em que foi ensinado PS, por meio do PBL e orientado pelo MEAPC e 28 no grupo controle, em que foi ensinado o PS, por meio do PBL, sem o MEAPC. A intervenção durou 20 horas. A avaliação foi realizada após a intervenção, através de entrevistas. As falas forma gravadas e transcritas na integra. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição. Resultados: os estudantes, de ambos os grupos, apontaram que um pensador crítico possui como disposições e habilidades, a capacidade de analisar sem preconceitos, entender os pontos de vistas, organizar e avaliar as ações para, em seguida, estabelecer as intervenções. Em relação às metodologias desenvolvidas durante o curso, os participantes relataram que as mesmas ajudaram a organizar o pensamento, analisar, planejar e tomar decisões apropriadas em PS. Conclusão: as percepções dos estudantes de ambos os grupos foram semelhantes em relação às habilidades e disposições de PC. Recomendamos intervenções sobre o PC com maior tempo de intervenção e cursos ou disciplinas específicos sobre PC. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Metodologia. |