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Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 621

Roda de Conversa


621

PRODUÇÃO CIENTIFICA A CERCA DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Lorrayne Félix de Lima (Universidade de Pernambuco) ; Rayssa Santos Botelho (Universidade de Pernambuco) ; Maria Joanna Darc de Melo França (Universidade de Pernambuco) ; Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas (Universidade de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A Educação à Distância (EAD) permite ao aluno e ao professor que o processo de aprendizagem ocorra em qualquer lugar, sem a obrigatoriedade do modelo convencional, o presencial. Com a grande evolução tecnológica o ensino on-line permite uma ampla variedade de informações e oferece diversas formas didáticas para o aprendizado. Facilita a comunicação e atualização do indivíduo, que nos dias de hoje, é extremamente necessário que seja constante para acompanhar a globalização. O Ministério da Educação (MEC) dispõe de políticas que possibilitam instituições interessadas oferecerem cursos à distância e através de credenciamento e avaliações para o cumprimento de todas as normas estabelecidas, é permitido que seja incluído na dinâmica das instituições o modelo em EAD às instituições de ensino e através da Portaria Nº 4.059 do MEC, alterarem os cursos presenciais modificando para até 20% das disciplinas serem em modalidade EAD. Regulamentada pelo Art. 80 da Lei Nº 9.394/96, a modalidade de ensino a distância do Brasil de cursos superiores enfrenta resistência da maioria das Instituições de Ensino Superior, por preconceito ou receio, muitas vezes é encarada como uma forma mais fácil de possuir um diploma e temem que a qualidade da educação ofertada não seja tão boa quanto a do modelo presencial. Objetivo: Verificar a produção cientifica on line da última década sobre o ensino de enfermagem à distância. Metodologia: A revisão integrativa da literatura foi adotada porque permite sumarizar estudos já finalizados acerca da temática abordada. Além disso, a revisão integrativa, quando elaborada de forma crítica, mantém os mesmos padrões de rigor, clareza e replicabilidade das pesquisas primárias que ela reúne e sistematiza, possibilitando, por sua vez, a construção de uma análise criteriosa da produção científica, contribuindo para ampliar discussões sobre métodos e resultados, assim como prover reflexões e apontamentos valiosos para a realização de outras como método de agrupamento dos dados e síntese do conhecimento acerca da temática proposta. A elaboração deste estudo foi conduzida pelas seguintes etapas: estabelecimento do objetivo da revisão integrativa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão de artigos; definição das informações a serem extraídas dos artigos selecionados; análise dos resultados; discussão e apresentação dos resultados e a última etapa constitui-se na apresentação da revisão.1 Na primeira etapa estabeleceu-se o seguinte questionamento para nortear a pesquisa: Qual a caracterização das publicações científicas acerca do ensino a distancia na enfermagem disponibilizado em periódicos online? Diante deste questionamento partiu-se para seleção de estudos, seguindo critérios de inclusão pré-estabelecidos, o que caracterizou a segunda etapa. Assim, para o refinamento das publicações, delimitou-se que cada estudo deveria: estar disponibilizado na íntegra, no idioma português, inglês e espanhol, ter sido publicado no período entre 2005 a 2015, que fosse voltado para a discussão da temática do estudo proposto. Deste modo, excluíram-se monografias, dissertações e teses, nota prévias, editoriais e as repetições presentes nas bases de dados distintas. Para isso, consultou-se a Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), Bibliografia Médica (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizaram-se as seguintes combinações de descritores em Ciências da Saúde (DeCS), com auxílio do operador booleano AND: "enfermagem AND ensino a distancia ?", que resultou em 183 artigos e "enfermagem AND educação a distancia" que mostrou 295 artigos. Após a leitura dos resumos e a análise minuciosa, sessenta e dois se enquadraram nos critérios estabelecidos. Em seguida, obteve-se cópias dos artigos selecionados e realizou-se uma leitura criteriosa de cada estudo na íntegra, visando estruturar as informações relacionadas ao desenvolvimento da revisão, para o alcance dos objetivos propostos. Para a coleta dos dados, os autores consideraram o instrumento proposto por Ursi e a partir dele foi elaborado um quadro sinóptico, no qual, para cada artigo selecionado, foram extraídas as seguintes informações: título do artigo, nome do periódico, ano, país de publicação; base de dados, resumo, idioma; modalidade; objetivos; tipo do estudo; referência. A categorização foi realizada a partir da definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados, utilizando um instrumento para reunir e sintetizar as informações-chave, o que compreendeu a terceira fase. A análise do material desta revisão foi considerada a quarta fase, partindo-se daí para a avaliação critica e elaboração das categorias que se deu através dos achados que foram sumarizados e integrados na discussão deste estudo. Na quinta fase, elencaram-se as informações extraídas dos artigos e foram apresentadas em quadros e gráficos. Depois de identificados os diferentes enfoques, foram instituídas 06 categorias, com a finalidade de agrupar os resultados encontrados em um padrão compreensível. A exposição da síntese do conhecimento compreendeu a sexta fase e foi apresentada por meio de discussão textual das categorias construídas. Resultados: Para fins deste estudo apresentaremos as variáveis idioma, ano de publicação, país de publicação e as categorias temáticas que emergiram. A amostra do estudo foi constituída por sessenta e dois artigos. Destes 77% foram publicados no idioma português. Sobre a base de dados 53% foram publicadas na Lilacs; 23% Medline e 24% Scielo. Do total de estudos 79% foram publicados no Brasil, com relação as categorias temáticas temos as seguintes: 1. Utilização da Educação à distância para promoção de cursos de capacitação, 2. Representando os aspectos importantes da implantação da EAD em enfermagem, 3. Utilizando a EAD em disciplinas da graduação, 4. Ensino à distância na pós-graduação, 5. Aspectos gerais da EAD na enfermagem, 6. Cursos de capacitação e disciplinas em EAD. Dentre as categorias a que mais se destacou foi a primeira concentrando 30,6% dos artigos. O que evidencia que a discussão sobre o ensino a distancia na enfermagem tem sido focada em cursos de capacitação e a justificativa dada pelos estudos é que a utilização da EAD para capacitar possibilita maior número de profissionais com acesso a informações atualizadas sobre um determinado assunto seja no campo da docência, seja no campo da assistência. E assim maior possibilidade de acesso do conhecimento. Conclusão: Espera-se que as questões apresentadas acerca da temática contribuam para a formulação de estratégias eficazes e resolutivas para a melhor aplicabilidade da EAD. Percebe-se que os estudos são incipientes e embora os cursos de graduação estejam inclusos em na política da modalidade em EAD, há a dificuldade da aceitação na área da saúde, mesmo que o uso da internet possibilite inúmeras ações como acessos a materiais atualizados, a facilidade de comunicação e de pesquisa. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é contra essa modalidade de ensino para o curso da graduação, temendo que o nível do aprendizado seja deficiente e não tão eficaz quanto o modelo presencial. Então em 2015 foi lançado o Projeto de Lei 2891, que visa incluir na Lei Nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamenta os cursos de formação em enfermagem, a obrigatoriedade de serem exclusivamente presenciais. Contribuições para enfermagem: É de extrema importância que seja refletido e colocado em análise quais são os principais pontos negativos e positivos da discussão da EAD e em que níveis de ensino ela deve ser empregada bem como as formas de melhor ser trabalhada. Descritores: Enfermagem, educação a distancia