Imprimir Resumo


Anais :: 15º Senaden • ISSN: 2318-6518
Resumo: 599

Roda de Conversa


599

ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONSULTAS DE ENFERMAGEM AO TRABALHADOR: PERSPECTIVAS DA CLÍNICA PSICODINÂMICA DO TRABALHO EM DIFERENTES CONTEXTOS INSTITUCIONAIS

Autores:
Edemilson Pichek dos Santos (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Márcia Cristina Ganzer Senger (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Cíntia Letícia de Negreiros Kerschner (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Elisabete Paris (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT) ; Gímerson Erick Ferreira (Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT)

Resumo:
Introdução: No Brasil, a consulta de enfermagem é atividade privativa do enfermeiro, prática que assume demasiada importância na atenção à saúde do trabalhador, pois contribui para a sistematização das ações de enfermagem do trabalho e em fatores condicionantes da saúde e adoecimento de trabalhadores. A realização de consultas de enfermagem ao trabalhador à luz da Clínica Psicodinâmica do Trabalho, teoria postulada por Christophe Dejours, pode favorecer uma análise clínica da relação entre trabalho e trabalhar, eixo central para compreender como se produzem as subjetividades no contexto de trabalho. Objetivos: Relatar a experiência do desenvolvimento de consultas de enfermagem ao trabalhador à luz da Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Métodos: Foram desenvolvidas 54 consultas, em diferentes contextos institucionais, durante as práticas aplicativas da disciplina Saúde do Trabalhador de uma instituição de ensino superior de Taquara, Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados: Para além da realização de procedimentos de enfermagem, as consultas enfocaram a escuta qualificada, mediante fala das vivências de prazer e sofrimento provenientes das situações laborais do trabalhador, propiciando espaços de fala-escuta, reflexão, e construção de novos significados para as relações e experiências no trabalho. Conclusão: O desenvolvimento da consulta na perspectiva da clínica dejouriana constitui-se intervenção propositiva na medida em que permite acessar as vivências de prazer e sofrimento, os processos de subjetivação e as estratégias defensivas utilizadas pelo trabalhador para lidar com o real do trabalho. Contribuições para a Enfermagem: o ensino-aprendizagem de enfermagem na atenção à saúde do trabalhador, à luz da Clínica Psicodinâmica do Trabalho, favorece o despertar crítico e clínico do acadêmico de enfermagem para a escuta do sofrimento e, consequentemente, para o (re)pensar das práticas educativas e de intervenção de enfermagem no contexto laboral, potencializando habilidades de comunicação em abordagens clínicas e atitudes empáticas na relação com o outro. Descritores: Educação em Enfermagem; Ensino; Saúde do Trabalhador.