Roda de Conversa
590 | Ações pragmáticas da disciplina de Fundamentos Epidemiológicos do curso de enfermagem da Estácio-FMJ no combate ao Aedes Aegypti, Barbalha - CE. | Autores: Cicera Janielly de Matos Cassiano Pinheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Djailson Ricardo Malheiro (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) ; Janaína Farias Rebouças (Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte) |
Resumo: Introdução: Correlacionar teoria e prática dentro da disciplina de Fundamentos Epidemiológicos possibilita grande aprendizagem aos acadêmicos de enfermagem. Possibilitando, também, um olhar mais humano e atento às necessidades da comunidade. Pensando no crescimento profissional desse futuro enfermeiro a ação objetiva: conhecer a problemática causada pelo mosquito Aedes Aegypti; identificar focos na periferia da cidade de Barbalha; atuar com a informação e conscientização da escola profissionalizante em técnicos de enfermagem e promover grande campanha no bairro. A proposta metodológica desenvolvida pelos acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, seguem os seguintes passos: análise e elaboração de um projeto voltado para a comunidade. Coleta de dados em que o bairro Parque Bulandeira é um dos mais notificados diante do Aedes Aegypti. Os estudantes realizaram palestras e oficinas (confecção de armadilha com garrafas pet), fixaram armadilhas em pontos estratégicos dentro da escola por duas semanas e logo comprovaram larvas do mosquito. Fora realizada campanha nas ruas do Parque Bulandeira com todos que compõem a escola profissionalizante. O primeiro passo informar e orientar a população sobre os cuidados, principalmente com o lixo, realizaram vistoria nas residências, distribuíram selos: vermelho com a presença do foco do mosquito, neste caso o morador recebeu armadilhas, amarelo situações de riscos e verde quando as condições para proliferação do mosquito é zero. Os resultados apresentados: excelente integração entre academia e escola de ensino médio, informações e orientações à comunidade. Conclusão: Percebe-se que educação e informação podem contribuir diretamente para minimizar os danos causados pelo Aedes Aegypti e que a academia tem papel fundamental diante da sociedade. As contribuições para o curso de enfermagem dentro da ação realizada foi oportunizar um encontro entre estudantes técnicos e de graduação voltando um olhar para a comunidade e para a qualidade de vida, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Descritores: Epidemiologia; Aedes Aegypti; acadêmicos de enfermagem; comunidade |