Comunicação coordenada
584 | PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO A DISTÂNCIA DA ENFERMAGEM: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | Autores: Camila de Oliveira Santos (FAETEC) ; Gabriela Cristina Oliveira de Miranda (FAETEC) ; Mônica Oliveira da Silva E Souza (FAETEC) ; Selma Almeida de Jesus (FAETEC) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Neste estudo, entende-se por Educação a Distância - EaD, o processo de aprendizagem mediado por tecnologias, em que os tutores e alunos estão separados fisicamente (espaço/tempo), porém podem estar conectados por meio da internet ou outros meios como correio, rádio e televisão dentre outros. Tendo como questão norteadora o que a enfermagem tem utilizado e propondo como modalidade de ensino a distância e: Realizar um levantamento bibliográfico do ensino de enfermagem a distância nos últimos 5 anos. METODOLOGIA: Foi realizada busca bibliográfica, no período de março a abril de 2016, nas bases de dados da SCIELO, BIREME e MEDLINE. Foram encontrados 23 artigos, 10 artigos foram excluídos a partir dos critérios de exclusão estabelecidos. Estes foram: artigos que não estavam disponibilizados na íntegra; com ano de publicação inferior a 2011; nos idiomas português, inglês e espanhol; que se repetiam nas bases de dados; e artigos que não eram condizentes com a temática, não respondendo ao problema. Assim, foram incluídos 13 artigos que foram a base para a análise desse estudo. RESULTADOS: Três categorias foram traçadas, denominadas: O uso da mídia como metodologia no EaD em enfermagem, A vivência do EaD no universo do ensino da enfermagem, e Formas de avaliação no EaD em enfermagem. CONCLUSÃO: Observou-se que a enfermagem tem se apropriado do EaD de diversas formas, e cenários, contribuindo para a difusão de conhecimento, e fortalecimento da profissão. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O estudo contribui em trazer reflexões para os estudantes e profissionais de enfermagem acerca do EaD como novo modelo pedagógico, suas potencialidades, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dessa clientela, favorecendo a autonomia e a busca ativa pelo próprio conhecimento. REFERÊNCIAS: 1.Moran, JM. O que é educação a distância. Rio de Janeiro; 2002. [Acesso em: 26 de abril 2016] Disponível em: . 2.Luckesi, cc. Avaliação da Aprendizagem mais uma vez. Revista ABC Educatio. Ano 6, n. 46, Jul. 2005, p. 36-37. 3.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.[homepage na internet] 2011. [Acesso em: 10 de março de 2016.]Disponível em: http://portal.inep.gov.br/. 4.Almeida, MEB. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 29,n. 2,p. 327-340,Dec. 2003 . Disponível em: Acesso em: 20 de março de 2016. 5.Schall, vt; Modena, cm as novas tecnologias de informação e comunicação em educação em saúde. In: Minayo, m. C. S.; COIMBRA JÚNIOR, C. E. A (org.). Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. P.245-255. DESCRITORES: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Programas de estudo. EIXO 1: Processo de ensino-aprendizagem na formação em Enfermagem ÁREA TEMÁTICA: Modelos de Ensino em Enfermagem |